TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROINTER ANHANGUERA

Monografias: PROINTER ANHANGUERA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/8/2014  •  3.126 Palavras (13 Páginas)  •  1.190 Visualizações

Página 1 de 13

FACULDADES ANHANGUERA

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA APLICADO A GESTÃO FINANCEIRA

Danilo Durante – RA 6952504609

Fernanda Cristina B. Lessa – RA 6947403696

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADA AOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA EM GESTÃO FINANCEIRA (PROINTER I)

PROFº WAGNER

POLO PRESENCIAL DE PIRITUBA

SÃO PAULO

2013

FACULDADES ANHANGUERA

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA APLICADO A GESTÃO FINANCEIRA

Danilo Durante – RA 6952504609

Fernanda Cristina B. Lessa – RA6947403696

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADA AOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA EM GESTÃO FINANCEIRA (PROINTER I)

PROFº WAGNER

POLO PRESENCIAL DE PIRITUBA

SÃO PAULO

2013

SUMÁRIO.

1. Introdução.............................................................................................................3

2. Apresentação.........................................................................................................4

3. Diagnóstico Empresarial......................................................................................5

4. Desenvolvimento...................................................................................................7

5. Considerações finais............................................................................................12

6. Referência Bibliografica.....................................................................................15

1. INTRODUÇÃO

Este trabalho teve inicio na preocupação do grupo de estudo em verificar como empresas e indústrias que a principio poluem e comprometem o meio ambiente podem e devem transformar seus modos de produção e gestão de forma a se tornarem menos agressiva à natureza. O trabalho prático também era desejo do grupo que identificou em conversa com o diretor da Conforto Cosméticos o potencial da empresa em se tornar objeto de estudo da presente pesquisa.

A proposta de sistema de gestão ambiental foi elaborada conforme abordagem de seus princípios gerais como gestão e administração, criação de planos de emergência, uso de recursos, emissões de poluentes, aspectos ambientais, tecnologia e química.

2. APRESENTAÇÃO

A Conforto Indústria e Comercio Ltda, é uma empresa paulista de pequeno porte, com sede no bairro da Lapa. A empresa atua no setor químico, mas precisamente em cosméticos para tratamento capilar. Seus produtos e atividades são: produção, embalagem e comercialização de escovas progressivas, shampoo, condicionador e finalizadores de tratamento capilar. A organização esta em seu 13º ano de atuação e em termos de estrutura de equipe conta com cerca de 25 funcionários, divididos entre os setores técnicos, comercial, administrativo-financeiro e comunicação.

O público alvo para a distribuição da produção são os salões de beleza e também alguns produtos encontram-se em perfumarias para uso domestico. A receita da empresa esta dividida em aproximadamente em 70% da produção vendida nos salões e 30% no uso domestico.

Por se tratar de uma indústria química, os resíduos provenientes do processo produtivo podem ser perigosos. Uma das etapas de maior perigo é a chegada da guanidina, quando o descarregamento é feito. Neste momento o maior risco é de falha humana.

A empresa não possui sistema de gestão ambiental documentado e não há funcionários destinados exclusivamente a essa área no quadro. As preocupações são no sentido de atender a legislação e preencher os pré-requisitos para a licença de funcionamento. As ações tomadas em relação ao meio ambiente são reativas, decorrentes de problemas e situações que ocorrem no dia-a-dia da empresa. As características de pequena empresa se refletem em um gestor que ocupa múltiplos cargos e que está motivado para a adoção de técnicas de gestão ambiental para diminuir, principalmente, atritos existentes com stakeholders.

3. DIAGNÓSTICO EMPRESARIAL

Antes de se iniciar um processo de planejamento ou implantação de gestão ambiental, é preciso diagnosticar a empresa em relação à sua conduta atual. Com esse diagnóstico se pode obter informações importantes a respeito das principais falhas, bem como pontos fortes, no tratamento da questão ambiental da empresa. Para isso foi desenvolvido um questionário e aplicado ao gestor da empresa. A primeira parte do questionário diz respeito ao diagnostico da conduta ambiental da firma e a segunda parte à estratégia adotada.

PERGUNTA RESPOSTA

A empresa possui medições de desempenho ambiental? Não

Possui uma política ambiental escrita? Não

A sua preocupação se limita à licença de operação Sim

Possui

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com