TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prointer 2° Semestre

Artigo: Prointer 2° Semestre. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2014  •  4.414 Palavras (18 Páginas)  •  440 Visualizações

Página 1 de 18

UNIDERP – UNIVERSIDADE ANHANGUERA

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTANCIA

Curso Superior em Logística – 2ª Série

Disciplinas de Direito Empresarial; Tecnologias de Gestão e Responsabilidade Social e Meio Ambiente

Júlio Santos – RA: 8741132440

Edilene Araújo

Macaé – RJ

24 de Novembro de 2014.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO

Saneantes são substâncias ou preparações destinadas à higienização, desinfecção ou desinfestação de ambientes e superfícies e ao tratamento de água, incluindo inseticidas, raticidas, desinfetantes e detergentes, que devem ser formuladas com substâncias que não apresentem efeitos comprovadamente mutagênicos, teratogênicos ou carcinogênicos em mamíferos e são classificados de acordo com o grau de risco, a destinação/restrição e finalidade de uso. (BRASIL, 2004).

A indústria de saneantes domissaneantes ou produtos de limpeza, é uma das indústrias químicas mais importantes para o desenvolvimento

da civilização humana. Desde a descoberta do sabão, há mais de 2000 anos, esse produto foi sendo aprimorado com o passar dos séculos. Os sabões, que até 1940 dominavam o mercado e eram produzidos a partir da reação de uma gordura (vegetal ou animal) com álcali, foram substituídos por tensontivos sintéticos derivados do petróleo, os detergentes. A partir dessa época, essa indústria se desenvolveu cada vez mais. Hoje as gôndolas de supermercados estão cheias de produtos de limpeza, cada um com uma função especifica para cada tipo de sujeira, material ou superfície.(MARTINS, 2009).

A vigilância é realizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Sendo constituída por um dos campos de atuação do Sistema Único de Saúde (SUS), entendida por um conjunto de ações capaz de eliminar, diminuir ou prevenir riscos para a saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde, abrangendo: controle de bens de consumo que, direta ou indiretamente, se relacionem com a saúde, compreendidas todas as etapas e processos da produção ao consumo; e o controle da prestação de serviços que se relacionam direta ou indiretamente com a saúde. (XELEGATI, ROBAZZI, MARZIALE, 2006 apud SANTOS et al, 2011).

Portanto esse trabalho visa refletir sobre a implantação de um modelo organizacional de uma empresa de produção de materiais de limpeza para melhoria do seu processo de desempenho e

qualidade e diminuição dos riscos ambientais, de acidentes de trabalho e dos agravos à saúde.

O desenvolvimento desse desafio justifica-se pela necessidade de desenvolver competências e habilidades na área do Direito Comercial e Empresarial, aplicação de conceitos interdisciplinares nas áreas de Responsabilidade Social e Meio Ambiente, na aplicação de tecnologias de gestão nas indústrias de saneantes através de uma análise crítica frente à constituição empresarial, às questões éticas e legais de funcionamento empresarial, contribuindo com a fundamentação teórica dos desafios de gestão na contemporaneidade. Visa ainda desenvolver um modelo estratégico para regulamentar o funcionamento da indústria estudada para atender as exigências legais vigentes no País, primando por uma gestão organizacional competitiva e de qualidade, envolvendo todos os colaboradores através do uso das tecnologias de gestão mais apropriada a indústria em questão.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1. Mapeamento da formação do estabelecimento

A empresa em questão trata-se de uma indústria de domissaneantes (indústria de materiais de limpeza), que a partir de uma fiscalização realizada pela ANVISA – Agencia Nacional de Vigilância Sanitária, foi constatada uma série de irregularidades quanto ao funcionamento, constituição legal, quanto aos procedimentos realizados na produção, relacionados aos fluxos operacionais, riscos ambientais, falta de higiene, equipamentos de segurança: equipamentos de proteção

individual, estrutura física inadequada que podem proporcionar acidentes de trabalho e intoxicações devido ao descarte inadequado no meio ambiente.

O estabelecimento funciona de forma ilegal sem os devidos registros de empresas nos órgãos responsáveis, os funcionários e sócios não possuíam os documentos legalizados junto aos órgãos do ministério do trabalho e registro de empresas, além da falta de conhecimento dos riscos advindos da prática insegura, visto que os produtos comercializados podem gerar riscos à saúde das pessoas e ao meio ambiente.

A empresa denominada Limpox IML é uma indústria no ramo na produção e distribuição de materiais de limpeza, situado à Rua dos Freires, nº 4000 Bairro Serafim na Cidade de Caxias-Ma. Dirigida por três sócios atuando de maneira informal, contando com 10 funcionários sem registro no MTE – Ministério do Trabalho e Emprego.

2.2. Mapeamento dos principais problemas comportamentais individuais

Os funcionários do estabelecimento não possuem conhecimentos a respeito dos riscos ocupacionais do manuseio dos produtos químicos, utilizados na produção dos materiais de limpeza como detergentes, removedores, bem como da contaminação ambiental devido ao descarte inadequado dos tambores de matérias primas química (soda cáustica, ácidos etc). Os funcionários mantém ainda o hábito de alimentar-se no ambiente de trabalho, onde manuseava os produtos químicos, falta de higienização das mãos, uso de uniformes, aventais, bem como os equipamentos

de segurança.

Os surfactantes (detergentes e tensoativos) são os principais componentes da maior parte dos agentes de limpeza. A sua função é incrementar o efeito do agente de limpeza ao diminuir a tensão de superfície da água. Os detergentes são considerados responsáveis por um conjunto de problemas de pele entre trabalhadores em limpeza.

Além deles, são empregadas substâncias ácidas ou alcalinas que têm o poder de dissolver o cálcio e as gorduras, respectivamente, e funcionam na regulação do pH da solução resultante. Os compostos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.2 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com