TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

POR QUE GERENCIAR RISCO?

Por:   •  2/11/2020  •  Resenha  •  575 Palavras (3 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM GESTÃO DE PROJETOS

Aluno: Ricardo de Almeida Santos

Resenha Crítica de Caso

POR QUE GERENCIAR RISCO?

                                 Trabalho da disciplina Gerenciamento de Riscos

             Tutor: Prof.  EDUARDO DE MOURA

BETIM

2020  

GERENCIAMENTO DE RISCOS

A gestão de riscos trabalha com a incerteza, visando identificar problemas antes que potenciais problemas e oportunidades ocorram, de forma a eliminar ou reduzir a possibilidade de incidentes e o impacto de incidentes negativos nos objetivos do projeto, além de potencializar o efeito de incidentes positivos.

A gestão de Risco é uma das nove áreas de conhecimento necessária para um bom gerenciamento de um projeto de acordo com o PMBOK (A Guide to the Project Management Body of Knowledge), O gerenciamento de riscos do projeto inclui processos relacionados ao plano de gerenciamento de riscos do projeto, identificação, análise, plano de resposta e controle e monitoramento de riscos. Esses processos interagem entre si e com processos em outras áreas do conhecimento. Os processos da gerência de risco são [PMBOK]:

· Planejamento da gerência de riscos: planejar as atividades de gerência de risco a serem realizadas para o projeto.

· Identificação dos riscos: identificar os riscos que podem afetar o projeto, documentando suas características.

· Análise qualitativa dos riscos: analisar qualitativamente os riscos, priorizando seus efeitos no projeto.

· Análise quantitativa dos riscos: mensurar a probabilidade de ocorrência dos riscos e suas consequências e estimar as implicações no projeto.

· Planejamento da resposta aos riscos: gerar procedimentos e técnicas para avaliar oportunidades, objetivando mitigar as ameaças no projeto.

· Monitoração e controle dos riscos: monitorar os riscos residuais, identificar novos riscos, executar os planos de mitigação de riscos e avaliar sua efetividade durante todo o ciclo de vida do projeto.

O objetivo do gerenciamento de riscos é aumentar a probabilidade e o impacto dos eventos positivos e reduzir a probabilidade e o impacto dos eventos que não conduzem aos objetivos do projeto.

Quando uma empresa define metas sem considerar os riscos, é muito provável que em algum ponto de sua estratégia ela se desvie dessas metas. Isso porque, em muitos casos, as metas de planejamento podem ter que ser alteradas, justamente por causa de riscos imprevistos que ocorreram, e as organizações têm que "apagar o fogo" antes que tudo desmorone. Uma organização precisa manter um equilíbrio entre assumir riscos e evitar riscos e, para ter sucesso, todos os funcionários devem estar comprometidos com uma abordagem proativa e com o gerenciamento de riscos em todo o projeto.  “Os riscos podem existir no momento em que o projeto é iniciado” – PMBOK.

Os riscos podem ter efeitos positivos e negativos, dependendo em grande parte das partes interessadas (internas e externas), seu apetite pelo risco (desejo por recompensas) e sua disposição para aceitar tolerância e limites.

Quanto mais forte for a capacidade da empresa de gerenciar riscos, maior será sua confiança nas futuras decisões de negócios. Portanto, como tentamos provar, a importância da gestão de riscos reside na capacidade de prever ameaças ou oportunidades. A gestão de riscos aplica-se a qualquer empresa, independentemente do seu porte, em crescimento ou em expansão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (92.9 Kb)   docx (230.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com