TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfólio de Desafios Construções de Pontes

Por:   •  6/8/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.058 Palavras (5 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

...............................................................................................................................

engenharia civil – Construção de Pontes

Sérgio Ricardo Alves da Costa – RA214582021

Construção de Pontes

........................................................................................................................................

São Paulo

2022

Sérgio Ricardo Alves da Costa

Construção de Pontes

Trabalho apresentado ao Curso Engenharia Civil do Centro Universitário ENIAC para a disciplina de Construção de Pontes

Prof. Allan Miranda Pereira

São Paulo

2022


[pic 2]

Desafio 2 – Construção de Pontes

Uma ponte tem como objetivo interligar, no mesmo nível, pontos não acessíveis separados por rios, vales ou outros obstáculos naturais ou artificiais.

Você, engenheiro especialista em grandes estruturas, foi contratado por uma empresa para esclarecer algumas dúvidas em relação a uma nova ponte, a ser construída com inspiração na imagem apresentada a seguir. 

[pic 3]

​​​​​​​Explique essa estrutura e suas características gerais e cite exemplos de pontes brasileiras com esse tipo de estrutura.

Resp:

        Trata-se de uma Ponte Pensil ou Ponte Suspensa é sustentada por cabos e tirantes de suspensão.  Os cabos de suspensão devem ser ancorados em cada extremidade da ponte, pois qualquer carga aplicada à ponte é transformada em tensão nesses cabos principais. Os cabos principais continuam além dos pilares até os suportes no nível do convés e continuam ainda as conexões com as âncoras no solo. A estrada é suportada por cabos ou hastes verticais de suspensão, chamados cabides. Possuem pilares duplos e a estrada é sustentada por cabos suspensos ou suas próprias treliças. No Brasil podemos encontrar como exemplos: 1) Ponte Pensil de São Vicente com 180m, 2) Ponte Hercílio Luz em Florianópolis com 819m e a 3) Ponte Juscelino Kubitschek em Brasília com 1.200m.

  1. [pic 4] [pic 5] [pic 6]

[pic 7]

Desafio 3 – Construção de Pontes

Pontes são estruturas consideradas obras de arte especiais, que devem ser dimensionadas para proporcionar condições adequadas de operação e funcionalidade por décadas, garantindo um fluxo contínuo de veículos. Assim, a etapa de elaboração de projetos de pontes é fundamental para o sucesso da obra.

[pic 8]

​​​​​​​Diante dessa situação, com o objetivo de dimensionar uma ponte que não seja interditada devido a eventos de cheias deste rio (inundações da estrutura), qual elemento geométrico você deverá analisar como prioridade?

Qual o valor mínimo inicial a ser adotado?

De acordo com o cotagrama 2 apresentado, qual seria o melhor período para a construção das fundações desta ponte?

Respostas:

  1. O primeiro elemento geométrico a ser analisado serão as colunas de apoio quanto às suas dimensões, como comprimento, largura/espessura ou diâmetro, além de suas configurações quanto ao tipo de material a ser utilizado, configurando assim sua mesoestrutura;

  1. O valor mínimo utilizado de cada coluna parte de 30m + altura livre para trânsito de embarcações;
  1. O melhor período para construção das fundações da ponte compreende entre os meses de Outubro a Fevereiro, período com o menor índice pluviométrico.

Desafio 4 – Construção de Pontes

As cargas permanentes representam o peso dos elementos estruturais e também de outros elementos que estejam permanentemente fixos na ponte. Já as cargas móveis são produzidas pelos veículos que circulam na ponte.

Considere que a ponte da figura tem a laje em concreto armado e as longarinas em concreto protendido. Observe que o tabuleiro se apoia nas suas extremidades sobre os encontros, não havendo pilares.

[pic 9]

Considerando que o pavimento asfáltico tem a espessura de 8 centímetros:

Cargas permanentes

Considerando os pesos específicos da Tabela 1 do capítulo, têm-se os pesos dos elementos:

- Peso próprio da laje: 25 kN/m³ x 0,25 m = 5 kN/m², considerando 1 metro de laje na seção longitudinal: 5 kN/m.

- Pavimento asfáltico: 24 kN/m² x 0,08 m + 2 kN/m² = 3,92 kN/m², considerando 1 metro de laje na seção longitudinal: 3,92 kN/m.

- Guarda-rodas: 25 kN/m³ x 0,23 m² = 5,75 kN/m², considerando 1 metro de laje na seção longitudinal: 5,75 kN.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (712.9 Kb)   docx (708.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com