TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO PRATICA PROFISSIONAL SUPERVISIONADA

Por:   •  13/7/2016  •  Relatório de pesquisa  •  2.581 Palavras (11 Páginas)  •  1.887 Visualizações

Página 1 de 11

INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ

ELISABETE ANDRADE RIBEIRO

RELATÓRIO PRATICA PROFISSIONAL SUPERVISIONADA

Relatório Final da Prática Profissional

Apresentado ao curso de Técnico em Secretaria

Escolar do Programa Profuncionário do Instituto

 Federal do Parana, como requisito parcial  de avaliação.

Fazenda Rio Grande

2016

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO-------------------------------------------------------------------------------------1

PRATICA PROFISSIONAL - ETAPA I 10 HORAS-----------------------------------------2

PRATICA PROFISSIONAL - ETAPA II 70 HORAS----------------------------------------3

PRATICA PROFISSIONAL - ETAPA III 220 HORAS--------------------------------------4

CONSIDERAÇÕES FINAIS----------------------------------------------------------------------5

REFERÊNCIAS--------------------------------------------------------------------------------------6

INTRODUÇÃO

        O presente Relatório é destinado a descrição  da pratica profissional supervisionada do curso Técnico em Secretaria Escolar.Foi realizado na Escola Alcides Mario Pelanda com carga horária de 300 horas . Foi dividido em 3 etapas ,a primeira fase foi de observação com carga horária de 10 horas  onde foi feito um relato descritivo da escola para conhecimento sobre a história, estrutura, funcionamento  e organização.

        A segunda fase de 70 horas  e terceira fase 220 horas  foram de Realização de praticas secretariais, envolvimento com as rotinas  diárias ,atendimentos,aprendizado sobre o sistema utilizado para registros de informações de alunos SERE,como proceder com os livros de registros de classe,etc..

        Também houve oportunidade de diálogo com a gestão e coordenação pedagógica a respeito das normas e funcionamento da escola, as  consultas ao regimento interno e Projeto Pedagógico auxiliaram no entendimento do que era visto nas aulas teóricas do curso a respeito da filosofia e planejamento de uma instituição de ensino .

        

PRATICA PROFISSIONAL I - 10 HORAS

        O primeiro momento foi de Observação da escola onde pude aprender a história da instituição : A escola Municipal Alcides Mário Pelanda - Educação Infantil e Ensino Fundamental, situa- se na Rua Pessegueiro, nº 197 no Bairro Eucaliptos - CEP:83820-449 Fazenda Rio Grande - Paraná foi construida para propiciar aos moradores do Bairro eucaliptos uma escola próxima de suas residências ,diminuir o transporte escolar,pois a maioria das crianças utilizava o ônibus mantido pelo poder público para se deslocar até as Escolas Municipais Arnaldo Busato e 26 de Janeiro onde estudavam.

        O nome da escola foi em homenagem a um morador da comunidade,Alcides Mário pelanda o qual nasceu em domicílio na cidade de Fazenda Rio Grande, no dia 04 de setembro de 1963,Filho de Alcides Getúlio Pelanda e Hortência Claudino Pelanda.A sua trajetória de vida é contada por sua família com muito sentimento,pois amaram Alcides pelo que era, o conheceram pelos seus gestos, reações e movimentos dos olhos.Alcides nasceu com uma lesão cerebral irreversível que o levou a uma vida de silêncio.

        As limitações físicas e neurológicas de Alcides exigiam cuidados especiais por todo seu tempo de vida,recebendo cuidados prestados por todos da familia.Essa organização aproximou mais a familia,pois não admitiam passar pelas outras pessoas ou entidade a responsabilidade por seu ente querido e assim lutaram por ele.

        Passou 36 anos de vida plena no leito falecendo por falência múltipla de órgãos,no dia 04 de outubro de 1999,foi sepultado no cemitério Municipal de Fazenda Rio Grande.

        A Escola Alcides Mário Pelanda iniciou as atividades em fevereiro de 2008 .Atende alunos da Educação Infantil e Ensino fundamental de nove anos atende também alunos na modalidade da Educação Especial disponibilizando recursos e serviços para melhor atendimento.

        Os horários de atendimento são entrada manhã 07h e 30m.saídas as 11h e 30mim, e a tarde entrada as 13h saída as 17h.Pela manhã os pais deixam seus filhos na entrada ,onde todo o dia fica uma funcionária para recebê-los.Ao bater o sinal às professoras se dirigem até os alunos e organizam filas.

        Como são muitos alunos os recreios foram organizados em quatro momentos : 1º educação infantil,2º ,3º, 4º divididos em 4 turmas de ensino fundamental por vez.Cada turma sai acompanhada da professora e se dirigem ao refeitório onde fazem seu lanche.Durante o recreio são realizadas brincadeiras dirigidas com cordas,bolas de futebol.e basquete,onde as crianças são auxiliadas pelas funcionárias serviços gerais e pelas estagiárias,sendo o recreio entendido como efetivas horas de trabalho escolar de acordo com a Legislação Parecer CEB nº 05/97.

        Na saída os portões são abertos às dezesseis horas e cinquenta minutos para a entrada dos pais que aguardam a saída de seus filhos.Os alunos cujos pais não estão aguardando na saída ficam com a direção até a chegada dos responsáveis.

        A escola segue criteriosamente a LDB 9394/96 Em seu artigo 9394/96, em seu artigo 24, parágrafo 1º,sendo 200 dias letivos ,800 horas-aulas durante o ano.Assim como a Proposta Curricular Municipal de Fazenda Rio Grande 2008, a escola acredita numa"concepção de gestão escolar que inverta a lógica autoritária e burocratizada e fortaleça a participação,o diálogo,a democratização.A gestão democrática se constitui como atitude e método a atitude é importante,mas não é a única,pois cabe garantir métodos democráticos afetivos para que se exerça a democracia.Ela também é um aprendizado ,demanda tempo,atenção e trabalho.

        A escola busca a integração com a familia que ocorre através de sugestões,reuniões com pais,festas,e outros eventos ,é o caminho pela qual a escola busca avanços e mudanças reconhecendo a importância pessoal e social dos alunos ,suas familias e comunidade escolar.

        Com a disposição de mesas e armários encontrados na Secretaria, nota-se que facilmente tem-se acesso a qualquer informação que seja necessária.

        A estrutura física da escola é grande,e está assim constituída,vinte salas de aula que são ocupadas pelos alunos nos turnos manhã e tarde.Possui 6 banheiros ,sendo 3 masculino e 3 feminino, dois adaptados para cadeirantes.A escola possui um parquinho onde brincam alunos da educação infantil temos a quadra poliesportiva onde são feitas aulas de educação física e tambem atende projetos do CRAS.Num dos corredores funciona a secretaria  ,nesse corredor ainda tem dois banheiros que são utlizados pelos professores e funcionários,sendo um masculino e feminino,a sala de planejamento é o espaço onde os professore fazem seus planejamentos junto com as pedagogas.Nesse mesmo corredor ainda funciona a sala da direção depósito de materiais pedagógicos ,e a sala de leitura onde os alunos utilizam para fazer leituras e pesquisas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.7 Kb)   pdf (122.8 Kb)   docx (17.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com