TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo De Manufatura

Monografias: Processo De Manufatura. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2014  •  1.465 Palavras (6 Páginas)  •  405 Visualizações

Página 1 de 6

1. A sequência de fabricação numa usina de laminação é complexa e diversificada. A sequência resumida dos processos de laminação para alguns dos produtos típicos em aço é: dimensão e forma, propriedades mecânicas e condições superficiais.

2. A relação entre o lingotamento, o tarugo e conformação mecânica pode ser melhor explicado por:

Após o acerto da temperatura e da composição química, o aço líquido é solidificado. A solidificação pode ser feita via Lingotamento Convencional ou Lingotamento Contínuo. Quando enviado a máquina de Lingotamento Contínuo o aço normalmente é solidificado na forma de Placas, Blocos ou Tarugos e quando enviado ao Lingotamento Convencional é solidificado na forma de Lingotes. Estes produto por sua vez são matéria prima de outros processos de conformação mecânica que consiste em modificar a seção transversal de um metal na forma de barra, lingote, placa, fio, ou tira, etc., pela passagem entre dois cilindros com geratriz retilínea (laminação de produtos planos) ou contendo canais entalhados de forma mais ou menos complexa (laminação de produtos não planos), sendo que a distância entre os dois cilindros deve ser menor que a espessura inicial da peça metálica.

3. De forma geral, podemos apresentar as linhas de produtos semiacabados siderúrgicos como constituídos pelos:

As linhas de produção, as usinas também podem ser assim classificadas:

De semi-acabados (placas, blocos e tarugos)

De planos aços carbono (chapas e bobinas)

De planos aços especiais / ligados (chapas e bobinas)

De longos aços carbono (barras, perfis, fio máquina, vergalhões, arames e tubos sem costura)

De longos aços especiais / ligados (barras, fio-máquina, arames e tubos sem costura)

Existem ainda unidades produtoras chamadas de não integradas, que operam apenas uma fase do processo: processamento (laminação ou trefilas) ou redução.

Laminação: Estão os laminadores, geralmente de placas e tarugos, adquiridos de usinas integradas ou semi-integradas e os que relaminam material sucatado. No mercado produtor operam ainda unidades de pequeno porte que se dedicam exclusivamente a produzir aço para fundições. Trefilação: São as trefilarias, unidades que dispõem apenas de trefilas, em que produtores de arames e barras utilizam o fio-máquina como matéria prima. Redução: São os produtores de ferro gusa, os chamados guseiros, que têm como característica comum o emprego de carvão vegetal em altos fornos para redução do minério, mas que se trata de atividade industrial distinta.

4. Quais as classificações de conformação plástica?

Laminação; consiste na passagem de um corpo sólido (peça) entre dois cilindros (ferramentas) que giram à mesma velocidade periférica, mas em sentidos contrários. Desta forma, tendo o corpo da peça inicial uma dimensão maior do que a distância entre as superfícies laterais dos cilindros, que resulta na redução de sua seção transversal e no aumento do seu comprimento e largura. Para se obter, então, uma determinada dimensão (espessura) do corpo, deve-se submeter a peça a sucessivos passes através dos cilindros, com as distâncias entre si decrescentes. A passagem da peça pelos cilindros ocorre através da ação da força de atrito que atua na superfície de contato entre a peça e os cilindros.

Trefilação; é um processo de conformação plástica que se realiza pela operação de conduzir um fio (ou barra ou tubo) através de uma ferramenta denominada fieira, de formato externo cilíndrico e que contém um furo em seu centro, por onde passa o fio. Esse furo, com diâmetro decrescente, apresenta um perfil na forma de funil curvo ou cônico. O fio, ao passar através da fieira, tem seu diâmetro reduzido e seu comprimento aumentado.

Extrusão; é um processo de conformação plástica que consiste em passar um tarugo ou lingote (de seção circular), colocado dentro de um recipiente, pela abertura existente no meio de uma ferramenta, colocada na extremidade do recipiente, por meio da ação de compressão de um pistão acionado pneumáticamente ou hidraulicamente.

Forjamento; é o processo de conformação plástica através do qual se obtém a forma desejada da peça por martelamento ou aplicação gradativa de uma pressão. A maioria das operações de forjamento são efetuadas a quente.

Estampagem; o processo de transformação mecânica, geralmente realizado a frio, onde através de ferramentas adequadas à prensa, submetemos os materiais ao processo de moldagem de formas geralmente propostas a chapas.

5. O que difere a conformação mecânica da metalúrgica?

Os processos de conformação são comumente classificados em operações de trabalho quente, a morno e a frio. O trabalho a quente é definido como a deformação sob condições de temperatura e taxa de deformação tais que processos de recuperação e recristalização ocorrem simultaneamente com a deformação. De outra forma, o trabalho a frio é a deformação realizada sob condições em que os processo de recuperação e recristalização não são efetivos. No trabalho a morno ocorre recuperação, mas não se formam novos grãos (não há recristalização). No trabalho a quente, devido à intensa vibração térmica – que facilita muito a difusão de átomos e a mobilidade e aniquilamento das discordâncias – o encruamento e a estrutura distorcida dos grãos produzida pela deformação, são rapidamente eliminados pela formação de novos grãos livres de deformação, uma vez que os processos de recuperação e recristalização acompanham a deformação. Ela ocorre a uma tensão constante. E como a tensão de escoamento plástico decresce com o aumento da temperatura, a energia necessária para a deformação é geralmente muito menor para o trabalho a quente do que para o trabalho a frio ou a morno.

6. Compare

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com