TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa e prática profissional -materiais didá

Por:   •  18/10/2015  •  Relatório de pesquisa  •  4.097 Palavras (17 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 17

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER[pic 1][pic 2]

ANA LEITE DA SILVA – RU - 735134

CRISTIANY DO SOCORRO DA SILVA PINHEIRO – RU - 768599

PESQUISA E PRÁTICA PROFISSIONAL – MATERIAIS DIDÁTICOS

PARAGOMINAS

2012[pic 3][pic 4]

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER[pic 5][pic 6]

ANA LEITE DA SILVA – RU – 735134

CRISTIANY DO SOCORRO DA SILVA PINHEIRO – RU - 768599

PESQUISA E PRÁTICA PROFISSIONAL – MATERIAIS DIDÁTICOS

                                                                          Relatório de Pesquisa e Prática

                                                                          Profissional – Materiais Didáticos

                                                                          Apresentando à UTA – Educação

                                                                          Ciência e Tecnologia, no curso de

                                                                          Pedagogia a Distância do Centro

                                                                          Universitário Internacional UNINTER.

                                                                          Tutor Local: João Luiz Brito

                                                                          Centro Associado: Curitiba

        

Paragominas

2012

SUMÁRIO [pic 7][pic 8]

1 – INTRODUÇÃO_______________________________________________4

2 – DESENVOLVIMENTO_________________________________________5

3 – CONSIDERAÇÕES FINAIS____________________________________13

REFERENCIAS________________________________________________14

INTRODUÇÃO

        O tema tratado no desenvolvimento do presente portfólio é a Educação, Ciência e Tecnologia, assunto importante, pois é o exigido na Educação de hoje e futura.

        Esse portfólio é o resultado da realização das atividades aplicadas contidas nos livros relacionados nas referencias do trabalho em questão. Para realizar as atividades fizemos várias entrevistas, observações e pesquisas para chegar a compreensão melhor dasdisciplinas.

        Quanto aos assuntos abordados, falamos sobre os três tipos de leitores, tivemos a oportunidade de entrevistar os profissionais da Educação sobre a importância da realidade virtual e da aprendizagem digital na formação dos alunos de hoje, e como essa realidade influencia na pratica do ensino aprendizagem desses profissionais, porque os professores na maioria das vezes não estão inseridos adequadamente no mundo digital.Mencionados também a importância da avaliação na aprendizagem, fundamentamos ainda em nosso portfólio a Educação a Distancia (EAD), seus princípios educacionais e sua qualidade, as tecnologias, as mediações, diferentes meios, diferentes linguagens e comunicação.

        Vimos que a avaliação deve ser transformadora, participativa, diagnóstica e investigativa. Deve avaliar como o aluno atingiu o conhecimento, por quais caminhos percorreram e ao mesmo tempo avaliar as possibilidades de avanço e as necessidades, apresentamos os benefícios do uso da tecnologia nos espaços escolares, as flexibilidades da Educação a Distancia por diversos meios da tecnologia e mídias, enfim, vários assuntos que só somaram para nosso conhecimento profissional.  

        Organizamos esse trabalho, motivados pela necessidade de compreender melhor os fatores que norteiam a Avaliação Escolar, Ciência, Tecnologia e Educação e Fundamentos da Educação a Distância.

DESENVOLVIMENTO

Considerando o ciberespaço, ou seja, o mundo da tecnologia dos computadores que invadiu o universo do ensino, dentro deste universo virtual, aliado ao aspecto tradicional da leitura segundo Santaella existem três tipos de leitores: o leitor Contemplativo, Movente e o Imersivo. Os alunos entrevistados do ensino fundamental em sua maioria se identificaram com os três tipos de leitores, enquanto que os do ensino médio mais de 50% se identificaram com o leitor Imersivo, no qual descreveremos a seguir cada um deles.

O leitor contemplativo, meditativo da era pré-industrial, o leitor da era do livro e da imagem expositiva, trata-se de um leitor que tem diante de si objetos palpáveis: livros, pinturas, gravuras, mapas, partituras. Embora a leitura da escrita de um livro seja, de fato, sequêncial, a solidez do objeto livro permite idas e vindas, retornos, re-significações. Um livro, um quadro exige do leitor a lentidão de uma dedicação em que o tempo não conta, o leitor contemplativo é um leitor que realiza uma leitura individual, solitária e linear.

O leitor movente surge após Revolução Industrial e vai até o final do séc. XX. É o leitor do mundo em movimento, dinâmico, mundo híbrido. Foi aquele que viu as locomotivas trazendo esperanças em formato de produtos produzidos em grande escala, que ganharam horários rígidos nas fábricas e que tudo isso, junto com o cinema, a luz elétrica, o telégrafo, depois os jornais, revistas e tudo que poderia cercar as pessoas com informações.

Indivíduo que se originou no fim do século XXI, com um novo modo de leitura, que surgiu com a invenção da internet. Leitor que navega, por um universo onde tudo depende da sua própria iniciativa, para descobrir caminhos ainda pouco conhecidos, dentro de um espaço que simula a realidade, chamado de ciberespaço, é o leitor imersivo ou virtual, ele interage com outros tipos de leitores, fazendo leituras não lineares, que permitem maiores possibilidades de adquirir conhecimentos múltiplos, navegando na internet e descobrindo através da tela do computador uma linguagem hipermidiática, linguagem esta, que o próprio leitor constrói com outros indivíduos conectados a este mundo do imaginário humano, o ciberespaço.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.4 Kb)   pdf (151 Kb)   docx (23.6 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com