TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROINTER 2 SEMESTRE 2014

Monografias: PROINTER 2 SEMESTRE 2014. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/5/2014  •  967 Palavras (4 Páginas)  •  696 Visualizações

Página 1 de 4

CONCEITOS TEÓRICOS

Qual a importância na organização da função financeira

A administração financeira é uma ferramenta ou técnica utilizada para controlar da forma mais eficaz possível, planejar e analisar investimentos e, de meios viáveis para a obtenção de recursos para financiar operações e atividades da empresa, visando sempre o desenvolvimento, evitando gastos desnecessários, desperdícios, observando os melhores caminhos para a condução financeira da empresa.

Tal área administrativa pode ser considerada como o sangue ou a gasolina da estrutura da empresa que possibilita o funcionamento de forma correta, sistêmica e sinérgica, passando vida para os outros setores, sendo preciso circular constantemente, possibilitando a realização das atividades necessárias, objetivando o lucro, maximização dos investimentos, mas acima de tudo, o controle eficaz da entrada e saída de recursos financeiros, podendo ser em forma de investimentos, empréstimos entre outros, mas sempre visionando a viabilidade dos negócios, que proporcionem não somente o crescimento, mas o desenvolvimento e estabilização. Administração financeira cuida de planejamento, analise de investimentos, política de crescimento, financiamento.

É por falta de planejamento e controle financeiro é que muitas empresas quebram no terceiro ano de sua existência, apresentando insuficiência e inexistência de suporte financeiro para sua organização, sendo indiscutivelmente necessárias de informações do Balanço Patrimonial, no qual se contabiliza estes dados na gestão financeira, se analisando detalhadamente para a tomada de decisão.

Como utilizar os conhecimentos (de contabilidade, de custos, de matemática financeira e estatística aplicada para melhor gestão financeira da empresa)?

A utilização da estatística, nas empresas privadas e públicas, gráficos e tabelas são apresentadas na exposição de resultados das empresas. Dados numéricos são usados para aprimorar e aumentar a produção. Com a velocidade da informação, a estatística passou a ser uma ferramenta essencial na produção e discernir ação do conhecimento. O grau de importância atribuído à estatística é que o mundo empresarial está cada dia mais concorrido, as empresas estão buscando novas ferramentas gerenciais e de controle para melhorar o funcionamento de suas atividades e a qualidade de seus produtos e serviços oferecidos. Dessa forma passam a utilizar a contabilidade de custo como peça essencial e fundamental para desenvolver, todas as técnicas de controle, principalmente sobre os custos.

O grande segredo da eficiência e da eficácia de uma empresa está ligado diretamente a analise do custo do produto ou do serviço prestado e a verificação do lucro que irá obter, aquela que utiliza a contabilidade de custo, terá mais chance de crescer e obter um sucesso nos negócios, além de obter informações úteis ao processo decisório.

Os custos são medidas monetárias dos sacrifícios despendidos para se atingir um objetivo, sendo assim a coleta destes é de suma importância para os processos de decisão e planejamento da empresa., bem como A Estatística nos dias de hoje é uma ferramenta indispensável para qualquer profissional que necessita analisar informações em suas tomadas de decisões diárias, seja no seu trabalho ou na sua vida pessoal. Atualmente, o ambiente que rodeia as decisões de carácter financeiro ou de gestão tendem a ser cada vez mais exigentes. Porém a utilização da estatística como suporte para a tomada de decisões.

Como realizar projeções financeiras para assegurar decisões estratégicas?

O planejamento financeiro, através de um conjunto de ações, controles e procedimentos, possibilita, entre outras coisas, montar um orçamento, acompanhar as contas, saber se há sobra ou falta de recursos, adotarmos providências para nivelar o orçamento, no caso de falta, fazer investimentos, no caso de sobra de recursos.

O conhecimento perfeito das disponibilidades ou faltas de recursos, permite o melhor gerenciamento, ou seja, buscar recursos ou fazer investimentos, adiar compromissos, antecipar projetos, montar um orçamento visando a solução de problemas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com