TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano De Marketing

Monografias: Plano De Marketing. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/5/2013  •  1.335 Palavras (6 Páginas)  •  437 Visualizações

Página 1 de 6

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL

Campus Uruguaiana

Faculdade de Administração, Contabilidade e Informática

Curso de Administração

(TÍTULO DO PROJETO)

Acadêmico:

Orientador:

Uruguaiana

Junho de 2007

(TÍTULO DO PROJETO)

(NOME DO ALUNO)

Projeto de Pesquisa do Curso de Administração da Faculdade de Administração, Contabilidade e Informática, da PUCRS Uruguaiana.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 JUSTIFICATIVA ?

3 OBJETIVOS ?

4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA ?

5 METODOLOGIA ?

6 CRONOGRAMA ?

7 RESULTADOS ESPERADOS ?

10 REFERÊNCIAS INICIAIS ?

1 INTRODUÇÃO

O Projeto de Pesquisa é um roteiro para a elaboração de pesquisa em uma determinada área, que possibilita a produção do conhecimento e sua sistematização sobre o tema específico a ser abordando. O tema abordado constitui-se no objeto de estudo da pesquisa. A indicação do tema da pesquisa é o primeiro passo da elaboração do projeto.

Nesse item, o tema deve ser exposto de forma clara, apenas indicando o objeto a ser estudado. Ressalta-se que a escolha do tema deve ser sempre permeada por vários fatores que auxiliarão no desenvolvimento da proposta da pesquisa, dos quais se destacam:

- Vontade pessoal em desenvolver a pesquisa;

- Possibilidades de execução;

- Inovação / ineditismo;

- Estar de acordo com a área de concentração do curso.

Para a escolha do tema, entretanto, indica-se que o acadêmico deva ter o cuidado em escolher algo que não está por ser resolvido. O tema analisado quando estiver “frio”, ou seja, quando não estarão mais implicados fatores emocionais do próprio autor, será proveitosamente discutido, havendo um certo distanciamento, evitando que o mesmo envolva sua carga afetiva pessoal na resposta aos problemas suscitados durante a pesquisa.

Para realizar o trabalho de investigação científica o pesquisador deverá definir e explicitar o tema ou objeto de análise de forma clara e direta. A delimitação do foco da pesquisa implica em situar o tema espacial (delimitação geográfica) e temporalmente (período proposto para a pesquisa), de acordo com o contexto geral da sua área de trabalho, assim como deve apresentar, já nesse momento, uma indicação do problema que será discutido acerca do tema.

Deve-se ter consciência que esta delimitação será a base para tornar a pesquisa efetivamente viável. Assim, quanto mais circunscrita for a delimitação, apontando para um rumo precisamente delineado, maior a possibilidade da pesquisa desenvolver algo realmente novo, que interesse o leitor já à primeira vista.

2 JUSTIFICATIVA

Justificar consiste descrever e argumentar sobre as razões e motivações da escolha do tema em questão, apresentando, de forma clara e objetiva, a relevância teórica ou prática da pesquisa. Na justificativa tem de ficar claro por que a pesquisa é importante.

No caso de pesquisa de natureza científica ou acadêmica, a justificativa deve indicar, ainda:

• A relevância social do problema a ser investigado;

• As contribuições que a pesquisa pode trazer, no sentido de proporcionar respostas aos problemas propostos ou ampliar as formulações teóricas a esse respeito;

• O estágio de desenvolvimento dos conhecimentos referentes ao tema;

• A possibilidade de sugerir modificações no âmbito da realidade proposta pelo tema.

Podem estar envolvidos na Justificativa as possibilidades que o projeto tem para ser desenvolvido levando-se em consideração a sua própria carga de experiências e níveis formativos, que auxiliem demonstrar que você é o pesquisador ideal para desenvolvê-la.

Como a Justificativa nada mais é que “convencer o outro”, é importante o pesquisador colocar-se na posição de alguém alheio à pesquisa para analisar os motivos pelos quais seria levado a ler tal estudo. Assim, é importante realizar também conexões do seu tema a outras pesquisas, bibliografias, descobertas recentes, em função de que a importância do tema a ser trabalho, cresce á medida que consigamos ligá-lo ao mundo externo.

3 OBJETIVOS

A apresentação dos objetivos varia em função da natureza do projeto. Nos objetivos da pesquisa cabe identificar claramente o problema e apresentar sua delimitação. Apresentam-se os objetivos de forma geral e específica.

O objetivo geral define o que o pesquisador pretende atingir com sua investigação.

Os objetivos específicos definem etapas do trabalho a serem realizadas para que se alcance o objetivo geral. Podem ser: exploratórios, descritivos e explicativos. Assim, deve-se sempre utilizar verbos no infinitivo para iniciar os objetivos:

• Exploratórios (conhecer, identificar, levantar, descobrir)

• Descritivos (caracterizar, descrever, traçar, determinar)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com