TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portos em Dubai

Por:   •  28/9/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.196 Palavras (5 Páginas)  •  1.021 Visualizações

Página 1 de 5

JEBEL ALI – O GRANDE PORTO DE DUBAI

[pic 1]

1 - INTRODUÇÃO

Um porto é uma área, abrigada das ondas e correntes, localizada à beira de um oceanomarlago ou rio, destinada ao atracamento debarcos e navios, e com o pessoal e serviços necessários ao carregamento e descarregamento de carga e ao estoque temporário destas, bem como instalações para o movimento de pessoas e carga ao redor do setor portuário, e, em alguns casos, terminais especialmente designados para acomodação de passageiros.

1 - INTRODUÇÃO

Jebel Ali é o porto comercial de Dubai, localizado a 35 quilômetros a sudoeste começou a ser construído nos anos 70 junto à pequena vila de Jebel Ali de apenas 300 habitantes, a qual foi utilizada inicialmente para abrigar o grande contingente de trabalhadores das obras portuárias. 

Com 67 berços de atracações e ocupando uma área de 134,68 km², Jebel Ali é o maior porto artificial do mundo e o grande porto do Oriente Médio, abrigando mais de 5.500 companhias cujos serviços atendem 120 países.

O moderno porto de Jebel Ali praticamente retirou da área urbana toda a atividade portuária de Port Rachid, Port Saeed e Port Hamriya, este no vizinho emirado de Sharjah. O Porto Rachid hoje opera como um porto seco, armazenando os contêineres dentro de Dubai e também como terminal de passageiros dos grandes navios de cruzeiros, que hoje têm Dubai como importante destino turístico.

O Porto de Jebel Ali desde 1985 com uma Zona Franca que dispõe de áreas industriais e de armazenagem, a qual também estará conectada ao grande Aeroporto de Jebel Ali que está sendo construído em área contigua as instalações portuárias.

O Porto de Jebel Ali se transformou no porto mais freqüentado pelos navios da marinha americana fora dos Estados Unidos após a crise militar área do Golfo Pérsico. Devido à profundidade do porto e do tamanho das facilidades portuárias, Jebel Ali pode abrigar os porta-aviões da Classe de Nimitz assim como diversos navios da frota americana sediada no Oriente Médio.

As obras do Porto de Jebel Ali tiveram a participação da empresa brasileira Norberto Odebrecht – Gulf Region, na construção do terminal de contêineres. O terminal tem extensão total de 1.220,00 m, largura da plataforma de 10,10 m, profundidade mínima de 16,00 m e linhas para portêineres com bitola de 30,48 m.

[pic 2]

movimentação de contêineres em Jebel Ali está sendo executado quase 8 por cento acima de 2014 níveis.

DP World está experimentando um crescimento contínuo em seus negócios Emirados Árabes Unidos, com o relato de Jebel Ali a 7,7 por cento o ganho de volume de TEU, para 3,9 milhões de TEU, no primeiro trimestre de 2015 em comparação com os meses equivalentes do ano anterior. O grupo de operação portuária mundial tratadas cerca de 15 milhões de TEU em todo o mundo neste período, com volumes de contêineres brutos crescimento de 4,4 por cento.

Crescimento do primeiro trimestre foi , em grande parte impulsionado por um desempenho mais forte na Europa e Ásia-Pacífico , bem como os Emirados Árabes Unidos . restrições de capacidade de desempenho limitado no subcontinente indiano , mas DP World acredita que isso deve aliviar como novas instalações do terminal entrar em operação em Nhava Sheva .

Presidente Sultan bin Sulayem diz: " No geral, estamos muito satisfeitos por primeira apresentação trimestre da carteira. Embora alguns dos nossos terminais continuam a operar em um ambiente macro desafiador , esperamos que as condições de mercado em todo o portfólio de ser geralmente favorável para o restante de 2015. Continuamos confiantes no desempenho em linha ou à frente do mercado , que deverá crescer em cerca de 4-5 por cento em 2015. "

Além de Nhava Sheva , DP World está investindo em novas instalações em Rotterdam , que deverá entrar em operação no primeiro semestre deste ano , seguido pela abertura de um terminal no Yarimca na Turquia. DP World está também a impulsionar as suas capacidades em Jebel Ali , com mais 2 milhões de TEU de capacidade , devido a estar pronto no segundo semestre de 2015, tendo capacidade anual total do porto para 19 milhões de TEU.

2 - Detalhes de expansão Terminal 2 , em Jebel Ali Porto

A construção da primeira fase do T2 na expansão de Jebel Ali Porto começou em 2005 e foi concluída em agosto de 2007. A segunda fase da expansão T2 foi iniciado em 2008 .

A expansão exigiu a dragagem de 25 milhões de metros cúbicos de rocha macia do fundo do mar para criar certas partes ao largo do terminal ea construção de uma ilha no outro lado do muro novo cais. As obras também incluíram a criação de 6,6 km de revestimentos e um monte de quebra-mar 2 km escombros.

O pátio de estocagem , incluindo outros edifícios auxiliares e equipamentos em T2 atualmente cobre uma área de 182ha . O terminal dispõe de 29 navios - shore (STS) guindastes de cais e de pórtico guindastes 60 Rail ( RMG ) . Cada guindaste gigante no porto é capaz de levantar 80t de carga.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (492.4 Kb)   docx (972.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com