TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa e apresentação de seminário sobre materiais de fabricação mecânica

Por:   •  22/9/2020  •  Trabalho acadêmico  •  576 Palavras (3 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 3

 

TRABALHO 1 – Pesquisa e apresentação de seminário sobre materiais de fabricação mecânica

Tópicos: 

  1. Composição;
  2. Propriedades físicas, térmicas, elétricas e mecânicas;
  3. Informações de mercado (oferta e demanda);
  4. Benefícios ao utilizar na indústria de transformação e de serviços;
  5. Principais aplicações; e
  6. Atualidades.

 

Entrega do trabalho 1: Seminário de 40 minutos (ppt e/ou Prezi e/ou vídeo, etc); e Relatório.

 

GRUPO 5 (Caíque, Klinsmann, Adolfo, Adriel e Erilio):

  1. Materiais semicondutores. Materiais para células solares. Tecnologias de fabricação dos materiais semicondutores.

Materiais semicondutores

Semicondutor intrínseco é aquele encontrado na natureza na sua forma mais pura, ou seja a concentração de portadores de carga positiva é igual à concentração de portadores de carga negativa.

Semicondutores extrínsecos ou dopados são semicondutores intrínsecos onde introduzimos uma impureza para controlarmos as características elétricas do semicondutor.

No caso do silício, como material semicondutor estas impurezas são elementos da coluna III (trivalentes) ou da coluna V (pentavalente) da tabela periódica.

Informações mercado

        A constante substituição e incremento de aparelhos com maior intensidade tecnológica e aplicabilidades torna a difusão dos aparelhos tecnológicos cada vez mais rápida e irresistível. A crescente participação de  um tipo especial de componentes(os semicondutores) é nítida devido a sua rápida velocidade de processamento e grande capacidade de armazenamento. Em 1965 o então presidente da Intel (Gordon Moore) criou o que ficou conhecido como Lei de Moore, que dizia que a cada 18 ( dezoito) meses a capacidade dos semicondutores seria dobrada e a previsão se concretizou. A partir disso a necessidade de adquirir equipamentos eletrônicos nos diversos equipamentos cresceu substancialmente assim como a importância dos materiais semicondutores e o seu mercado consequentemente. Além das indústrias de informática e telecomunicações a de automóveis e de agropecuária mesmo apresentando características totalmente distintas fazem uso em larga escala de componentes eletrônicos incorporando-os seja nos produtos ou no processo produtivo devido a alta versatilidade do uso desses componentes.

Dessa forma o mercado global de semicondutores esteve em expansão contínua e acelerada estabilizando-se nos últimos anos muito embora ainda apresente aumento de receita. Segundo Gartner Inc., líder mundial em pesquisas sobre tecnologia, em 2016 as receitas aumentaram em 1,5% em relação ao ano anterior O faturamento total do segmento ficou em US$ 339,7 bilhões no ano. Em relação às maiores empresas do segmento a Intel é a líder e representa durante 25 (vinte e cinco) anos o maior faturamento, responsável por 15,9% do mercado, seguida da sul-coreana Samsung que representa 11,9% do mercado. O terceiro lugar é da Qualcomm com 4,5% do mercado.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (54.7 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com