TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DE CASO: POR QUE GERENCIAR RISCOS?

Por:   •  19/2/2016  •  Resenha  •  632 Palavras (3 Páginas)  •  2.197 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM GESTÃO DE PROJETOS

Fichamento de Estudo de Caso

Francis Ferreira Lopes

Trabalho da disciplina Gerenciamento de Risco

Tutor: Prof. Eduardo de Moura

Resende

2015

Estudo de Caso: Por que gerenciar riscos?

.


Seja em pequenas ou grandes empresas, aprender a lidar com a oscilação e imprevisibilidade do mercado é fundamental. Como ele passa por constantes mudanças, é preciso estar sempre preparado para reduzir possíveis impactos no setor financeiro e agir adequadamente quando surge um evento inesperado. Para fazer isso o gerenciamento de risco é indispensável e devemos também compreender o que vamos gerenciar. Gerenciar riscos não é um bicho de sete cabeças, e o processo de risco representa simplesmente bom senso estruturado.

 No nosso estudo de caso o gerenciamento de risco financeiro tem como minimizar os efeitos causados por riscos de mercado e crédito. Vale destacar que o modo pelo qual as empresas estabelecem diretrizes que definem a política de aceitação de riscos financeiros. Ou seja serve como base para os responsáveis pela tomada de risco no empreendimento, determinando os fatores que eles devem seguir na hora de analisar os investimentos. Ao longo do artigo pode se observar uma série e informações necessárias para se obter um gerenciamento de risco de uma organização. Gerenciar risco é um processo sistemático de definição, análise e respostas aos riscos com objetivo de maximizar os eventos positivos e minimizar as conseqüências dos eventos negativos. Nos dias atuais pequenas, médias e grandes empresas usam o utilizam o gerenciamento de riscos com grande êxito desde que sua metodologia seja aplicada de forma correta. Ou seja há de se ter apetite por riscos para se poder guiar o planejamento e as respostas a riscos do empreendimento de que modo que se possa eliminar ou reduzir a maioria dos riscos.

Ao longo do texto o autor mostra algumas imperfeições que na sua concepção ele considera importante.

A deterioração também conhecida como falência é um processo que merece uma cautela visto uma simples ameaça pode ocasionar perturbações na operações cotidianas e no planejamento estratégico das empresas. Visando amenizar essa ameaça as empresas devem utilizar mecanismo de gerenciamento de risco de que modo que se venha a reduzir a dificuldade financeira, proteção ao monopólio e redução do declínio de vendas.

Outro ponto abordado no texto é sobre a política de investimento que vem composta que visa as organizações a enfrentarem dificuldades financeiras. Logo isso se faz  com que as empresas tenha um fluxo de caixa estável para que sejam concretizadas as suas estratégias de valor.

A falta de informações pode afetar a conveniência de gerenciar os riscos financeiros. Como mencionado acima, lacunas informacionais podem tornar o financiamento externo custoso, levando as empresas com redução na geração interna de caixa ao sub-investimento. Além disso, se a exposição total da firma ao risco financeiro não for transparente para os acionista, eles não serão capazes de gerenciar o risco por conta própria de forma ótima ou eficiente. Por isso ganharão com a gestão de risco feita pela firma.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (69.3 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com