TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prointer 2° Semestre

Casos: Prointer 2° Semestre. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/2/2014  •  9.806 Palavras (40 Páginas)  •  511 Visualizações

Página 1 de 40

Introdução

O senso comum propaga que nos dias em que vivemos não existem mais tantas pessoas crédulas pelos princípios ético-morais, pelas circunstâncias que levam os homens nas condições da sociedade contemporânea, a compreensão da conduta humana no contexto de um mundo em transformação é marcada pelo estreitamento das relações de mercado e pelo impacto da Revolução Tecnológica e da Era da Informação.

Na falta de conduta, é natural que cada organizacao construa suas próprias voltadas para os seus interesses. Ética e moral sao fenômenos sociológicos amplamente conhecidos. A razão disso, entre outras, se deve a fatores que demonstram o quanto os agentes sociais ficam expostos a ações sem idoneidade, ou de suspeição, ou mesmo de mecanismos sociais e econômicos que seduzem à corrupção. Isto vem demonstrando o quanto nossas instituições públicas e privadas, bem como empresas de variadas espécies, são colocadas diante do crivo da avaliação por membros externos e internos, no que remete à aceitação ou aos desvios das normas consideradas como padrões sociais de condutas morais e éticas. De fato, em contextos de competições aguçados pela falta de empregos, pela ganância do lucro imediato, pela questão do poder econômico, e pelas condições “sufocantes” da economia e da necessidade de negociar com agentes que nem sempre se pautam pelas exigências éticas, enfim, podemos dizer que em várias situações a consciência dos administradores pode ser sempre colocada à prova.

O assunto não tem deixado de fora o problema da ética e suas exigências pela boa conduta, e nem a difícil reconciliação destas exigências no mundo do mercado. Os conflitos se dão quando os administradores se vêem encurralados pelas necessidades do mercado e a conseqüência que certas decisões podem causar na vida de quem participa da organização empresarial, sejam por meio dos seus membros diretos como empregados, fornecedores, outras empresas que mantêm relações comerciais, empresários; ou indiretos, tais como clientes, e a sociedade beneficiada por determinado produto.

Hipótese

Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. A ética serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado. Neste sentido, a ética, embora não possa ser confundida com as leis, está relacionada com o sentimento de justiça social.

A ética é construída por uma sociedade com base nos valores históricos e culturais. Do ponto de vista da Filosofia, a Ética é uma ciência que estuda os valores e princípios morais de uma sociedade e seus grupos.

O assunto abordará a questão da ética e o profissional de logística dentro das diversidades e alteridade, visando que as diferenças podem e devem ser superadas.

Assim é esperado em uma organização tornando a tolerância e a sobrevivência de um grupo melhor dentro e fora das empresas.

OBJETIVO

Compreender a necessidade de uma consciência ética nos negócios

empresariais e seus reflexos na eticidade da família, da sociedade em geral e

do estado.

Propiciar aos acadêmicos e mestrandos a possibilidade de conhecer,

analisar, criticar e vivenciar estudos de casos, buscando soluções por meio dos

princípios e Códigos de Ética Empresarial.

JUSTIFICATIVA

As justificativas para a escolha do tema são de caráter científico (como a

ciência da ética precisa ser empregada para enfrentar os desafios do novo

século), técnico-profissionais (como a academia deve preparar os futuros

operadores do Direito e da Administração de Empresas tendo por meta a

sustentabilidade social) e quais os benefícios sociais que poderão advir dos

resultados da pesquisa proposta.

A escolha deste tema deu-se em razão das questões que envolvem a ética

serem imprescindíveis para se entender as políticas empregadas pelo setor

empresarial no Brasil e no mundo e os reflexos que poder advir para os

profissionais que estão nele envolvidos.

Um projeto de pesquisa sobre Ética Empresarial faz-se necessário, primeiro, porque a ética, como querem alguns, não é tema apenas para reflexão dos filósofos ou de um seleto e restrito grupo de pensadores, mas, sim, representa um desafio para todos os indivíduos, empresas e empresários. É imprescindível, nos dias atuais, ter uma consciência ética, principalmente nos negócios, nos lucros que as empresas obtêm como fruto da mão-de-obra de seus empregados, de seus técnicos, da tecnologia empregada. Portanto, o lucro não pode vir a qualquer preço, sob a forma de escravidão, de desigualdades, de valores destorcidos.

Também, é importante que a ética impere entre as companhias (quer públicas ou privadas), uma vez que as transações justas e coerentes produzem a paz social resultando numa sociedade sustentável.

História da ética

Na sociedade e cultura contemporânea, a questão da Ética voltou a ser central. Fala-se "do crescente interesse adquirido nos últimos anos pela Filosofia prática - Ética e Política -”. Fala-se que a Ética "assume o primeiro plano no debate filosófico e político do nosso tempo”. Fala-se da "necessidade cultural de Ética"; do "retorno à Ética"; das "tendências e ambigüidades de tal fenômeno". Fala-se, também, da "emergência da Ética"; "do renascimento da Ética"; "da urgência da reflexão ética"; "da atenção com a qual são considerados e discutidos os problemas éticos", que "envolvem a vida e a qualidade da vida das gerações presentes e futuras". Fala-se, ainda, da "necessidade de uma Ética mundial" e de "uma Ética ecumênica em vista da sobrevivência humana". Enfim,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (63.9 Kb)  
Continuar por mais 39 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com