TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Por que gerenciar o risco

Por:   •  28/10/2015  •  Resenha  •  626 Palavras (3 Páginas)  •  2.040 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM GESTÃO DE PROJETOS

Fichamento de Estudo de Caso

Luiz Antonio Camargo Lodi

Trabalho da disciplina: Gerenciamento de Risco

                                                 Tutor: Prof. Eduardo de Moura

Rio de Janeiro

2015

Estudo de Caso :

Por que gerenciar risco ¿

REFERÊNCIA: Havard Business School – 207 – P03, Fevereiro, 28, 2001.

Conforme a pesquisa, o artigo sugere dicas e informações da necessidade de gerenciar o risco em uma organização. Gerenciar riscos é um processo de planejar, organizar, dirigir e controlar os recursos humanos e materiais de uma organização, no sentido de minimizar os efeitos dos riscos sobre essa organização ao mínimo possível. Geralmente a teoria de finanças julga políticas em termos da agregação de valor para a firma ou para os acionistas.

Se aplicarmos essa métrica a atividades de gestão de riscos corporativo, deveremos ser capazes de identificar como elas criam valor. O resumo a seguir trata sinteticamente de como o gerenciamento de risco poderia aumentar o valor da organização.


Nos anos atuais, em países desenvolvidos, todas as grandes empresas e muitas pequenas e médias se utilizam, com êxito, do Gerenciamento de Riscos, pois ele proporciona uma correta proteção dos ativos e do patrimônio dos acionistas, eliminando ou reduzindo, efetivamente, a maioria dos riscos acidentais.


A Deterioração Financeira, ou Falência em outras palavras, implica em custos diretos substanciais para a firma, incluindo despesas legais e contábeis e é um processo cauteloso.

 A simples ameaça de dificuldade financeira pode provocar perturbações consideráveis nas operações cotidianas e no posicionamento estratégico da empresa. Uma empresa pode empregar iniciativas de gestão de riscos para reduzir a chance de dificuldade financeira.


Outro benefício da Gestão de risco surge quando uma organização enfrente conflitos delegatórios
(agency) entre credores e acionistas. Para maximizar valor para o acionista, os acionistas desejam em geral, substituir projetos de risco mais baixo por projetos mais arriscados. O Aumento de risco talvez não eleve o valor esperado total da firma, mas ode transferir valor de credores para acionistas ao tornar a divida mais arriscada. Em função do potencial para substituição de ativo, os credores exigirão retornos mais altos. Se através de atividades de gerenciamento de riscos, uma firma puder se comprometer de forma confiável a não elevar certos tipos de risco que diminuiriam o valor para os credores, talvez consiga reduzir seu custo de divida através da redução de custos delegatórios (agency costs) potenciais. 


A falta de ampla divulgação de informações pode afetar a conveniência de gerenciar riscos financeiros. Como mencionado acima, lacunas informacionais podem tornar o financiamento externo custoso, levando empresas com redução na geração interna de caixa ao sub investimento. Além disso, se a exposição total da firma ao risco financeiro não for transparente para os acionistas, eles não serão capazes de gerenciar o risco por conta própria de forma ótima ou eficiente. Por isto ganharão com a gestão de risco feita pela firma.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (119.3 Kb)   docx (30.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com