TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos de fabricação mecânica II

Por:   •  9/6/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  827 Palavras (4 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE – UNIVILLE

CAMPUS SÃO BENTO DO SUL

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA

PRENSAS

Tipos de prensas

FRANCIELE RAMALHO

MARCIO NENEVÊ

Processos de fabricação mecânica II

São Bento do Sul

2014

INTRODUÇÃO

         

           Define-se “prensas”, por máquinas que são utilizadas na conformação e corte de materiais diversos.

           A prensa foi a grande “estrela” da revolução industrial, já que graças à ela e outras máquinas usadas na indústria, a revolução foi possível.

TIPOS DE PRENSAS

         Basicamente, as prensas podem ser divididas em sete tipos, sendo estes:

  • Mecânica excêntrica de engate por chaveta ou acoplamento equivalente: as principais características desse tipo de prensa são a energia constante, curso limitado e função variável do martelo em função da altura de trabalho.As prensas Mecânicas Excêntricas de Engate por Chaveta , uma vez acionadas, possuem ciclo completo de trabalho, que consiste no movimento do martelo a partir de sua posição inicial, no ponto morto superior , até o ponto morto inferior , e retorno à posição inicial do ciclo, não sendo possível comandar a parada imediata do martelo após iniciado o seu movimento de descida.  Por ter um custo baixo e ser fácil de ser construída, esta é o tipo de prensa mais usada uno Brasil, utilizadas prncipalmente em estamparias.

  • Mecânicas excêntricas com freio ou embreagem: Assim como a prensa mecânica excêntrica de engate por chaveta ou acoplamento equivalente, as prensas mecânicas excêntricas com freio ou embreagem, também possuem energia constante, curso limitado e força variável no martelo em função da altura de trabalho. As Prensas Mecânicas Excêntricas com Freio/Embreagem também podem apresentar “repique” (repetição de golpe), devido à falhas na válvula ou no sistema de acoplamento como desgaste do freio, entre outros, ocasionando a descida involuntária do martelo, por uma ou mais vezes. Este tipo de prensa tende a substituir as prensas mecânicas excêntricas de engate por chaveta, por serem mais confiáveis. Geralmente são feitas de ferro fundido e todas as suas peças se movimentam para ser aplicado ao martelo. Devem receber proteção contra quedas de biela nas transmissões de força, através de chapas que impeçam possível entradas de mãos e dedos nos volantes, polias e engrenagens.

  • [pic 1]

[pic 2]Na imagem, pode-se perceber a zona de prensagem desprotegida (errado) e a zona de prensagem protegido (correto).

  • Prensas de fricção com acionamento por fuso: Nesta prensa, o martelo desce por meio de um parafuso (fuso) , que é acionado por volantes laterais que vão friccionar um volante locoalizado na parte horizontal central (ponto superior do fuso), realizando assim o movimento de sobe e desce do martelo. Nessa prensa é possível fazer com que o martelo pare durante seu movimento de descida, porém sem precisão.

[pic 3] prensa desprotegida.

  • Prensas servoacionadas: Nessas prensas não há a presença do volante de inércia, mas sim um acoplamento direto entre o motor principal de acionamento da prensa e atransmissão de movimento ao martelo. Associada a um comando CNC e à utilização de servomotores, deixam este tipo de prensa vantajosa. Permitem programar curvas de posição do martelo e  a velocidade do curso.

[pic 4]

Prensas hidráulicas: É um tipo de máquina-ferramenta, são capazes de atingir 2000 tolneladas de pressão. É a aplicação da lei de pascal. São bastante usadas  na formação de materiais compósitos na indústria de tijolos e do betão, permitindo a criação de formas complexas e o fabrico em linha de montagem. [pic 5]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (338.9 Kb)   docx (269 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com