TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO EXPERIMENTAL DE VIABILIDADE PARA IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL

Por:   •  17/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.258 Palavras (6 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 6

ANHANGUERA EDUCACIONAL[pic 1]

UNIDERP

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AOS CURSOS DE TECNOLOGIA

PROINTER II

Relatório Parcial

SÃO PAULO

2016


SUMÁRIO

A - APRESENTAÇÃO        4

B – O AMBIENTE DE ESTUDO        6

C – A IMPLEMENTAÇÃO DO SGA        6

D – CONCLUSÕES PARCIAIS        7

D – REFERÊNCIAS        7


PROJETO EXPERIMENTAL DE VIABILIDADE PARA IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL (SGA)

RELATÓRIO PARCIAL

A - APRESENTAÇÃO

É fator comum afirmar que, a responsabilidade de gestão dos recursos ambientais, atualmente, é foco de preocupação de muitas organizações, principalmente das que se classificam como alto potencial de poluição e, por consequência, podem causar degradação ao meio ambiente.

[...] por razões econômicas, a legislação inicialmente protegia alguns bens ambientais. Porém, ao serem esgotados ou degradados os recursos não-renováveis, a sociedade passa a efetuar gastos com a geração de tecnologias, mecanismos e obras mitigadoras, para recuperar a qualidade do meio ambiente e para implementar novas formas de produção. Com isso, a legislação tornou-se mais restritiva ao uso dos bens ambientais, pois o meio ambiente é paradoxalmente agente e paciente do desenvolvimento econômico. Nesse conflito, entre economia e ecologia, quem mais perde é a natureza: o somatório dos impactos negativos sobre o meio ambiente é superior aos impactos aparentemente positivos, e gera passivos ambientais (MARINI, 2008, p. 3).

A evolução da tecnologia também é fator que contribui para o agravamento dessa degradação. No entanto, preocupar-se com a preservação e a gestão do meio ambiental estão avançando, ou seja, cada vez mais as empresas buscam cumprir seu papel no que diz respeito às leis que estão sendo implantadas e monitoradas, a fim de tornar- se exemplos de excelência na Gestão Ambiental.

Um sistema de gestão ambiental pode ser definido como um conjunto de procedimentos para gerir ou administrar uma organização, de forma a obter o melhor relacionamento com o meio ambiente. Consiste essencialmente no planejamento de suas atividades, visando à eliminação ou minimização dos impactos ao meio ambiente, por meio de ações preventivas ou medidas mitigadoras. (KRAEMER e TINOCO, 2004, p.121).

Os sistemas de gestão ambientais (SGA) originam-se de sistemas de qualidade, possibilitando a empresa organizar e controlar o impacto de suas atividades no ambiente. As diretrizes de um sistema como este, são estabelecidas mediante o comprometimento dos dirigentes da entidade em utilizar políticas
bem definidas e claras que direcionem as atividades da empresa para a questão ambiental.

A educação ambiental é de fundamental importância nas instituições educacionais, uma vez que os alunos podem adquirir uma consciência favorável à preservação ambiental, mas nota-se ainda uma grande falha quanto à prática, várias ações danosas continuam sendo executadas sem que esses mesmos educandos percebam a gravidade dessas ações, não se sentindo responsáveis pelo mundo em que vivem. No entanto, a atenção dada à questão ambiental,
como tema transversal no currículo do ensino fundamental é ainda incipiente (DOS ANJOS, 1996 apud SILVA, HÜLLER e BECKER, 2011, p. 13).

A responsabilidade ambiental é de suma importância para todas as nações e essa busca da preservação do meio ambiente depende de cada indivíduo e está diretamente ligada às ações individuais e coletivas. Faz-se salutar a
conscientização e participação de todos os setores, privado, público, terceiro
setor e de toda a população, assumindo o papel de preservação e
sustentabilidade.

Donaire p. 23 (1999) afirma:

A preocupação de muitas organizações com o problema da poluição tem feito com que elas reavaliem o processo produtivo, buscando a obtenção de tecnologias limpas e o reaproveitamento dos resíduos. Isso tem propiciado vultosas economias, que não teriam sido obtidas se elas não tivessem enfocado este problema.

O presente estudo visa discorrer sobre a possibilidade da implantação de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) na empresa Hangar 57 Lanchonete e Restaurante – ME, localizado à avenida Conselheiro Rodrigues Alves, nº 433,
Vila Mariana, São Paulo – SP, que possibilitará uma atuação adequada,
no concernente à legislação ambiental, objetivando uma melhor produtividade
e qualidade, com intervenções diretas nas atividades de rotina, visando a
preservação dos recursos disponíveis, com enfoque na redução de impactos ambientais.

B – O AMBIENTE DE ESTUDO

A implantação do SGA deverá acontecer a partir de etapas pré-determinadas, levando-se em conta leis federais, estaduais e municipais, resoluções do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) e Agência de Vigilância Sanitária (ANVISA), ou seja, agências regulamentadoras, bem como, Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e das referências e iniciativas científicas especializadas na temática.

Para essa implantação houve um estudo do funcionamento dos diversos setores da empresa e, a partir dessa análise, estabeleceram-se cinco etapas para o implemento do SGA, observando a ISO 14001, sendo esses:

  • Etapa 1: definição de uma política ambiental para a organização;
  • Etapa 2: planejamento do SGA;
  • Etapa 3: implementação do SGA;
  • Etapa 4: avaliação e ações corretivas do SGA;
  • Etapa 5: análise crítica do SGA.

C – A IMPLEMENTAÇÃO DO SGA

O Sistema de Gestão ambiental é um método utilizado pelas organizações para controlar suas atividades, no que se refere as questões ambientais. Consideram-se ações e recursos organizados que objetivam assegurar que os produtos e serviços dessas sejam ecologicamente adequados.

Para a implementação na empresa, objeto dessa pesquisa, será realizado o levantamento dos resíduos tanto líquidos, quanto sólidos, resultantes do processo de produção de alimentos, buscando redução de detritos, bem como, o tratamento e descarte adequado dos mesmos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (127.1 Kb)   docx (22.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com