TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plataforma de Comercialização de Produtos Passíveis de Reaproveitamento em Obras Civis

Por:   •  13/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.642 Palavras (15 Páginas)  •  134 Visualizações

Página 1 de 15

pré-projeto de conclusão de curso

INSTITUTO POLITÉCNICO – Centro Universitário UNA

plataforma DE COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS PASSÍVEIS DE REUTILIZAÇÃO EM OBRAS CIVIS

ENGENHARIA CIVIL

Lucas Paulo Soares

Prof. Orientador: André Cavalcanti

Prof. Avaliador: Breno Aredes

Resumo

Diversas são as iniciativas para tornar mais sustentável o segmento da Construção Civil, pois esse é atualmente um dos setores que mais agride o meio ambiente, devido aos altos índices de descarte de resíduos sólidos.

Por conta disso, este artigo propõe a criação de um “Plataforma de Comercialização de Produto” por meio de uma Startup, com o objetivo de fomentar o reaproveitamento de materiais, reduzindo os custos de aquisição dos mesmos e consequentemente os índices de descarte de materiais.

Para verificar a viabilidade de criação dessa Plataforma, será realizado ao longo desse trabalho um estudo comparativo em dois empreendimentos na cidade de Belo Horizonte. Será realizado um orçamento dos preços de aquisição de 3 materiais (madeira, carpete e vidro temperado) em 3 frentes distintas do mercado (atacado, varejo e “plataforma de comercialização”), com a intenção de, ao final,  comparar os resultados encontrados, afim de comprovar uma variação percentual dos custos de compra dos materiais.

Palavra chave: Construção civil, startup, plataforma, comercialização, sustentabilidade;

  1. Introdução

A construção civil é hoje no Brasil, um setor com grande relevância economia, dado a os reflexos diretos e indiretos desse em relação ao PIB (Produto Interno Bruto). Com grande capacidade de absorção de mão de obra e consumo de matérias na maioria das vezes provenientes da indústria nacional, o setor é uma grande alavanca sócio-financeira para o país. Segundo DIEESE (2012), atualmente a Construção Civil é responsável diretamente por mais de 6% do PIB (Produto Interno Bruto), e empregava de forma direta, até o final de 2012, 3,415 milhões de trabalhadores no país.

Entretanto alguns métodos construtivos utilizados no Brasil apresentam altos índices de desperdícios, podendo ser citado principalmente Concreto Armado e Alvenaria de Vedação. Os materiais removidos durante reformas, demolições e novas edificações são descartados de maneira inapropriada. Segundo a PNSB (Pesquisa Nacional de Saneamento Básico) (IBGE, 2010), cerca de 100 milhões de toneladas de resíduos da construção civil são gerados anualmente.

Algumas iniciativas públicas e privadas já foram adotadas, como: a criação da PNRS (Política Nacional dos Resíduos Sólidos), sancionada em 2010, em vigor deste 2014, que classifica, regulamenta e institui quanto a manipulação de resíduos sólidos na Construção Civil; Incentivos governamentais, como o PL (Projeto de Lei) 169/2008 proposta pelo Senado Federal, que visa a  redução de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para empresas cooperativas e associações que trabalham com a reciclagem e direcionamento adequado desse tipo de material; Criação de Normas Técnicas para a reciclagem e direcionamento de resíduos sólidos na Construção Civil ABNT NBR 15112 (2002), ABNT NBR 15113 (2004), ABNT NBR 15114 (2004), ABNT NBR 15115 (2004), ABNT NBR 15116 (2004). No entanto nenhuma das medidas adotadas foi capaz de solucionar o problema.

Esse trabalho visa a criação de uma Startup que desenvolverá uma plataforma que incentiva a utilização e comercialização de produtos passíveis de reaproveitamento, a fim de tornar mais sustentável o setor da Construção Civil, por meio da redução do volume de material descartado e os benefícios diretos e indiretos caracterizados por essa ação.

A inspiração ao tema desse trabalho foi um casal de artistas (Bruno Lobo e Fabi Senra), no ano de 2015, os mesmos possuem dois empreendimentos: Casa Avivah e Quintal Criativo, ambos localizados na residência deles. Esses dois empreendimentos foram preferencialmente construídos e decorados utilizando materiais oriundos do descarte, através de um relato físico realizado por eles, confessaram que muitas das vezes pegaram alguns dos materiais em caçambas durante a noite.

Através desse contato, surgiu a idéia de que muitos materiais são descartados, mas ainda podem ser reutilizados e com eles, grandes projetos podem ser desenvolvidos. Talvez as pessoas não estejam aproveitando esses materiais, por não terem conhecimento de como empregá-los, ou por terem dificuldade em encontrá-los.

Sendo assim, como forma de atender a essa demanda, a criação de uma plataforma se faz necessária tendo-se em vista o impacto gerado pelo setor da construção civil através do descarte de resíduos sólidos, por meio dos grandes volumes de materiais descartados de maneira inapropriada, além dos impactos indiretos causados pela indústria, que mediante a sobrecarga consome uma quantidade maior de matéria prima e eleva os índices de emissão de CO2.

Para demonstrar a eficiência da Startup e sua plataforma, será desenvolvido ao longo desse trabalho, um estudo de caso em dois empreendimentos, confrontando dados referentes ao gasto com madeira para revestimento, vidro temperado para vedação e carpete têxtil. A comparação acontecerá entre os custos de aquisição desses materiais

    Desta forma pretende-se comprovar a funcionalidade de uma plataforma de comercialização de produtos oriundos do descarte para Obras Civis, com o objetivo de minimizar os impactos ambientais e econômicos causados pelo alto índice de desperdícios do setor, tornando-o, mais sustentável.

  1. Referencial Teórico

A preocupação com resíduos de maneira geral é relativamente recente no Brasil, diferente de países como os EUA onde no final da década de 1960 já existia uma política para controle de resíduos, chamada de Resource Conservation and Recovering Act 1(RCRA). Apesar de algum avanço na reciclagem de resíduos domiciliares, obrigatoriedade de recolhimento de pneus e baterias, estamos certamente ainda longe de políticas mais abrangentes, de compra preferencial de produtos ambientalmente saudáveis. (JOHN, 2005)

No entulho gerado na construção civil, estão compreendidos materiais de várias espécies, tais como: concreto, areia, pedra, metais, madeira, tijolo, gesso, telhas, cerâmicas, carpetes, metais, papéis, plásticos, entre outros. Sendo que muitos destes podem ser reaproveitados em outras edificações de acordo com sua função normal, ou sofrendo algum tipo de modificação ou intervenção.

A ocorrência dos Resíduos da Construção Civil (RCC) no meio urbano os definem como resíduos sólidos urbanos, e sua constituição pode ser variável em função de sua origem. Tais resíduos podem ser originados basicamente de três formas: de novas construções, de reformas e demolições.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.3 Kb)   pdf (236.5 Kb)   docx (78.6 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com