TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prointer Parcial

Artigo: Prointer Parcial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/11/2014  •  952 Palavras (4 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 4

2.1 Definição de Gestão de Projetos

Gestão de Projetos

variáveis Gestão d e Projetos ou gerência de projetos, gerenciamento de projetos ou ainda administração de projetos é a área da administração aplicada de conhecimentos, habilidades e técnicas na elaboração de atividades relacionadas para atingir um conjunto de objetivos pré-definidos num certo espaço temporal, com um certo ônus e qualidade, através da mobilização de recursos técnicos e humanos.

Como uma disciplina, a gerência de projetos foi desenvolvida de diversos campos de aplicação diferentes, incluindo a construção civil, a engenharia mecânica, projetos militares, etc. Os anos 1950 marcam o começo da era moderna da gerência de projeto; anteriormente os projetos eram controlados basicamente utilizando-se técnicas informais e ferramentas como os gráficos de Gantt.

Simplificada e confinada a uma das doze áreas do conhecimento, a gerência de projetos pode ser aplicada como disciplina de manter os riscos de fracasso em um nível mínimo necessário durante o ciclo de vida do projeto, potenciando, ao mesmo tempo, às oportunidades de ocorrência de eventos favoráveis ao projeto. O risco de ameaças decorrente da ocorrência de ameaças, aumenta de acordo com a presença de incertezas do evento e da sua probabilidade de ocorrência, durante todos os estágios do projeto. A variação da probabilidade se ocorrência dos riscos (sob a forma de ameaças ou oportunidades) diminui, ao longo do ciclo de vida do projeto, aumentando o impacto da possível ocorrência do mesmo, na razão inversa, sem que seja, necessariamente, na mesma proporção. A relação entre essas duas, é designada, na gestão dos riscos do projeto, como valor esperado, e consiste numa medida de avaliação de avaliação da importância e influência do risco, para alcançar o objetivo do projeto em causa.

Alternativamente diz-se que o gerenciamento de projetos é a disciplina de definir e alcançar objetivos ao mesmo tempo em que se otimiza o uso de recursos (tempo, dinheiro, pessoas, espaço, etc ). Frequentemente é responsabilidade de um indivíduo intitulado gerente de projeto; mesmo raramente participa diretamente das atividades que produzem o resultado final, porém trabalha para manter o progresso e a interação mútua progressiva dos diversos participantes do empreendimento, de modo a reduzir o risco de fracasso do projeto, podendo arcar com qualquer ônus.

2.1.1 -Gerente de Projetos

Gerente de projetos tem como função gerenciar o progresso do empreendimento e através de variáveis (qualidade, custo, prazo e âmbito) verificar seus desvios, proporcionando que as falhas inerentes aos processos sejam minimizadas; tem que determinar e executar as necessidades do cliente, baseado nos seus próprios conhecimentos; pode imaginar o projeto inteiro do seu começo ao seu término, assegurando que esta visão seja realizada.

Para manter o controle sobre o projeto de início ao fim, um gerente de projetos utiliza várias técnicas, dentre as quais se destacam: 1. Planejamento de projeto; 2. Análise do valor agregado; 3. Gerenciamento de risco de projeto; 4. Cronograma; 5. Melhoria de processo.

2.1.2-Variáveis

Alguns empreendimentos necessitam ser executados e entregues sob determinadas variáveis ou restrições. O gerenciamento de projetos tenta adquirir controle sobre três variáveis: 1. Tempo ,2. Custo ,3. Escopo

Conhecido também como “triângulo da gerência de projeto” ou “triângulo de restrições” onde cada lado representa uma variável, ou seja, um lado não pode ser mudado sem impactar o outro.

2.1.3 -Tempo

O tempo requerido para terminar os componentes do projeto é normalmente alterado quando se pretende baixar o tempo para excução de cada tarefa que contribui diretamente à conclusão de cada componente.

2.1.4-Custo

O custo para desenvolver um projeto depende de diversas condições iniciais disponíveis para o desenvolvimento de cada projeto tais como: taxas labor, taxas materiais,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com