TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo unificado racional

Tese: Processo unificado racional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/4/2014  •  Tese  •  866 Palavras (4 Páginas)  •  441 Visualizações

Página 1 de 4

Rational Unified Process (RUP)

Faculdade Anhanguera – Belo Horizonte Unidade 1

Rational Unified Process (RUP) é um processo de engenharia de software, com a finalidade de dar subsídios para desenvolver de forma disciplinada as tarefas e responsabilidades dentro de uma organização de desenvolvimento, resultando em produção de software de alta qualidade dentro dos prazos e orçamentos estabelecidos.

Apresenta seis das melhores práticas no desenvolvimento de software, sendo as seguintes: Desenvolver software iterativamente: pautada nas prioridades apontadas pelos clientes, desenvolve e entrega com mais agilidade característica de sistema de maior prioridade, bem como planeja os incrementos do software.

Gerenciar requisitos: documenta e monitora os requisitos dos clientes; analisando os impactos destes no sistema antes de aceita-lo. Usar arquiteturas baseadas em componentes: visando reduzir custos e riscos, estrutura o sistema com componentes reduzindo assim a quantidade de software.

Modelar software visualmente; apresentar visão estática e dinâmica de software através de modelos gráficos de UML. Verificar a qualidade do software: o software tem que atender aos padrões de qualidade da organização.

Controlar as mudanças do software: deve ser gerenciada qualquer mudança do software, através de um sistema de gerenciamento de mudanças, e procedimento e ferramentas de configuração.

O RUP é composto por quatro fases do processo de software que estão mais ligadas aos negócios e não a procedimentos técnicos.

Concepção: Nesta etapa é definido o business case, sendo o objetivo demonstrar que os benefícios trazidos pelo projeto estratégico são de suma importância para promover o desenvolvimento da organização e valorizar sua imagem no mercado, portanto, valerá o investimento necessário. Nesta etapa devem ser definidos todos os envolvidos no projeto, pessoas e sistemas, bem como suas funções durante a elaboração do projeto e a forma como irão lidar com o sistema. Deste modo, será possível avaliar o valor que o projeto irá agregar ao negócio.

Elaboração: Nesta etapa é identificada a raiz, o domínio do problema e estabelecido um framework, o objetivo é definir uma estrutura baseada neste domínio específico para formar a base da aplicação. Também é elaborada a base que será utilizada pelo sistema, é feito o plano do projeto e identificado seus principais riscos. Ao final da elaboração já devem estar definidos um modelo de requisitos do sistema, a UML, linguagem visual que será utilizada e a descrição de como foi desenvolvido, arquitetado o software e também um plano de aprimoramento deste sistema.

Construção: Nesta etapa é feita a programação e os testes do sistema. Nesta fase, tudo que foi projetado separadamente e/ou em partes é integrado e o objetivo final deve estar cumprido, o sistema de software deve esta em pleno funcionamento e toda documentação nele inclusa deve estar pronta para ser liberada aos usuários.

Transição: Nesta etapa, os desenvolvedores do software que constituíam uma comunidade fazem a transferência do sistema para a comunidade de usuários. O sistema já em funcionamento é introduzido no ambiente real. Apesar de importante, muitas vezes, esta etapa não é realizada por custar caro e por gerar problemas de adaptação. Concluída esta fase, o objetivo é ter o sistema de software documentado em pleno funcionamento em seu ambiente operacional. As etapas citadas acima podem ser realizadas interativamente, com os resultados desenvolvidos acrescentando melhorias ao sistema.

Workflow Descrição

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com