TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional (Atividade Prática Supervisionada)

Por:   •  13/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.468 Palavras (10 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

[pic 2]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - CEAD

CURSO GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO

                           Epitacio Pessoa De Carvalho Alles Neto RA-2800813125

Ezequias Ferreira Sousa RA-2800697441

     Alesandra Magalhaes Viera RA-2800845792

          Ligia Gonçalves colares RA-2851191788

Francilene Serra Viegas RA-2845232901

 

Desafio Profissional (Atividade Prática Supervisionada) apresentada como requisito para a obtenção de nota das disciplinas de empreendedorismo e comportamento organizacional. 

 

DESAFIO PROFISSIONAL

HILDENÊ MARIA SARAIVA MAIA

SÃO LUIS – MA

16/04/2015

[pic 3]

SUMARIO[pic 4]

Introdução.............................................................................................................. Pag. 03

Pesquisa sobrevivência de pequenas empresas...................................................... Pag. 04

Plano de negocio..................................................................................................... Pag. 07

Análise SWOT........................................................................................................ Pag. 09

Diagnóstico............................................................................................................. Pag. 10

Conclusão............................................................................................................... Pag. 11

Referencias Bibliograficas...................................................................................... Pag. 13

[pic 5]

Introdução

O planejamento é uma tarefa indispensável para uma empresa bem sucedida, os principais objetivos desse planejamento são, minimizar os riscos de perdas, dirigir e organizar a empresa como um todo.

Para que o restaurante Smak tenha uma estrutura solida de crescimento, é necessário realizar um plano de negócios e executa-lo.

A ferramenta que utilizaremos para nos ajudar a identificar pontos positivos e negativos do restaurante Smak, é a analise SWOT, uma ferramenta simples mais que mostra bons resultados na identificação de causas e efeitos e também no apontamento das soluções de problemas em pequenas e medias empresas.

Essa ferramenta busca analisar e identificar situações que possam comprometer o bom andamento e crescimento da empresa, com ela nós podemos observar no ambiente interno (forças e fraquezas) da empresa e no ambiente externo (oportunidades e ameaças).

De maneira geral podemos dizer que as forças e fraqueza que seram analisadas referem-se a posição da empresa e aos fatores internos da mesma, já as oportunidades e ameaças devem ser observadas como as possibilidades de trazer novos ganhos ou evitar perdas no futuro da empresa.

O restaurante Smak tem ainda como objetivo, melhorar o fluxo de clientes aproveitando o grande movimento dos finais de semana, fazendo uma apresentação melhor da sua estrutura física, contratando e melhorando a mão de obra disponível através de treinamentos e demostrando em seu cardápio uma oferta diversificada de pratos brasileiros e manter o diferencial de pratos poloneses.

Aproveitando a excelente localização do restaurante a administração no mesmo quer fazer do restaurante Smak um referencial no pequeno município Vale da Felicidade.

Pesquisa sobre o tempo de sobrevivência de pequenas e medias empresas no Brasil.

Em pesquisa elaborada com o proposito de identificar os motivos pelos quais pequenas e medias empresas no Brasil tem muitas das vezes um ciclo de vida pequeno, a falta de um planejamento adequado com pesquisa de mercado um pequeno capital que na maioria dos casos é disponibilizado para iniciar e manter o negocio além da baixa qualificação dos gestores da empresa, são fatores que influenciam diretamente no fracasso dessas empresas.

As pequenas e médias empresas têm inúmeras dificuldades para se estabelecer nos seus primeiros anos de vida. Sofrem por não conhecer direito o setor, por não saber lidar com clientes ou por não dominar aspectos financeiros básicos para gerir seu caixa. Um grupo de pesquisadores do Insper e do Sebrae São Paulo estudaram quase 2 mil empresas abertas e registradas na Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp) entre os anos de 1999 e 2003, em busca de evidências dos principais motivos que justificam a alta mortalidade das empresas nascentes - e as características comuns das empresas que sobrevivem a este período mais crítico. A seguir, as principais conclusões do estudo.

Um dos fatores que levam à sobrevivência da empresa é o seu tamanho. Quanto maior o tamanho da empresa, menor a probabilidade de fechamento. As empresas maiores estruturam melhor práticas gerenciais. Elas também gozam de maior facilidade para obtenção de linhas de crédito e têm mais flexibilidade para suportar incertezas do ambiente externo.

Empresas que se relacionam com governos têm menor probabilidade de fechar. Uma possível explicação para esse resultado é que, para satisfazer uma série de requisitos legais associados a licitações públicas, a empresa precisa ter uma maior capacidade de organização - o que se reflete na sua habilidade de sobreviver. Além disso, ao ganhar uma licitação, a empresa passa a contar com um fluxo certo de vendas durante o período de contrato. Reduz-se assim a incerteza e a volatilidade das vendas.

O estudo não demonstrou diferenças significativas no fato de o empreendedor ser movido pela necessidade ou pela oportunidade. O setor a que pertence o negócio (indústria, comércio, serviços) e a idade do empreendedor também não apresentaram efeitos significativos na probabilidade de fechamento.

A existência de grandes empresas concorrentes no mercado do empreendedor aparentemente reduz, em vez de aumentar, o risco de fechamento. É possível que as pequenas empresas que tenham grandes concorrentes sejam obrigadas a adotar práticas de gestão mais eficazes ou que elas aproveitem brechas no mercado que não são atendidas ou são ignoradas por companhias maiores. Essa explicação ficou demonstrada com a constatação de um relacionamento positivo entre concorrentes. Eles trocam informações entre si e recebem indicações feitas pelas grandes empresas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.9 Kb)   pdf (237.4 Kb)   docx (200.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com