TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa e Extensão em Computação

Por:   •  28/4/2021  •  Resenha  •  455 Palavras (2 Páginas)  •  102 Visualizações

Página 1 de 2

Ensino, pesquisa e extensão em computação

-Ensino

São as atividades voltadas ao aprendizado dos alunos, como as horas destinadas às aulas em sala, laboratórios, atividades de monitoria, entre outras. 

Na área da computação, existem 3 cursos que são ensinados na UFS, Sistemas de Informação, Ciências de computação e Engenharia de Computação

-Pesquisa

        Qual o objetivo das pesquisas?

As atividades de pesquisa têm o objetivo de levar à implementação de produtos ou processos novos ou melhorados do ponto de vista tecnológico, seja gerando novas ideias ou resolvendo problemas. Assim fazendo avançar o conhecimento científico na área.

        Quando já é possível começar a fazer uma pesquisa?

Já é possível na graduação, e costuma acontecer por meios de programas de iniciação cientifica como o PIBIC e o PIBITI. Esses programas, eles tem o objetivo de “iniciar” alunos da graduação na vida “científica”. Nisso, os estudantes podem ter a experiência de serem inseridos em determinado assunto científico ao qual tenha interesse.

        O que é PIBIC e PIBITI?

O PIBIC é o programa institucional de bolsas de iniciação cientifica, e o PIBITI é o programa institucional de bolsas em desenvolvimento tecnológico e inovação.

        Qual a diferença entre eles?

A diferença tá no conteúdo do projeto de pesquisa. No PIBIC o objetivo é gerar conhecimento novo a partir de descobertas, no PIBITI o objetivo é utilizar desse conhecimento prévio de pesquisa para desenvolver, criar ou inventar um produto, processo ou serviço novo (ou melhorado) para o mercado.

-Extensão

        O que é um projeto de extensão na UFS?

Os projetos de extensão são aqueles que ampliam a atuação da universidade para além da sala de aula. O grande ponto dos projetos de extensão é retribuir a sociedade a oportunidade do aprendizado, desenvolvendo boas práticas e praticando as matérias aprendidas de uma forma bastante interativa.

        Como ele ajuda na formação do estudante?

É fundamental contar com um bom currículo para conseguir um estágio ou emprego, e a participação em projetos de extensão garante mais destaque ao aluno. Além disso, a possibilidade de conhecer outras realidades também é um ponto importante. O contato com diferentes setores da sociedade é bastante valioso e significa o aprendizado de princípios que vão além das matérias ensinadas na faculdade.

        

        Quais são alguns exemplos de programas de extensão na computação?

Seria por exemplo, programas de inclusão digital para pessoas que tem mais dificuldade a acessar as tecnologias como a população mais carente. Ou cursos de programação para novos alunos da universidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (28 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com