TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Piratas Do Vale Do Silício- Resumo Do Filme

Artigos Científicos: Piratas Do Vale Do Silício- Resumo Do Filme. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/9/2014  •  881 Palavras (4 Páginas)  •  607 Visualizações

Página 1 de 4

RESENHA DO FILME “PIRATAS DO VALE DO SILÍCIO”

O filme “Piratas do Vale do Silício”, lançado em 1999, conta a história de dois homens que revolucionaram a informática mundial. Dois dos homens mais importantes, influentes e ricos do mundo.

Na época, década de 70, existia um projeto de computador chamado mainframe. O computador, muito diferente do que conhecemos hoje, era enorme e muito complicado de usar. Em 1974, uma empresa lança um computador chamado “Altair”, mas ele não possuía uma linguagem. Foi assim que Bill Gates e seu parceiro Paul Allen inventaram um sistema operacional para ele, que ficaria conhecido como “Basic”. Foi então que Gates e Allen criaram a empresa Windows.

Um ano depois, em 1975, Steve Jobs e Steve Wozniak, ambos estudantes universitários, criaram o seu primeiro computador, chamado Apple. O computador, e mais tarde a empresa Apple, foram criados literalmente em uma garagem. Foi com muito esforço que eles conseguiram desenvolver um bom produto. No ano seguinte, foi feita uma feira de informática para o lançamento do novo computador da Apple, o Apple ll. Nessa feira, Steve Jobs, já famoso, esnobou Bill Gates, que nessa época era desconhecido. Foi assim que Gates decidiu ser contra a Apple e uma batalha entre as duas grandes empresas começou.

As grandes empresas como Xerox e IBM não acreditavam no futuro dos computadores, na popularização deles e, na época, não investiram neles. Porém, mais tarde, decidiram correr atrás do tempo perdido e começaram a tentar produzir computadores melhores que o da Apple. Em 1980, a IBM, decidida a superar a Apple, firmou uma parceria com o Windows. A IBM criou o hardware do computador, mas precisava de um sistema operacional que fizesse com que os programas funcionassem que foi conseguido com essa parceria. O problema é que Bill Gates não tinha esse sistema. Foi aí que ele fez uma das melhores jogadas de toda a sua carreira. Comprou por míseros 50 mil dólares os direitos de um sistema operacional quase pronto, faltando apenas algumas modificações e vendeu por milhões para a IBM, que lançou o IBM PC, em 1981.

Algum tempo depois, num centro de pesquisa, engenheiros criam a interface gráfica e um novo instrumento para o computador, o mouse, e apresentam para a empresa Xero. A empresa não investe na ideia e entrega toda essa tecnologia para a Apple, que em 1984 cria o seu novo computador, o Macintosh, com todas essas novas tecnologias. Nessa época, Steve Jobs trata muito mal seus funcionários, e esse é o motivo pelo qual seu parceiro Wozniak desfaz sua parceria e mais tarde ele é demitido da sua própria empresa. Esse fato chama muita atenção no filme, pois percebemos o quanto é importante um líder ser carismático em uma organização. Se Jobs fosse um líder mais carismático e educado, seus funcionários poderiam ter trabalhado com mais motivação e a história da Apple e do Windows não seria a mesma.

Bill Gates, observando os avanços da Apple, decide criar uma maneira de desenvolver também a interface gráfica nos seus computadores. Então ele se alia a Apple e rouba toda a tecnologia da empresa. Em 1985, Gates lança um sistema operacional com interface Windows, que foi considerado um plágio do Macintosh. Assim, nessa grande jogada, ele desbanca a Apple e se torna um dos homens mais ricos do mundo.

A partir do filme, podemos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com