TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prointer 2º Semestre

Trabalho Universitário: Prointer 2º Semestre. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2013  •  667 Palavras (3 Páginas)  •  518 Visualizações

Página 1 de 3

1. INTRODUÇÃO

A palavra Ética vem da Grécia antiga e quer dizer “jeito de ser” os primeiros estudiosos foram os filósofos ocidentais, refletindo sobre os problemas fundamentais da moral.

Neste contexto iremos estudar os pensamentos filosóficos de Aristóteles em sua obra Ética a Nicômaco, seus pensamentos sobre a ética, conduta, moral e virtude. Comparando o comportamento humano contemporâneo do Brasil, versus a o fundamento ético e seus valores no meio social, empresarial e profissional.

A ética trata o comportamento humano pelo seu valor moral, a natureza do bem e do justo, ou seja, do comportamento humano pelo seu valor moral.

Na ética filosófica, a reflexão é sobre os valores essenciais impregnados na sociedade, para a busca da moral e consciência, e o meio de como alcançar esses valores.

A moral é um conjunto de normas e comportamentos aceitos nas relações humanas, e a ética estuda a aceitação dos comportamentos como legítimos, válidos considerando os aspectos pessoais e culturais.

Resumindo a ética é o estudo do juízo e da conduta humana, que é passível do bem e do mau, em um ou mais indivíduos. Encontramos ética por toda parte, nas escolas, nos esportes, e é atualmente fundamental nas empresas.

A ética aristotélica considerava que as leis eram imutáveis em todos os sentidos, naturais, políticos, morais, estabelecendo o bem tanto para o individuo quanto para a sociedade. Porém agora perguntamos “como devemos agir para com os outros?“ uma questão difícil de responder tanto para a ética quanto para a moral.

Nas reflexões de Aristóteles a ética leva o indivíduo a felicidade em todos os sentidos da palavra. Mas não relacionadas ao prazer e nem a honrarias recebidas, mas sim numa vida repleta de posturas e comportamentos virtuosos. Pois interagindo com o meio social ele poderá aplicar e desenvolver seus valores éticos e morais humanos.

Aristóteles relacionava o exagero causador de conflito, podendo afetar o caráter do homem social. É nesse ponto que entra a virtude, que fica no meio de pontos extremos, doe um lado o bem e do outro os vícios ou defeitos de caráter.

Virtude é uma qualidade positiva, que faz o individuo fazer o bem a si e para os outros. É a medida certa dos extremos, não há o que tirar ou acrescentar.

A virtude está dentro das negociações de comportamento, nas decisões em algumas situações. O vício aparece na falta ou no excesso, como quando omitimos alguma informação, a fim de obter vantagens. Porém a virtude esta a nossa disposição para ser usada na prática de atos nobres ou vil.

No meio comum parece que os brasileiros esqueceram dos valores formadores, esquecendo de agir para fazer o bem de fato, buscando harmonia na para a felicidade, na liberdade e na justiça para o bem individual e p o meio comum.

Nas últimas décadas a sociedade brasileira, sofreu grandes alterações de comportamento dos cidadãos, nas crenças e nos valores culturais. Deixando perplexa a maior parte dos seus cidadãos; no entanto, esta perplexidade seria aceitável, se esta transformação não tivesse sido motivada. Porque de alguma forma permitiram que acontecesse. Hoje podemos dizer que vivemos numa imensa e profunda crise moral e ética.

Com escândalos na política,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com