TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo De Aprendizagem

Artigo: Processo De Aprendizagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/9/2013  •  414 Palavras (2 Páginas)  •  323 Visualizações

Página 1 de 2

Processo de aprendizagem

A aprendizagem é um processo que inclui:

• Amadurecimento ou desenvolvimento físico. É uma condição necessária para a aprendizagem de condutas progressivamente complexas.

• Experiência. Aprender é experimentar alguma influência ambiental. Tal experiência produz uma mudança (mais ou menos permanente) no perfil de conduta do organismo, seja pela aquisição ou supressão de algumas das condutas existentes.

A aprendizagem inicia e estimula o processo do conhecimento e se projeta sobre o mecanismo fisiológico. Assim, uma experiência negativa pode provocar inibição de funções, de modo semelhante à produzida pelas lesões orgânicas.

A interação é a base da experiência e tem as seguintes características:

• Dinâmica. Pessoa e meio ambiente mantêm uma relação dinâmica em constante mudança, o que faz com que o comportamento humano seja construído ao longo da vida do indivíduo, desde o simples até o complexo. Todo comportamento está composto por outros mais simples, que foram sendo aprendidos previamente (nisso consiste a passagem do adolescente para o adulto).

• Bidirecional. Toda interação supõe influência mútua entre pessoa e meio ambiente.

• Social. A interação que tem mais influência na evolução individual e social é a que se dá entre indivíduo e indivíduo, depois que se produziram as aprendizagens essenciais para a evolução do ser humano (precisamente em um meio social). Em um ser humano, o núcleo de toda relação interpessoal é constituído pela relação mãe (ou toda pessoa que exerça a função de criação) e filho. Isso explica a transcendência dessa relação na configuração da “estrutura condutista”.

• Formadora do indivíduo. A pessoa se adapta permanentemente ao ambiente que a rodeia em um processo que implica o enfrentamento do organismo com aquela particularidade do ambiente ao qual se adapta. Meio ambiente e hereditariedade formam o indivíduo, e qualquer tipo de conduta é resultado dessas influências.

• Formadora da espécie. A interação entre organismo e meio ambiente é sempre uma interação entre patrimônio biológico e o ambiente, sendo o primeiro, por sua vez, fruto de prévias interações com o meio ambiente. Por isso, as características do comportamento humano são tanto genotípicas (resultado da interação genética) como fenotípicas (produto da interação com o meio ambiente).

• Retenção. Para se adquirir uma resposta ou conduta, esta deve ser absorvida; só então pode ser considerada parte do comportamento de um organismo.

• Execução. Nem sempre a aprendizagem leva à execução do aprendido, já que se pode aprender uma resposta sem ser capaz de executá-la.

As formas de aprendizagem de condutas normalmente aceitas e mais estudadas são o condicionamento clássico, o condicionamento operante ou condicionamento instrumental e a aprendizagem por observação, a quais serão analisadas a seguir.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com