TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pluviômetro

Por:   •  16/11/2016  •  Ensaio  •  419 Palavras (2 Páginas)  •  455 Visualizações

Página 1 de 2

FACULDADE DE ENGENHARIA

Curso de Engenharia Civil

Atividade: Relatório Pluviômetro

Belo Horizonte

Junho/2016

Introdução

Objetivo da Experiência:

    Esta experiência tem como objetivo fornecer um estudo a respeito do pluviômetro, onde serão apresentados a sua importância, materiais a serem utilizados em sua elaboração, resultado final, bem como considerações a respeito da análise do resultado encontrado após 24 horas de coleta de chuva.

Pluviômetro e Sua Importância:

    De acordo com o dicionário “pluvio” significa nuvem carregada de chuva e “metro” significa medida, portanto o pluviômetro é um instrumento meteorológico utilizado para recolher e medir a quantidade de líquidos ou sólidos como chuva, neve ou granizo precipitados durante um determinado intervalo de tempo, sendo que essa medição é realizada em milímetros. É também conhecido como udômetro e é fundamental para estudos meteorológicos e hidrológicos, pode ser utilizado por meteorologistas, por produtores rurais para irrigação, e para o agronegócio em geral.

Materiais e Métodos

Materiais Utilizados: garrafa pet, régua, fita adesiva, estilete, água, pedras pesadas, tesoura, caneta.

Elaboração: 

1º: cortar o bico da garrafa na parte plana;

2º: colocar no fundo da garrafa as pedras e completar com água até a parte plana da garrafa;

3º: colocar um pedaço de fita adesiva marcando o nível da água e em seguida colocar uma régua na parte externa da garrafa de tal forma que o 0 (zero) da régua coincida com o nível da água;

4º: colocar o bico da garrafa virado para baixo logo acima do pluviômetro.

[pic 1]

Resultado

    Após ficar exposto 24 horas na chuva em local aberto que possibilitasse, sem interferência, a coleta da chuva, observamos que o pluviômetro coletou 10 mm de chuva que correspondem ao índice pluviométrico do referente período de análise correspondente das 15 horas do dia 27 de abril ás 15 horas do dia 28 de abril de 2016.

[pic 2]

[pic 3]

Considerações Finais

    Conforme dados do INMET(Instituto Nacional de Meteorologia) a chuva acumulada mensal na Estação Automática da Pampulha no mês de abril é de aproximadamente 40mm, partindo desse pressuposto, podemos dizer que a média de chuva diária para o referido mês ficou em torno de 1,33mm. Portanto, podemos dizer que coletamos um valor acima do esperado para um dia de chuva no mês de abril, da mesma forma, podemos salientar que a chuva retida pelo pluviômetro, em um dia de chuva, corresponde a ¼ de toda a chuva acumulada no referido mês.

[pic 4]

                     FONTE: http://www.inmet.gov.br

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (301.2 Kb)   docx (297.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com