TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Procedimentos operacionais

Por:   •  20/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.618 Palavras (7 Páginas)  •  708 Visualizações

Página 1 de 7

    [pic 1][pic 2]

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

[pic 3]

Atividade de Avaliação a Distância

Unidade de Aprendizagem: Procedimentos Operacionais

Curso: Ciências Aeronáuticas

Professor: ANTONIO CARLOS VIEIRA DE CAMPOS

Nome do aluno: Gerson Litzenberger Neto

Data: 10/10/15

Orientações:

  • Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
  • Entregue a atividade no prazo estipulado.
  • Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
  • Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Assista aos seguintes vídeos:

CAVOKVIDEOS1. Catástrofes Aéreas - Discovery Channel - Fadiga dos Pilotos. YouTube. 09 abr. 2013. Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=MT-wA5fSgYk>. Acesso em: 17 set. 2015.

SANT’ANA, Jorge. Mayday Desastres Aéreos – Salvamento Histórico – Legendado – Ep. 03x05. YouTube. 10 mar. 2013. Disponível em: <>. Acesso em: 17 set. 2015.

Busque, na internet, mais informações sobre os acidentes da Colgan Air em Búfalo e da DHL em Bagdad para responder às seguintes questões:

Questão 1

Baseando-se no sistema de classificação e análise de fatores humanos (HFACS), identifique e descreva, de acordo com o acidente do voo Colgan Air 3407:

  1. As possíveis influências organizacionais. (1,0 ponto)

Acredito que após pesquisa sobre o acidente da Colgan Air,  as principais influencias organizacionais que ocorreram , foi em relação a gerenciamento dos recursos  humanos e de instalações. Assim como o clima organizacional em relação a cultura da empresa, e por fim o processo organizacional  no que tange a operações, procedimentos e supervisão.

Tanto os recursos humanos no que representa o processo de seleção falharam a meu ponto de vista contratando pilotos que não moravam na base operacional da empresa, obrigando os pilotos a se locomover por conta própria em voos de outras empresas até cargueiras, não proporcionando descanso aos pilotos. E quanto as instalações, não haviam locais adequados para descanso das tripulações na empresa, como camas ou até poltronas que reclinem mais de 45 graus e longe de barulho, afim de que seja cumprido o ciclo de sono de uma pessoa. Quanto a cultura da empresa, seus costumes organizacionais eram de contratar pilotos com menos experiência, para que pudessem pagar salários bem abaixo das médias praticadas no país. E por fim no que tange a operações, procedimentos e supervisão, acredito que a pressão sobre a escala de voo, os procedimentos adotados pelos pilotos para corrigir o stall, foram totalmente errôneos, talvez por falha na instrução, fadiga acumulada, e com certeza a falta de um programa para gerenciamento do risco  na operação foram os principais motivos organizacionais que culminaram o acidente da Colgan Air.

  1. Os problemas de supervisão. (1,0 ponto)

A supervisão da empresa como na questão anterior acredito que falhou na supervisão das escalas de voo, sabendo da distância que ambos pilotos moravam, e  escalar justamente ambos para um voo que começaria logo na manha, fazendo com que ambos gastariam um tempo precioso para se locomover em vez de descansar. Promover talvez mesas de dialogo para que pilotos possam expor seus problemas pessoais, e ai entraria o problema de morar longe, poderiam minimizar ou ate evitar, esses problemas e compensariam com escalas mais flexíveis, controlando assim a fadiga e o estresse das suas tripulações. Falta de liderança, orientação, vigilância e outros aspectos talvez tenham afetado a segurança do voo.

  1. As pré-condições para atos inseguros.  (1,0 ponto)

Quanto as pré- condições para os atos inseguros podemos citar nesse acidente o estado mental da tripulação, causada pelo cansaço, ou seja pela fadiga, que ambos pilotos se encontravam, levando até a perda de consciência situacional, que foi o que levou os pilotos a tomarem uma atitude errada quando deu o alarme de stall, e mesmo o avião não estar em tal condição. Talvez uma simples leitura de instrumentos já resolveria tal situação. Ainda o tempo de reação insuficiente e complexidade da situação e fadiga foram exemplos nítidos do acidente. Podemos ainda salientar os fatores ambientais que fazem parte dos atos inseguros, pois no momento havia ocorrência de gelo sob as asas, e talvez ocorreu aos pilotos uma falha no sistema que possa ter ocasionado o stall, que nao havia e para concluir faltou CRM, pois a copiloto recolheu o flap sem o cmte ter solicitado, e o cmte cabrou a aeronave levando ainda mais a aeronave a perda de sustentação e a copiloto não alertou o cmte.

  1. Os erros e violações encontrados. (1,0 ponto)

Quanto aos erros encontrados, tivemos erros de decisão, erros baseados em habilidades e erros de percepção. Quanto aos erros de decisão, tivemos erros nos procedimentos adotados como o caso do stall, que o cmte puxa o manche para trás, colocando o avião em uma condição de perda de altitude, a copiloto por sua vez cometeu um erro de escolha ruim no qual ela recolhe o flap que estava dando sustentação ao avião, e ambos erraram na solução do problema ao qual no qual se encontravam. Por fim erraram baseados em sua memoria, pois manobras de tal tipo possuem itens a ser cumpridos de memoria por todos pilotos, e a falha de atenção veio provavelmente pela fadiga. Quanto as violações a principal delas foi não manter a cabine estéril(livre de assuntos não pertinentes a operação) abaixo de 10.000 pés, descumprindo uma norma e regulamentos adotados pela organização a qual pertenciam, tirando assim a concentração dos procedimentos operacionais  e acarretando a todas outras falhas operacionais.

Questão 2

Baseando-se no conceito Airmanship de Tony Kern, responda:

  1. Como podemos classificar o desempenho da tripulação do voo DHL? Por quê? (1,0 ponto)

Com toda certeza a tripulação do voo da DHL, teve um desempenho superior, se levarmos em consideração a situação ao qual eles se encontravam. Todos 3 que se encontravam na cabine tinham disciplina, habilidade e proficiência no equipamento aonde voavam. Tripulantes conscientes do risco ao qual se encontravam, tinham conhecimento da aeronave e suas limitações, e sabiam trabalhar em equipe. Com certeza a organização e o airmanship dessa tripulação levou a um ótimo manuseio da situação desconhecida da aeronave, e mesmo apos chegar alto na primeira aproximação, o copiloto cumpriu muito bem seu papel avisando sobre a aproximação estar muito fora do padrão, e por sua vez o cmte ouviu sua colocação e mesmo na condição mais difícil eles arremeteram demonstrando um bom CRM, e pousando depois de forma mais segura possível para situação. Desta forma se levarmos em consideração os pilares de Tony Kern, aonde ainda acrescentaríamos a consciência situacional e o julgamento, essa tripulação alcançou com certeza resultados superiores., frutos de um alto conhecimento da aeronave e terem seguido o SOP e os manuais para tal situação, rigorosamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (352.4 Kb)   docx (78.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com