TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pro Funcionario

Trabalho Universitário: Pro Funcionario. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/12/2014  •  304 Palavras (2 Páginas)  •  504 Visualizações

Página 1 de 2

Para você o que é uma educação informal? Na luta por uma escola pública e popular é necessário haver um processo progressivo de abertura e inserção comunitária. Na sua escola essa inserção acontece? Para atender o desenvolvimento e a aprendizagem do educando, a escola buscou modernizar-se por meio de várias formas e modelos de escola. E como a sua escola acompanha esse desenvolvimento?

A Educação Informal adquire- se em casa, no convívio com os pais, irmãos, tios, vizinhos, nos movimentos sociais, nos meios de comunicação. Não fornece diplomas. Exemplo da escola Bíblica, pois ocorre por observação natural que aparece como produto de influência no meio de convívio familiar.

A EMEF Gonçalo Vieira tem por objetivo possibilitar a comunidade ao redor da escola que possa utilizá-la fora do horário escolar com atividades lúdicas, culturais e esportivas. Assim também se caracterizando como educação não formal. Mas também demonstra várias alternativas de práticas educativas que podem garantir a participação em sua integralidade, ou seja, a participação da comunidade em todas as ações da cidade, nas questões de educação, política, cultura, social e econômica, contribuem para uma formação integral.

Podemos assim verificar a valorização da cultura e do contexto em que há a presença e atuação da educação não formal, por tanto nesta perspectiva também se deve atuar as atividades da escola, buscando na comunidade a metodologia para executar a proposta, pois é assim que atingirá seu objetivo de superar as carências do contexto em que esta inserida. E garantir esse processo de participação é possibilitar a comunidade à autonomia e protagonismo nesta ação educativa, que passa a ter uma característica de ser com a comunidade, para a comunidade. De forma a proporcionar um espaço de qualidade para uma prática social que contribui para o desenvolvimento e formação do sujeito.

...

Baixar como  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »