TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Produção de resíduos solidos

Por:   •  14/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  2.035 Palavras (9 Páginas)  •  127 Visualizações

Página 1 de 9

1 INTRODUÇÃO

A produção de resíduos sólidos urbanos vem crescendo nas últimas décadas principalmente pelo aumento do consumo de produtos industrializados e pela proliferação dos “descartáveis” que fazem parte dos costumes ocidentais, que são responsáveis pela geração de imensas quantidades de resíduos, transformando-os em um dos maiores problemas da sociedade moderna (ABEQ, 2001).

Embora não existam dúvidas sobre a importância da atividade de limpeza urbana para o meio ambiente e para a saúde da sociedade, esta percepção não se tem traduzido em ações efetivas que possibilitem mudanças qualitativas na situação negativa em que se encontram o acondicionamento dos resíduos de forma geral, os sistemas de gerenciamento de resíduos sólidos urbanos em toda a América Latina, inclusive no Brasil.(OLIVEIRA E SANTOS, 2007).

Apesar desse reconhecimento, são escassos pesquisas e estudos desenvolvidos no Brasil e na América Latina sobre essa temática. Isso pelo fato de existirem poucos centros de pesquisas que tratam das questões dos resíduos sólidos municipais e, na maioria das vezes, os trabalhos não efetivarem, a não ser em raras ocasiões, os componentes saúde e meio ambiente. (FERREIRA E ANGELO, 2001).

O Presente trabalho realiza um estudo falando sobre as dificuldades apresentadas durante coleta e o armazenamento de resíduos sólidos. Perpassa por algumas reflexões sobre a problemática gerada pelo seu acúmulo na cidade e tenta sugerir a aplicação de projetos eficazes e de baixo custeio.

Diante das pesquisas realizadas, percebe-se que com o crescimento populacional e com o avanço global a quantidade de lixo produzido aumentou significativamente e com ele mais problemas surgiram devido à incapacidade de acondicioná-los.

De acordo a Foladori (2001), a relação da sociedade com a natureza consiste na utilização de recursos para satisfazer necessidades. O que vem mudando desde então com o avanço dos sistemas econômicos é a modificação das formas de uso dos recursos, a criação de novos produtos para serem consumidos pelas pessoas e mais ainda a criação das necessidades desses novos produtos.

Nota-se que a demora na coleta ou até a falta dela causam pequenos focos de doenças e mau cheiro no meio da cidade o que vem causando comprometimento ao meio ambiente e à saúde, assim como poluição do ar, dos recursos hídricos, principalmente do solo e deixando a população vulnerável a doenças.

1.1 Temas: Reformulação do sistema de coleta de lixo em Feira de Santana.

1.2 Problemática

A cidade de Feira de Santana sempre foi um grande atrativo populacional, (por ser uma cidade com caráter comercial), devido a isso houve um crescimento tanto populacional quanto o desenvolvimento comercial, aumentando principalmente a partir da década de 70, desencadeando o uso inadequado do solo e aumento dos resíduos sólidos, predispondo de um novo projeto para acondicionar esse resíduo. Mediante isto, questiona-se: O que è necessário para a implementação de um Plano Local Integrado eficaz e seguro para a destinação de resíduos sólidos produzidos em Feira de Santana-BA?

1.3 Hipótese

Diante da implementação de um Plano Local Integrado eficaz e seguro, podemos obter êxito em termos de segurança à saúde e ao meio ambiente. Apesar do seu custo, (impostos), é válido e benéfico, obtendo condições de reciclar materiais que levam anos para se degradar na natureza e destinar devidamente aqueles que não podem ser reaproveitados.

Um dos pontos negativos è a adesão e desinteresse por parte das autoridades devido ao alto custo, impostos exacerbados e a falta de um projeto efetivo.

1.4 Objetivos:

1.4.1 Objetivo Geral:

Buscar soluções viáveis para a coleta de lixo no município de Feira de Santana, baseando-se no método aplicado em Barcelona assim, contribuindo para uma melhor qualidade de vida da sociedade, diminuindo o impacto ambiental.

1.4.2 Objetivos Específicos:

• Implementar uma destinação adequada para o resíduo sólido em Feira de Santana;

• Analisar um método de coleta de lixo mais eficaz e seguro, em relação ao já existente;

• Diminuir o acúmulo de resíduos nas ruas;

• Reduzir o custo final da coleta de lixo.

1.5 Justificativa

A finalidade dessa pesquisa é conhecer de que forma ocorre o processo adequado de destinação de resíduos sólidos de uma forma segura e eficaz, sem prejuízos à saúde e ao meio ambiente. Pautado na Lei federal N° 12.305/2010, que dispõe sobre a responsabilidade de todos a respeito da destinação adequada do lixo produzido pela sociedade.

Esse tema foi selecionado pelo fato de chamar atenção no sistema implementado com sucesso em Barcelona na Espanha, onde foi divulgada a prática do projeto de destinação dos resíduos sólidos, que foi desenvolvido período antes das olimpíadas na década de 90 e que até hoje obtêm êxito, com efetivação e responsabilidade social, tanto por parte da sociedade quanto do governo. (LAZARETTI, 2012).

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A geração do lixo urbano é de natureza complexa quanto ao seu gerenciamento e de natureza crescente quanto a sua dimensão, devendo ser gerenciado pela administração de um município independente dessas características. Os serviços de limpeza pública então, sem contar com o devido acondicionamento do lixo, sem coleta regular e organizada, e sem um destino final que atenda aos mínimos parâmetros sanitários, representam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)   pdf (65.8 Kb)   docx (20.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com