TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos De Fabricação 1

Trabalho Escolar: Processos De Fabricação 1. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2015  •  1.603 Palavras (7 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 7

Sumário

1. FERRAMENTAS DE USINAGEM 2

1.1. AÇO FERRAMENTA 2

1.2. AÇO RÁPIDO 2

1.3. LIGAS FUNDIDAS 3

1.4. METAL DURO 3

1.5. CERMET 3

1.6. CERÂMICA 3

1.7. NITRETO DE BORO CÚBICO CRISTALINO (CBN) 3

1.8. DIAMANTE 4

2. FRESADORA 4

2.1. FRESADORA HORIZONTAL 4

2.2. FRESADORA VERTICAL 4

2.3. FRESADORA UNIVERSAL 4

2.4. FRESADORA CNC 5

3. TORNO 5

3.1. TORNO PARALELO 5

3.2. TORNO VERTICAL 5

3.3. TORNO DE FACES 5

3.4. TORNO CNC 5

4. RETIFICA 5

5. PLAINA 5

6. BROCHA 6

7. AJUSTAGEM 6

7.1. LIMA 6

7.2. ALARGADOR 6

7.3. COSSINETE 6

7.4. MACHO 6

8. REFERENCIAS 7

1. FERRAMENTAS DE USINAGEM

As primeiras ferramentas de usinagem surgiram quando pedras de minério de ferro foram usadas em fogueiras para aqueces cavernas. Pelo efeito do calor e da adição de carbono pela queima da madeira, o minério se transformou em metal. Com sua evolução desenvolvemos métodos e combinações muito melhores, que resultaram nos materiais de alto desempenho disponíveis hoje em dia.

Todos os materiais de corte necessitam de algumas exigências básicas, tais como:

• Elevada dureza a frio e a quente;

• Tenacidade;

• Resistência ao desgaste por abrasão;

• Estabilidade química;

• Custo e facilidade de obtenção;

Existem materiais para ferramenta que apresentam baixo custo e fácil produção, porem, podem não apresentar todas as propriedades desejadas e por isso seu uso é normalmente limitado.

1.1. AÇO FERRAMENTA

Aço ferramenta tem em sua composição 0.8 a 1.5% de carbono e diversos tipos de aplicação. Há diferenças de nomenclatura na bibliografia, que pode denominar aço ferramenta toda a gama de aços usados para fabricação de ferramentas.

Após o aparecimento do aço rápido o aço ferramenta teve seu uso reduzido a aplicações secundarias, tais como:

• Reparos, uso doméstico e de lazer;

• Ferramentas usadas uma única vez ou para fabricação de poucas peças;

• Ferramenta de forma;

São ainda utilizados por suas características de:

• São materiais mais baratos;

• Facilidade de obtenção de gumes vivos;

• Tratamento térmico simples;

• Quando bem temperado obtém-se elevada dureza e resistência ao desgaste;

Porem, o aço ferramenta tem uma limitação de trabalho a até 250ºC e acima desta temperatura a ferramenta perde a dureza.

1.2. AÇO RÁPIDO

O aço rápido tem em sua composição elementos de liga como, tungstênio, cromo e vanádio como elemento de liga e pequena quantidade de manganês para evitar fragilidade. Tem como características o limite de temperatura de 520 a 600ºC, uma grande resistência à abrasão em relação ao aço ferramenta, preço elevado e um tratamento térmico complexo.

1.3. LIGAS FUNDIDAS

Ligas fundidas têm em sua composição o tungstênio, cromo e vanádio, porem, alguns elementos podem ser substituídos, tais como, o tungstênio pode-se usar em partes, manganês, molibdênio, vanádio, titânio e tântalo, o cobalto pode ser substituído por níquel.

Suas características são a elevada resistência a quente, temperatura limite de 700 a 800ºC e qualidade intermediária entre o aço rápido e o metal duro.

1.4. METAL DURO

Metal duro ou carbonetos sinterizados, inicialmente com o nome de widia (wie diamante – como diamante), tem sua composição de 81% de tungstênio, 6% de carbono e 13% de cobalto. Tem como característica a elevada dureza, elevada resistência à compressão, elevada resistência ao desgaste, possibilidade de obter propriedades distintas nos metais duros pela mudança específica dos carbonetos e das proporções do ligante e controle sobre a distribuição da estrutura.

1.5. CERMET

Cermet é um composto formado por cerâmica e metal (CERâmica/METal), alguns fabricantes especificam o uso somente se os fatores operativos no torneamento de acabamento estiverem exatamente corretos, outros indicam uma área ampla para utilização, incluindo o exigente semi-acabamento. Além disso, os cermets são usados no fresamanto de materiais de peças duras.

O cermet tem como característica a baixa tendência a formação de gume postiço, boa resistência a corrosão, boa resistência ao desgaste, resistência a temperatura elevada e alta estabilidade química.

1.6. CERÂMICA

Hoje em dia encontramos dois tipos de cerâmica, a com base de oxido de alumínio e a com base de nitreto de silício. Recomenda-se a utilização em ferro fundido, aço endurecido e ligas resistentes ao calor e não deve ser usados em alumínio, ligas de titânio, materiais resistente ao calor, magnésio, berílio e zircônio. Recomenda-se o uso em usinagem a seco para evitar choque térmico e evitar cortes interrompidos.

Tem como característica a alta dureza a quente (1600ºC), não reage quimicamente com o aço, longa vida da ferramenta, usado com alta velocidade de corte e não forma gume postiço.

1.7. NITRETO DE BORO CÚBICO CRISTALINO (CBN)

O CBN

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com