TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos De Fabricação I

Exames: Processos De Fabricação I. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2013  •  2.985 Palavras (12 Páginas)  •  1.359 Visualizações

Página 1 de 12

Curso: Engenharia Disciplina: Processos de Fabricação I

tema: Fundição-Laminação-Estampos-Prensas

Questão : Sabendo que Temperatura de fusão é a temperatura em que o metal passa para o estado líquido e que Fluidez é a capacidade de uma substância de escoar com maior ou menor facilidade, explique o que é fundição.

resposta:

O processo de fundição é definido como o conjunto de atividades requeridas para dar forma aos materiais por meio da sua fusão, conseqüente liquefação e seu escoamento ou vazamento para moldes adequados e posterior solidificação.

O processo de fusão se dá pelo aquecimento da matéria prima até atingir seu ponto de liquefação.

Após derretida será escoada ou injetada, numa cavidade normalmente denominada molde.

Uma vez resfriada, a matéria prima solidifica-se tomando a forma em positivo.

Após fundido e retirado do molde, o componente adquire a coloração do material de que é formado.

Após fundido e retirado do molde, o componente vai para a usinagem e tratamento térmico (se necessário).

Obs: A palavra fundição é usada para o processo enquanto o produto denomina-se fundido.

O processo de fundição possibilita a produção peças complicadas (acessórios de tubulações, peças de um forno, bloco do motor de automóveis e aviões, pistões, anéis dos pistões, bases de máquina ferramenta, rodas, e eixos de manivela).

Questão – Enade 2008 :

A articulação é um componente importante no sistema do esqueleto humano. A parte superior do fêmur termina em um cabeçote com formato esférico, que se ajusta no interior de uma cavidade em forma de copo (o acetábulo).

Alguns materiais metálicos e cerâmicos têm sido utilizados, com relativo grau de sucesso, na fabricação dos componentes de próteses. As restrições quanto às propriedades dos materiais usados para compor estes elementos são muito rígidas, devido à complexidade química e à mecânica da articulação da bacia. Além de serem biocompatíveis e terem alta resistência à corrosão, os componentes artificiais utilizados como próteses devem suportar forças de natureza complexa. Dessa forma, as características mecânicas, tais como módulo de elasticidade, limite de escoamento, limite de resistência à tração, resiliência e a tenacidade, são importantes na seleção de materiais para compor uma prótese de bacia.

Considerando o texto acima, faça o que pede a seguir.

A) Redija um parágrafo explicando a correlação entre tensão e deformação segundo a lei de Hooke.

(valor: 1,0 ponto)

resposta item A:

A. A lei de Hooke estabelece que existe uma relação linear entre a tensão aplicada e a deformação resultante.

B) Desenhe uma curva padrão de tensão-deformação de um ensaio de tração uniaxial, e indentifique, nessa curva, com as letras a, b e c os seguintes pontos notáveis:

(valor: 6,0 pontos)

a) limite de proporcionalidade;

b) limite de escoamento;

c) limite de resistência à tração.

resposta item B:

C) Defina tenacidade e os módulos de elasticidade e de resiliência, na situação estática, e descreva como essas

grandezas podem ser identificadas na curva de tensão-deformação.

resposta item C:

A tenacidade representa a habilidade de um material absorver energia até a fratura e pode serrepresentada pela área sob a curva tensão deformação desde a ausência de carga até a fratura.

O módulo de elasticidade é a razão entre a tensão e a deformação, quando a deformação é totalmente elástica.

É também uma medida do módulo de rigidez.

A área sob a curva representativa do módulo de resiliência é aquela sob a região elástica, e representa a energia de deformação por unidade de volume exigida para tensionar um material desde um estado de ausência de carga até sua tensão limite de escoamento.

Questão – Enade 2008 :

É sabido que o principal equipamento de uma usina siderúrgica é o alto-forno. Nesse equipamento (um gigantesco reator químico), o minério de ferro, essencialmente constituído de hematita, é alimentado pela parte superior do forno juntamente com carvão coqueificado. Na parte inferior do forno, perto de sua base, é soprado ar quente. O ar reage com o carbono, oxidando-o. O monóxido de carbono produzido reage,então, com o minério de ferro, reduzindo-o. Considerandoessa descrição sucinta do funcionamento de um alto-forno,assinale a opção correta.

A) O alto-forno produz, além do ferro gusa, retirado pela parte inferior do equipamento, um gás que é uma mistura essencialmente de nitrogênio, proveniente do ar, e dióxido de carbono, proveniente da queima do carvão. Esse gás é descartado após um procedimento de despoeiramento.

B) O ferro gusa produzido nada mais é do que uma ligade ferro com carbono, com teor de carbono em torno de 0,76% peso. Esse é o teor da composição eutética no diagrama Fe-C, sendo, portanto, o de menor ponto de fusão.

C) O alto-forno é um reator em contra-corrente, pois os gases em ascensão reagem com a carga, de minério e carbono, que desce lentamente à medida em que o carbono é consumido pela reação e o ferro gusa é retirado na parte inferior.

D) Como o minério de ferro e o coque

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com