TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo de fabricação betão armado

Por:   •  23/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.630 Palavras (15 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 15

INDICE 

CAPÍTULO 1- INTRODUÇÃO        2

1.1-        METODOLOGIA        3

1.2-        JUSTIFICATIVA        3

1.3-        HIPÓTESES        3

1.4-        OBJECTIVOS.        3

1.4.1- OBJECTO GERAL.        4

1.4.2- OBJECTIVO ESPECIFICO        4

CAPÍTULO 2- FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        5

2.1 – Conceito Fundamentais E Definições        5

2.2 – Importância da Hidrologia        6

2.3 – Aplicações da Hidrologia        6

2.4 – Métodos de Estudo        7

2.5        – Ciclo Hidrológico        8

2.6        - Bacia Hidrográfica        9

2.7        - Equação Clássica Da Hidrologia        9

2.8 – Distribuição Da Água na Terra        10

2.9 – Hidrologia Da Superfície        10

2.10 – Limites Dos Escoamentos Superficial e Subterrâneo        11

CAPITULO 3 – CONCLUSÕES        12

CAPITULO 4 – REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS        13


CAPÍTULO 1- INTRODUÇÃO

Os problemas relacionados à água geralmente requerem um enfoque multidisciplinar, segundo o qual diversos especialistas contribuem em suas áreas para entender a situação e alcançar a melhor alternativa, sob determinados critérios. Um exemplo disso é um projecto que vise o barramento de um rio para formação de um reservatório, com o objetivo de captar água para abastecimento humano e irrigação.

Simplificadamente, poder-se-ia dizer que o hidrólogo seria responsável pela caracterização da área contribuinte ao reservatório, estimando a vazão afluente e dimensionando a barragem; ao especialista em hidráulica caberia projetar o sistema de captação, bombeamento e distribuição da água; o biólogo analisaria o impacto do barramento do rio sobre o ecossistema, em particular sobre a biota aquática, bem como no levantamento das espécies que habitam a região a ser alagada; o sociólogo (e psicólogo) estaria envolvido com a remoção da população residente na área alagada pela barragem, a qual seria realocada; a vegetação que ficaria submersa com o enchimento do lago iria se degradar, merecendo o devido monitoramento da qualidade da água, que poderia ser realizado por um especialista na área de saneamento/química; o agrônomo iria definir as condições de irrigação das culturas agrícolas atendidas, e assim por diante.

  1. METODOLOGIA

Neste trabalho investigou-se o comportamento drenado e não drenado do solo a sua capacidade de resistência ao cisalhamento com base aos ensaios triaxial aplicado sobre o mesmo.

Este tema corresponde a disciplina Mecânica dos Solos II. O material didático apresentado visa uma aprendizagem de forma dinâmica, além de uma abordagem com conteúdos relacionados a sua área de formação.

Pesquisas realizadas em diversas fontes (livros sobre o tema em questão e outras fontes). Capilamento de dados pesquisados recolhidos.

  1. JUSTIFICATIVA

O tema em causa foi sugerido pelo professor. Devendo abordar questões ligadas a Mecânica dos Solos II, com caracter excepcional o comportamento drenado e não drenado dos solos ligado a engenharia civil. A recomendação do tema pelo professor é intendida como pré-requisito básico da futura motivação e dedicação em busca do conhecimento.

  1. HIPÓTESES

A partir desta pesquisa realizada procurou-se como foco (conceito, propriedades, tipos de ensaios etc.), com foco principal a sua aplicação no seio da engenharia civil.

  1. OBJECTIVOS.

O objectivo deste trabalho é de caracter intectual e objectiva adquirirmos conhecimento e a compreensão de um determinado tema que tem o caracter dominante teórico e prático, podendo ser um estudo de um determinado problema clássico e usual, na cadeira de Mecânica dos solos II, ligado a área da engenharia civil. A proposta pedagógica tem a pretensão de fornecer a nós uma visão da resistência dos solos, focados nas construções, possibilitando uma formação adequada para o (a) profissional actuar no mercado de trabalho.

1.4.1- OBJECTO GERAL.

Introduzir o aluno aos conceitos aprofundado de Mecânica dos solos. Fazer o aluno conhecer os princípios fundamentais que governam o comportamento dos solos e compreender o desempenho dos solos em Engenharia Civil. Ao aluno serão apresentadas as noções do uso e importância dos ensaios e comportamento dos solos após estes ensaios na Engenharia.

1.4.2- OBJECTIVO ESPECIFICO

  • Adquirir o conhecimento teórico e pratico no tema objecto de estudo.
  • Estimular habilidades individuais de pesquisa e estudo independente.
  • Buscar também, desenvolver a capacidade de expressão e escrita oral do futuro engenheiro civil, e aproveitar as energias geradas.
  • Informar e apresentar o que realmente é Resistência ao cisalhamento e o comportamento drenado e não drenado do solo, como podemos enquadrar no interior da engenharia civil e outras.


CAPÍTULO 2- FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

2.1 – Conceito Fundamentais E Definições

Para que seja possível conhecermos o material com o qual vamos trabalhar, é necessário que tenhamos em mente alguns conceitos básicos.

Hidrologia é uma ciência aplicada que estuda a água na natureza, abrangendo as suas propriedades e os processos que interferem na sua ocorrência e distribuição na atmosfera, na superfície terrestre e no subsolo. Dentro deste contexto, ela pode ser dividida em:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.6 Kb)   pdf (244.1 Kb)   docx (28.6 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com