TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Interdisciplinar de Cultura Empreendedora - ”PICEM”

Por:   •  27/10/2023  •  Trabalho acadêmico  •  2.888 Palavras (12 Páginas)  •  30 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1][pic 2]                                                                                                                                                                   

PROJETO LER, ESCREVER e EMPREENDER

Projeto Interdisciplinar de Cultura Empreendedora - ”PICEM”

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

2013.1

APRESENTAÇÃO

O Projeto Interdisciplinar de Cultura Empreendedora (PICEM), do Colegiado de  Engenharia de Produção  da Faculdade do Sul da Bahia (FASB), constitui-se num conjunto de esforços em que se procura aliar a teoria à prática das diferentes disciplinas, no intuito de compreender as bases sociais, políticas e econômicas da sociedade e os aspectos científicos e técnicos de indivíduos e organizações, com a observação e a vivência direta das implicações para o contexto de atuação do futuro engenheiro formado pela FASB.

Segundo Freire (1994), “A prática educativa é uma prática política, que coloca ao educador uma ruptura, uma opção, ou seja, você educa com vistas a um certo ideal. É o sonho de sociedade que você tem”. A Faculdade do Sul da Bahia tem por ideal formar profissionais comprometidos com a realidade local, visando, com isso, uma melhor qualidade de vida global, associando teoria e prática como formas de aprendizagem que se contêm e que constantemente se remetem uma à outra. Por isso, ao atuar neste projeto, o acadêmico estará ao mesmo tempo desenvolvendo sua capacidade de raciocínio abstrato e habilidades operacionais como a criatividade e a inovação contínua, a comunicação e o trabalho em equipe. Analisando e solucionando problemas, o acadêmico vai aprimorar seu espírito crítico, desenvolvendo sua visão sistemática dos problemas, sua capacidade de autogerenciamento e sua iniciativa.

A abordagem interdisciplinar forma um profissional consciente das constantes mudanças no seu próprio exercício profissional e das implicações éticas de suas ações nos aspectos sociais, científicos, tecnológicos e da formação da cidadania. “Cidadania não é transmitida e sim conquistada”. (SANTOS, 1997). Somente um esforço de aprendizagem que combine os diferentes olhares que cada disciplina lança sobre os indivíduos e as organizações, pode dar conta de preparar um profissional capaz de entender os processos de negociação, resolução de conflitos, inovação e a busca constante do aprender, do conviver e do ser na intermediação de relações entre diferentes aspectos de um objeto de estudo.

Apresentamos um desafio para nossos acadêmicos! E respaldados pelo corpo docente e coordenações, acreditamos que ao diagnosticar cenários que afetam pessoas e organizações; ao reconhecer os problemas e equacionar soluções; comecem a exercitar o pensamento estratégico, a tomada de decisão e a atuação inovadora em busca de uma sociedade mais consciente e propícia a mudanças significativas para o bem comum. Acreditamos ainda, que ao refletir e atuar criticamente sobre a esfera do indivíduo e das organizações, na vivência teórica e prática do curso, torne-se capaz de atuar em diferentes espaços sociais e de projetar mudanças, acessando e assimilando novas informações e tecnologias, garantindo assim a projeção de um profissional atuante, empreendedor e principalmente realizado.

1- Introdução

O Projeto Interdisciplinar de Cultura Empreendedora – PICEM- é gerado através de atividades que visam  construir um diálogo entre as diversas disciplinas que compõem um período de estudo, evitando que o aluno se limite à compreensão fragmentada de assuntos transmitidos de forma isolada e, ao mesmo tempo, garantindo que se torne capaz de analisar construtiva e conjuntamente os diferentes conteúdos de um semestre acadêmico. Originou-se da necessidade de um trabalho integrado, com visão empreendedora, que envolvesse o corpo docente e o corpo discente do Curso de Engenharia de Produção FASB.

A visão interdisciplinar desperta as habilidades profissionais, pois articula de maneira prática as disciplinas já cursadas pelo aluno, priorizando a observação, através de estudos de casos, simulações e pesquisas de campo, em conformidade temática com o período do curso que o aluno está freqüentando.

A FASB, assumindo o papel de orientadora, motivadora e conselheira de atitudes, num trabalho interdisciplinar, acredita ser possível fazer de seus alunos, profissionais capazes de aprender, pensar e realizar projetos com responsabilidade social, consciência ética, competência técnica e relacionamento intra e interpessoal.

2. Objetivos

  • Implantar e/ou ampliar no curso de Engenharia de Produção da FASB a cultura do trabalho interdisciplinar com visão empreendedora.
  • Alicerçar a nova aprendizagem embasada pelos quatro pilares da educação (UNESCO): aprender a aprender, aprender a ser, aprender a conviver, aprender a fazer.
  • Desenvolver habilidades de gestão, de acordo com a temática de cada período dos cursos.
  • Rever valores éticos e morais intra e interpessoais dos acadêmicos enquanto futuros engenheiros.
  • Promover o trabalho em equipe.
  • Promover o conhecimento das pessoas em sua singularidade e dos diferentes contextos organizacionais, através da pesquisa, da vivência direta, de entrevistas com pessoas e simulação de situações concretas.
  • Preparar cientificamente os acadêmicos para o trabalho final do curso, tanto na estrutura monográfica e conhecimento cultural específica de sua área, como no conhecimento de suas futuras atividades práticas como profissional.

3. Competências e Habilidades:

  • Trabalho em equipe
  • Hábito de leitura
  • Comunicação verbal e oratória (apresentação do trabalho)
  • Comunicação escrita (projeto de iniciação cientifica)
  • Criatividade (propostas de: contribuições científicas, novos produtos ou serviços).

  • Autonomia na aprendizagem
  • Habilidades técnicas
  • Resolução de Problemas
  • Dimensionamento do tempo
  • Desenvolvimento da auto-estima

4. Integração Horizontal das disciplinas

A integração horizontal das disciplinas se dá através de atividades conjuntas com os professores do período, visualizando o tema proposto pelos mesmos, conforme conteúdo e habilidades já desenvolvidas ou em desenvolvimento.

Cada período terá a disciplina geradora, onde através do professor “Orientador Interdisciplinar”, conduzirá de maneira integrada o trabalho(PICEM), através de encontros presenciais mensais e virtuais de professores (e-mails eletrônicos e/ou grupos de contato via internet – professores e acadêmicos  ou do líder de cada equipe do trabalho) para sanar as dificuldades encontradas ao longo do processo. Cada professor deverá sugerir maneiras de integrar sua disciplina ao PICEM, sugerindo inclusive bibliografia, palestras e outras atividades, na reunião presencial com o professor orientador, ou na internet.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.1 Kb)   pdf (242.3 Kb)   docx (288.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com