TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prointer ANHANGUERA

Casos: Prointer ANHANGUERA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/9/2014  •  4.449 Palavras (18 Páginas)  •  1.326 Visualizações

Página 1 de 18

Projeto Interdisciplinar Aplicado aos Cursos

Superiores de Tecnologia

(PROINTER)

Projeto I

2º Semestre

MANUAL DE ELABORAÇÃO DOS RELATÓRIOS: PARCIAL E FINAL

2013/2

I. Apresentação

Caro Acadêmico!

A presente disciplina tem por finalidade contextualizar todo o conhecimento que você assimilou durante o 2º semestre_2013_2, nas disciplinas estudadas, observando a importância deste conhecimento na sua vida profissional para a tomada de decisões enquanto Analista de Sistemas.

Desde os primeiros passos você começou a se familiarizar com os termos: Sistemas, Informação, Análise de Sistemas, Análise de Requisitos, definições da área de Desenvolvimento de Sistemas; das noções deste mercado; de aprender a desenvolver sua visão holística dos problemas em uma organização, passível de ser resolvido através da aplicação das técnicas e dos métodos pertinentes à Análise e Programação de Sistemas Computacionais, de compreender as tecnologias de informação e como estas podem ser empregadas no desenvolvimento desses sistemas. Compreendeu de forma clara e objetiva como é importante, em qualquer setor / ramo de atividade, a Análise e o Desenvolvimento de Sistemas.

Até esta etapa do curso, aprendeu a identificar as necessidades das organizações em relação ao acesso e a administração das informações para a tomada de decisão nos diversos níveis hierárquicos de uma organização. Desenvolveu habilidades para identificar e analisar problemas que podem ser resolvidos através das técnicas de análise e programação de sistemas baseados em computador. Entender o cliente e as suas necessidades e expectativas.

Muitos de vocês irão trabalhar em grandes, médias, pequenas ou micro empresas, não importa o porte, pois todas as competências e habilidades aprendidas durante este semestre, serão de suma importância para que execute um excelente trabalho.

Bom estudo! Boa prática!

II. Orientações:

Este trabalho será desenvolvido em duas etapas:

ETAPA 1.

a) Relatório Parcial.

Nesse PROINTER_I_2013/2 será apresentado o tema que você (e sua equipe)

desenvolverá nesta primeira etapa:

TEMA: elaborar um projeto básico, conceitual e lógico para identificar as necessidades de desenvolvimento e/ou evolução de um sistema de informação em uma organização real.

Este projeto deve contemplar o mapeamento situacional da organização estudada em relação aos processos existentes que são atendidos por sistemas de informação computacionais. A organização deve, de preferência, estar localizada na região geográfica do polo de apoio presencial onde os alunos integrantes da equipe estão matriculados, a ser definida pelos mesmos.

O projeto deve estar fundamentado nas técnicas de coleta de dados, análise de requisitos de sistema, na visão holística (sistêmica), nos conceitos de fluxo de dados e informações, de forma a demonstrar a viabilidade e a real necessidade da construção ou evolução de um sistema de informação dentro da organização estudada.

III. Das atividades Previstas

A seguir são apresentadas as atividades que você e/ou sua equipe deverá desenvolver nesta etapa 1.

Da constituição do grupo

 Em conformidade com as diretrizes do PROINTER – informadas via CEAD.

a) Os alunos deverão formar grupos de 01 (um) até 05 (cinco) acadêmicos. b) Desenvolver as etapas das atividades previstas.

c) Ao final, apresentar um Relatório dentro do modelo proposto, contendo:

i. Capa contendo o logo da instituição, título do trabalho, Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

ii. Equipe dos acadêmicos: nome completo dos acadêmicos e respectivos

RA.

iii. Nome do tutor Presencial

iv. Nome da disciplina: Projeto Interdisciplinar Aplicado aos Cursos

Superiores de Tecnologia I (PROINTER I). v. Polo presencial.

vi. Conteúdo do Relatório Final.

Análise Situacional

i. Descrever, de forma clara, a situação atual, incluir como subitem o histórico resumido da empresa. Se o projeto estiver sendo desenvolvido para gerar uma nova oportunidade de mercado/negócio, descrever a posição da concorrência em relação ao assunto. Se o projeto estiver sendo desenvolvido para solucionar um problema existente, apontar esse problema e explorar os riscos potenciais em se manter esta situação. Descrever o ambiente atual e as dificuldades desse ambiente.

ii. Identificar os principais sistemas de informação baseados em computador existentes dentro da organização, identificando suas principais características de base tecnológica bem como classificando- os conforme seu escopo de atuação dentro da organização.

iii. Desenvolver de forma clara e estruturada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.2 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com