TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Problemática Ambiental

Por:   •  14/6/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.743 Palavras (7 Páginas)  •  122 Visualizações

Página 1 de 7

PROBLEMÁTICA AMBIENTAL

REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

-Início no século XVIII – Inglaterra - Crescimento econômico - Geração de riqueza:

Crescimento econômico desordenado

Utilização de grandes quantidades de energia e recursos naturais

Problemas ambientais: concentração populacional, consumo excessivo de recursos naturais, contaminação do ar, do solo, das águas, desflorestamento, entre outros.

SÉCULO XX

1962 - Rachel Carson publica Silent Spring (Primavera Silenciosa) - O livro documentou o efeitos deletérios dos pesticidas no ambiente, particularmente em aves.

1968 – Fundação do Clube de Roma - Cientistas, educadores, industriais, funcionários públicos buscam entender os componentes interdependentes (econômicos, políticos, naturais e sociais) que formam o sistema global e tentam chamar a atenção dos tomadores de decisões com alcance mundial. Em 1972 esse Clube lançou um relatório chamado de “Os limites do crescimento” que vendeu mais 30 milhões de cópias em 30 idiomas diferentes.

1971 – Lançado em Paris pela UNESCO o programa MAB (Homem e a Biosfera) é um programa de cooperação científica internacional sobre as interações entre o homem e seu meio. Visa um plano de utilização racional e conservação dos recursos naturais da biosfera. Após 1976 foram criadas várias áreas protegidas pelo mundo (Reservas da Biosfera) .

1972 – Conferência da ONU em Estocolmo Ficou marcada pelos

embates de diferentes posições entre países do norte desenvolvidos e

do sul subdesenvolvidos Limitação do desenvolvimento para os

países subdesenvolvidos.

05/06 “Dia Mundial do Meio Ambiente”

Criação do PNUMA – Programa das Nações Unidas sobre o Meio

Ambiente – Monitorar os problemas ambientais no mundo.

ACORDOS E CONFERÊNCIAS INTERNACIONAIS APÓS ESTOCOLMO

1973 – Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies Ameaçadas

Fauna e Flora Silvestres.

Convenção Internacional para a Prevenção da Poluição pelos Navios.

1974 – Conferência Alimentar Mundial

1976 – Convenção sobre a Proteção da Natureza no Pacífico Sul.

1977 – Conferência das Nações Unidas sobre a Desertificação.

Conferência das Nações Unidas sobre a Água.

1978 – Conferência Mundial sobre o Clima.

1979 – Convenção sobre a Conservação das Espécies Migrantes Pertencentes a Fauna Selvagem.

1980 – Convenção sobre a Conservação da Fauna e da Flora Marítimas da Antártida.

1983 – É criada pela Assembléia Geral da ONU a Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento – CMMAD – Comissão Brundtland (Gro Halem Brundtland 1º Ministra Noruega).

Objetivo principal: examinar as relações entre meio ambiente e o desenvolvimento e apresentar propostas viáveis.

1987 – Informe Brundtland da CMMAD – Vincula estreitamente economia e ecologia e fala sobre desenvolvimento sustentável.

1992 – Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento (CNUMAD) realizada em junho de 1992 na cidade do Rio de Janeiro – Rio 92.

RIO 92

- Popularização do conceito de desenvolvimento sustentável.

- Identificar as políticas que geram os efeitos ambientais negativos.

- “a proteção ambiental constitui parte integrante do processo de desenvolvimento, e não pode ser considerada isoladamente deste”.

- “o meio ambiente e o desenvolvimento são duas faces da mesma moeda com nome próprio, desenvolvimento sustentável, o qual não se constitui num problema técnico, mas social e político”. - “Os acordos internacionais no âmbito das políticas ambientais não constituem fins em si mesmos, mas iniciam um processo”.

- “A Rio 92 não foi o ponto culminante de um processo, porém uma etapa que permite compreender os limites das utopias, a complexidade dos mecanismos e as dimensões múltiplas dos problemas”.

- Um importante desdobramento da Rio 92 foi a criação da Comissão sobre o desenvolvimento Sustentável (CDS) em dezembro de 1992, para assegurar a implementação das propostas da Rio 92. A CDS é uma comissão do Conselho Econômico e Social das Nações Unidas.

- Como resultado da RIO 92 foram assinados cinco documentos que direcionam as discussões sobre o meio ambiente nos anos seguintes. São eles:

Agenda 21

Convenção sobre a Biodiversidade (CDB)

Convenção sobre Mudanças Climáticas

Princípios para Administração Sustentável das Florestas

Declaração do Rio de Janeiro sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento

- “a Agenda 21 é um plano de ação para ser adotado global, nacional e localmente, por organizações do sistema das nações unidas, governos e pela sociedade civil, em todas as áreas em que a ação humana impacta o meio ambiente. Constitui-se na mais abrangente tentativa já realizada de orientação para um novo padrão de desenvolvimento visando o século XXI, cujo alicerce é a sinergia da sustentabilidade ambiental, social e econômica”.

- “Formatada em 40 capítulos, a Agenda 21 Global foi construída de forma consensual, com a contribuição de governos e instituições da sociedade civil de 179 países, em um processo que durou dois anos e culminou com a realização da conferência das nações unidas sobre meio ambiente e desenvolvimento (CNUMAD), no Rio de Janeiro, em 1992, também conhecida por rio 92”.

“ O programa de implementação da Agenda 21 e os compromissos para com a carta de princípios foram fortemente reafirmados durante a cúpula Johanesburgo, África do Sul ou Rio + 10 em 2002”.

- “A Agenda 21 traduz em ações o conceito de desenvolvimento sustentável. A comunidade internacional concebeu e aprovou a Agenda 21 assumindo compromissos com a mudança da matriz de desenvolvimento no século XXI. O termo "agenda" foi concebido no sentido de intenções e desejo de mudanças para um modelo de civilização em que predominasse o equilíbrio ambiental e a justiça social entre as nações”.

- “Além do documento em si, a Agenda 21 é um processo de planejamento participativo que resulta na análise da situação atual de um país, região, estado ou município e planeja o futuro de forma sustentável. Tal processo deve envolver toda a sociedade na discussão dos principais problemas e na formação de parcerias e compromissos para a sua solução a curto, médio e longo prazo”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)   pdf (54.5 Kb)   docx (15.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com