TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos de Usinagem e Fabricação Mecânica

Por:   •  30/3/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.099 Palavras (5 Páginas)  •  347 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

Fabricação Mecânica e Metrologia Aplicada

Curso: Engenharia Mecânica

Processo de Fabricação Mecânica

Nomes

Matrícula

Turma

Deivid Willian das Neves Marcondes

C03AGG-4

EP5P15

Felipe Aparecido Andrade Luiz

C06HEB-0

EP5P15

Henrique Ribeiro

C2463E-1

EP5P15

Prof.°: Ulisses Tiburcio

Bauru, SP

Segunda Feira, 18 de abril de 2016

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        3

2. OBJETIVO        4

3. METODOLOGIA        4

3.1 MATERIAIS        4

3.2 PROCEDIMENTO FRESA        5

5. CONCLUSÕES        9

6. REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA        10

1. INTRODUÇÃO

Este trabalho teve a finalidade de apresentar noções básicas de um processo de fabricação e medição da rugosidade superficial através dos processos de fresamento e retifica.

O fresamento é um processo de usinagem mecânica, feito por fresadoras e ferramentas especiais chamadas fresas. O fresamento consiste na retirada do excesso de metal ou sobre metal da superfície de uma peça, a fim de dar a esta uma forma e acabamento desejados.

Retificadoras são máquinas operatrizes  altamente especializadas na atividade de retificar, ou seja, de tornar reto ou exato, dispor em linha reta, corrigir e polir peças e componentes cilíndricos ou planos. A retificadora é amplamente utilizada nos dias de hoje e de vital importância para as linhas de produção. Geralmente, este tipo de usinagem é posterior ao torneamento e ao fresamento, para um melhor acabamento da superfície. O sobre metal deixado para o processo de retificação é de ordem de 0,2 a 0,5 mm.

Para isso foi utilizado equipamento de usinagem sendo um fresa convencional e retificadora para a confecção da peça e o rugosímetro digital para coleta dos dados de rugosidade, para que fossem medidos os níveis de acabamento entre as faces da peça fresada e suas especificações técnicas de usinagem, seguindo as normas da ABNT.

Usinamos uma face da peça na fresa e a outra face foi usinada na retifica, em seguida foram efetuadas as medidas com o rugosímetro. Com os dados tabulados, desenvolvemos o relatório sobre este estudo.

Desse modo nota-se a grande importância de estudar e compreender o processo de fresamento e retifica. Buscando aperfeiçoar esse sistema para trazer menores custos para indústria.

2. OBJETIVO

Este trabalho tem o objetivo de apresentar os princípios básicos do funcionamento da fresadora e retificadora, e apresentar as rugosidades medidas em uma peça quadrada através do processo de fresamento e retifica, os tipos de movimentos e operações que podem ser realizadas e suas ferramentas.

3. METODOLOGIA

3.1 MATERIAIS

  • Fresa convencional (Diplomat).

Ferramenta: Cabeçote de fresamento

  • Retificadora convencional

Ferramenta: Pedra de rebolo (Desbaste)

  • Rugosímetro Digital


Figura1: Fresa convencional

[pic 2]

Fonte: Elaborado pelo Autor.

                Figura 2: Retífica convencional

[pic 3]

Fonte: Elaborado pelo autor

3.2 PROCEDIMENTO FRESA

Para usinar uma peça através do processo de fresamento, deve-se fixar a peça na morsa da fresadora, lembrando-se de deixar o comprimento necessário para usinagem. As fresadoras são capazes de executar diversos tipos de operações dependendo de sua configuração, acessórios e ferramentas.

Figura 2: Peça Fixada na morsa da fresadora[pic 4]

Fonte: Elaborado pelo Autor.

Usinar uma superfície plana é uma das operações mais simples e comuns na fresagem mecânica. É uma operação que pode ser executada em qualquer tipo de fresadora.
Ajustou-se o avanço adequado e a profundidade de corte ideal para não forçar a ferramenta de corte e obter uma boa usinagem. Em seguida, utilizou-se o rugosímetro para realizar as medições necessárias.

Figura 3: Rugosimetro

[pic 5]

Fonte: Elaborado pelo autor

3.2 PROCEDIMENTO RETIFICA

A retificação é um processo de usinagem por abrasão que retifica a superfície de uma peça. Retificar significa corrigir irregularidades de superfícies de peças.

Geralmente, este tipo de usinagem é posterior ao torneamento e ao fresamento, para um melhor acabamento de superfície. O sobremetal deixado para o processo de retificação é de 0,2 a 0,5 mm, porque a retificadora é uma máquina de custo elevado e seu emprego encarece o produto.
Mas, se o objetivo é produzir com dimensões exatas e menor rugosidade da superfície, recomenda-se, após o fresamento, o torneamento e a furação, dar acabamento às peças com emprego da retificadora.
Fixou-se a peça na placa magnética e aproximou–se rebolo da superfície a ser usinada, movimentando o cabeçote manualmente, mas sem tocar a peça, conforme figura.

Figura 4: Peça fixada na basse magnética

[pic 6]

Fonte: Elaborado pelo autor

Durante a retificação do rebolo, deve-se ter o cuidado de manter o fluido de corte cobrindo sempre área de contato da peça com o rebolo.

Quando o rebolo entrar em funcionamento, aciona-se o movimento da mesa de modo que o rebolo entre em contato com a parte mais alta da superfície do bloco.

Deu-se a profundidade de corte e regulou-se o valor do avanço transversal da mesa por passada. Esse valor depende da largura do rebolo.

Figura 5: Peça sendo retificada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (455.9 Kb)   docx (343.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com