TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento no campo da logística e gestão estratégica

Tese: Planejamento no campo da logística e gestão estratégica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/5/2014  •  Tese  •  1.693 Palavras (7 Páginas)  •  349 Visualizações

Página 1 de 7

Planejamento em Logística e Gestão Estratégica

Consultoria em Direito Empresarial w.logisticadinamica.com.br

Gestão de Armazenagem – Sistemas de Armazenagem Professor José Elias de Jesus titulo

Esta Apostila tem como objetivo servir de base didático/pedagógica para os estudos introdutórios ao conhecimento acerca da Gestão de Armazenagem, parte integrante Gestão da logística na Cadeia de Suprimentos, onde apresentamos os principais tópicos a serem abordados.

O conteúdo será analisado em forma de conhecimento teórico e prático, com utilização de modelagem matemática, objetivando transmitir ao educando informações que o auxilie na compreensão correta dos temas apresentados.

Vale salientar que este conteúdo, por si só, não esgota todo o conhecimento ideal, e desejável, referente às nuanças acerca da Gestão da Armazenagem, importante, e indispensável, atividade na Gestão Logística da Cadeia Portuária.

Reiteramos que caberá ao Profissional de Gestão Portuária a busca constante pelo aperfeiçoamento, aprimoramento e/ou aprofundamento do seu conhecimento específico para o uso inteligente desta importante, e cada vez mais indispensável, Ferramenta de Trabalho.

Deixamos aqui registrado que os créditos deste compêndio apostilado compartilhamos com os autores, e seus importantes trabalhos, elencados nas Referências, as quais tomamos sempre como base de aprofundamento dos nossos intermináveis estudos. Por conta disto, sugerimos a leitura, e análise, dessas primorosas obras de conhecimento e aplicação.

José Elias de Jesus

Master in Business Administration em Gestão Estratégica Portuária

Especialista em Gestão Estratégica de Negócios joseelias@logisticadinamica.com.br w.logisticadinamica.com.br

Técnico em Gestão Portuária

Professor: José Elias de Jesus w.joseelias.adm.br

Técnico em Gestão PortuáriaTécnico em Gestão Portuária

Gestão de Armazenagem – Sistemas de Armazenagem (Professor José Elias de Jesus)

Para Guerra (2003), a armazenagem está entre os tópicos mais importantes do Sistema Logístico. Um sistema de armazenagem bem aplicado pode solucionar, e evitar, diversos problemas que influenciam, diretamente, não somente o processo produtivo mas, principalmente, o de distribuição dos produtos.

Um Sistema de Armazenagem bem estruturado e implementado possibilita a otimização de espaços, diminuindo sensivelmente o custo do produto para o consumidor final e, conseqüentemente, aumentando a competitividade no mercado.

Nesta fase do Processo Empresarial Evolutivo as empresas estão muito niveladas em relação ao aspecto tecnológico, sendo a logística de armazenagem um dos principais diferenciais para a sobrevivência empresarial, com sua manutenção no mercado, e possibilitando seu crescimento ou, até, avanços em novos mercados. Uma Gestão de Armazenagem eficiente pode representar o diferencial de uma empresa neste acirrado mundo da competitividade.

Logística Dinâmica

Planejamento em Logística e Gestão Estratégica

Consultoria em Direito Empresarial w.logisticadinamica.com.br

Gestão de Armazenagem – Sistemas de Armazenagem Professor José Elias de Jesus

1.SISTEMAS DE ARMAZENAGEM

Geralmente confeccionados em aço, os Sistemas de Armazenagem são estruturas para o acondicionamento de matéria-prima, produtos semi-acabados ou de produtos acabados, por meio manual ou por equipamentos de movimentação.

Nos Sistemas antigos, o conceito de ocupação física se concentrava mais na área do que na altura. Em geral, o espaço destinado à armazenagem era sempre relegado ao local menos adequado. Com o passar do tempo, o mau aproveitamento do espaço tornou-se um comportamento antieconômico, aumentando os custos logísticos.

Racionalizar a altura ocupada foi a solução encontrada para reduzir o espaço e guardar maior quantidade de material. O conceito de “verticalização de cargas” tem como objetivo o máximo aproveitamento dos espaços verticais, contribuindo para o descongestionamento das áreas de movimentação e redução dos custos unitários de estocagem.

Os fatores básicos que determinam a necessidade de armazenagem são:

Necessidade de compensação de diferentes capacidades das fases de produção;

Garantia da continuidade da produção;

Redução dos custos de mão-de-obra;

Redução das perdas de materiais por avarias;

Melhoria na organização e controle de armazenagem;

Melhoria nas condições de segurança de operação do depósito.

Os sistemas de armazenagem podem ser classificados, quanto à movimentação interna da carga, como: estático e dinâmico.

Técnico em Gestão Portuária

Professor: José Elias de Jesus w.joseelias.adm.br

Técnico em Gestão PortuáriaTécnico em Gestão Portuária

Gestão de Armazenagem – Sistemas de Armazenagem (Professor José Elias de Jesus)

1.1.Sistema Estático

São sistemas de armazenagem nos quais os produtos estocados não sofrem movimentos internos, após serem colocados manualmente, ou através de equipamentos de movimentação, nas estruturas de armazenagem, tais como:

Porta-pallets convencional; drive-in;

drive-thru;

cantillever;

estanterias leves.

1.2. Sistema Dinâmico

São os sistemas de armazenagem nos quais os produtos estocados sofrem algum tipo de movimento interno, após serem colocados manualmente, ou através de equipamentos de movimentação, nas estruturas de armazenagem, tais como:

Porta-pallets dinâmico Porta-pallets push-back; e

Flow-rack.

Logística Dinâmica

Planejamento em Logística

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com