TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prointer Anhanguera

Monografias: Prointer Anhanguera. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2014  •  9.121 Palavras (37 Páginas)  •  868 Visualizações

Página 1 de 37

Projeto Interdisciplinar Aplicado

aos Cursos Superiores de

Tecnologia

(PROINTER III)

Relatório Parcial

De que forma as relações sindicais e suas negociações podem impactar positivamente os processos de recrutamento e seleção das organizações, e como as ações de saúde e segurança do trabalho podem contribuir neste contexto

7368572127 – Adenilda Rodrigues Barros

7707667313 – Paulo Lício Lima

7707667251 – Lázara Batista Ferreira

7701637602 – James Sandro de Sousa Silva

6944453608 – Marcelo Ximenes de Sousa

7530601711 – Matheus Amaral Nogueira

Cidade/Estado

2014

7368572127 – Adenilda Rodrigues Barros

7707667313 – Paulo Lício Lima

7707667251 – Lázara Batista Ferreira

7701637602 – James Sandro de Sousa Silva

6944453608 – Marcelo Ximenes de Sousa

7530601711 – Matheus Amaral Nogueira

Relatório Parcial

De que forma as relações sindicais e suas negociações podem impactar positivamente os processos de recrutamento e seleção das organizações, e como as ações de saúde e segurança do trabalho podem contribuir neste contexto

Relatório Parcial apresentado no Projeto Interdisciplinar III do Curso de Tecnologia em Recursos Humanos na Faculdade Anhanguera, sob a orientação da Tutora Débora Lima U. Ferreira.

Cidade/Estado

2014

I. Apresentação

Este estudo foi realizado na empresa Tribunal de Justiça do Estado de Goiás e teve como objetivo inicial analisar o processo de gestão de pessoas, recrutamento e seleção, saúde e segurança no trabalho e relações sindicais trabalhista. Observou-se que este estudo trouxe um amplo conhecimento a respeito destas áreas. Foram estudados os autores que apresentam um amplo esclarecimento sobre as teorias correspondentes e sobre os processos dentro da organização. Desta forma as ideias dos setores estudos definem de maneira ampla o tema abordado. A pesquisa foi aplicada em todas as áreas da organização, com uma entrevista padronizadas e estruturada, com questões abertas. Através da entrevista foram analisados dados coletados que resultaram em considerações e sugestões, que beneficiarão a organização para trabalho em médio prazo. O estudo apontou algumas falhas nos setores que necessitas de melhorias e aperfeiçoamento.

“Palavra chave do trabalho”: Planejamento, capacitação, motivação e produtividade, direitos sindicais e saúde e segurança no trabalho.

II. Descrição da situação pesquisada.

A importância do Recrutamento e Seleção

O departamento de Recursos Humanos é visto atualmente como fortalecedor da estratégia e performance organizacional, a fim de garantir mais qualidade, maior produtividade e maior comprometimento de seus colaboradores. Dessa forma é necessário que os profissionais de Recursos Humanos entendam que

“Habilidades Humanas estão relacionadas com o trabalho, com pessoas e referem-se à facilidade de relacionamento interpessoal e grupal. Envolvem a capacidade de comunicar, motivar, coordenar, liderar e resolver conflitos pessoais ou grupais” (Chiavenato, 2003).

Toda organização vive de seus resultados e seus resultados são gerados através de seus colaboradores, que precisam estar comprometidos com a organização e identificados com sua posição de trabalho. Sendo assim, evidencia-se a importância de um recrutamento e seleção eficaz e eficiente. A seleção por competência é a ferramenta mais adequada para identificar um colaborador produtivo e comprometido com a organização.

“Tanto a Gestão por Competência quanto a Seleção por Competência devem ser utilizadas de forma estratégica”.

“Não há como fazer Seleção ou Gestão por competências se antes a empresa não passar por um processo de “alinhamento” de visão e mapeamento das competências”. (Rogério Leme, Seleção por competência, 1a edição, RJ, Ed Qualitymark, 2007).

As técnicas para avaliação e seleção de candidatos são renovadas constantemente, e apesar da tecnologia vir ao encontro das necessidades coorporativas para uma seleção rápida e eficiente, constata-se, entretanto que “Nas áreas de staff os desafios também são grandes, pois os currículos são construídos para atrair os Selecionadores, porém nas entrevistas, provas de conhecimento específico da área o conteúdo fica a desejar”.

SWOT RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DA ORGANIZAÇÃO

Interna Externa

Pontos fortes criar pode ser implantado o banco de dados através de anúncios de jornais, anúncios em faculdades, criação de um site direcionado a solicitação de vagas e outros, isso contribuirá para que o banco de dados esteja sempre atualizado, sendo possível ter em stand bye candidatos dentro do perfil que se enquadre as necessidades da organização. Podendo também ser feito o recrutamento através de indicação dos gestores, de colaboradores, de currículos entregues na recepção da empresa. Melhorar Pode ser implantado através de um técnico (psicólogo) a aplicação de testes avaliativos de desempenho, aptidão, teste de psicotécnico, teste grafológico e outros, o qual contribuirá para uma melhor analise do candidato que irá ocupar a vaga, sendo locado na função que melhor se adapta. Logo estes dados servirão com histórico do colaborador dentro a organização fazendo com que no processo final seja contratado o melhor profissional, quem venha acrescentar um bom relacionamento interpessoal entre ele, a empresa e seus novos colegas de trabalho. Oportunidades

Pontos fracos Eliminar a contratação através de indicação sem avaliação técnica, sem uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 36 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com