TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Multidisciplinar De Autoaprendizagem II

Artigos Científicos: Projeto Multidisciplinar De Autoaprendizagem II. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2013  •  4.376 Palavras (18 Páginas)  •  585 Visualizações

Página 1 de 18

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA

4° SEMESTRE

PROJETO MULTIDISCIPLINAR DE AUTOAPRENDIZAGEM II

RELATÓRIO PARCIAL

PROFESSOR TUTOR EAD TANIA CAPODIFOGLIO

PROFESSOR TUTOR PRESENCIAL LUIZ ALBERTO NUNES

POLO DE APOIO PRESENCIAL: SUMARÉ / FSU_ES2_A4_NR

OUTUBRO/2013

SUMÁRIO

1. CONTEXTO PESQUISADO.............................................................................................01

1.1 APRESENTAÇÃO DA EMPRESA.................................................................................02

2. ANÁLISE E ORGANIZAÇÃO DOS DADOS..................................................................04

2.1 QUADRO GERAL DA ORGANIZAÇÃO......................................................................05

2.2 QUESTIONÁRIO.............................................................................................................07

2.2.1 ADMINISTRAÇÃO DE MATERAIS..........................................................................07

2.2.2 OPERAÇÕES DE TERMINAIS E ARMAZÉNS........................................................09

2.2.3 TRANSPORTES, DISTRIBUIÇÃO E SEGUROS......................................................11

2.2.4 LOGÍSTICA INTERNACIONAL................................................................................13

2.2.5 QUALIDADE EM SISTEMAS LOGÍSTICA..............................................................15

3. RELATÓRIO DO DIAGNÓSTICO EMPRESARIAL.....................................................16

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS .....................................................................................17

1- CONTEXTO PESQUISADO

Para o PMA (Projeto Multidisciplinar de Autoaprendizagem II), iremos verificar alguns setores da empresa 3M do Brasil, localizada na Rodovia Anhanguera KM110 Sumaré SP. Iremos verificar o PCP (Planejamento Controle de Produção) de algumas áreas, iremos analisar o controle da produção e a ligação das manufaturas com o setor logístico. Como é chegado o material na fabrica de Sumaré e os procedimentos para o recebimento de matérias-primas, embalagens e importação, verificaremos a armazenagem e sistema de armazenagem ate a saída dos insumos para as manufaturas.

Abordaremos também todo o sistema de material importado ou importação, desde a saída do porto ate o recebimento e a armazenagem desse material, conheceremos os sistemas lotes e as condições de armazenagem das matérias primas e insumos.

Analisamos o setor de exportação, passando por logística Internacional, conhecendo sistemas e aplicações para exportações, fluxo e valores desse sistema Internacional logístico na 3M do Brasil. Passando também pelo Despacho do Mercado local, a onde chega a despachar cerca de 360 milhões de volumes com faturamento de 190 milhões por mês chegando a um dos maiores faturamentos da 3M Global. Nesse ponto iremos mostrar alguns gráficos de crescimento nos anos 50 e 60 e uma queda de um dos setores fabris devido as grandes concorrências no mercado no ano de 2012 e 2013 para esse ponto irá analisar os pontos críticos e pontos de falhas e encontrar soluções com bases reais e buscar em métodos e conhecimento técnico para a melhora e ganho de mercado e mostrarmos a importância do setor logístico, não apenas dentro da fabrica mas também para o ganho no mercado.

1.1 APRESENTAÇÃO DA EMPRESA

Para o PMA II (Projeto Multidisciplinar de Autoaprendizagem II) iremos entrevistar e utilizar dados da empresa 3M do Brasil LTD, para essa pesquisa foi feita uma entrevista com o Supervisor da área de Logística Silmar Cunha.

Fundada em 1902 nos EUA, começou sua expansão internacional na década de 40 e chegando no Brasil em 1946 na cidade de Campinas, onde foi instalada sua primeira unidade de fábrica.

Em 1954, a empresa transferiu para a cidade de Sumaré (SP), a onde começou a fabricar os primeiros produtos abrasivos da empresa: Lixas de papel. Logo começou as filiais de vendas em Recife, Fortaleza, Salvador, Brasília, Curitiba e em outras cidades.

Por ser uma indústria do ramo Químico e Petroquímico, logo a 3M do Brasil passou a fabricar e desenvolver produtos com adesivo como fitas adesivas, post it e fitas isolantes. Em 1977 foi apresentada ao mercado as fitas para fraldas Baby FIX, um produto desenvolvido 100% no Brasil.

Nos anos 70 e 80 a 3M expandiu os negócios nas áreas de farmácia radiologia e controle da energia.

Nos anos 80 a 3M introduziu o bloco de recados adesivos post-it criando uma nova categoria de produtos no mercado, e transformando a comunicação entre as pessoas e o comportamento das organizações desde então.

Nos anos 90, as vendas globais alcançaram a marca de R$ 15 bilhões. A 3M continuou a desenvolver uma grande quantidade de produtos inovadores, incluindo modificadores farmacêuticos de resposta imune; filme para aumentar o brilho de displays eletrônicos e circuitos flexíveis para impressoras de jato de tinta, telefones celulares entre outros dispositivos eletrônicos.

Em 2004, as vendas globais alcançaram pela 1° vez a marca de 20 bilhões com novos produtos que contribuem significativamente para o crescimento continuo da companhia. As inovações recentes incluem fita adesiva transparente Scotch, películas ópticas para televisões LCD e uma nova família de produtos de limpeza Scotch-Brite, que proporcionam aos consumidores o poder de limpeza ideal e inteligente.

Perfil Base 3M

• Vendas globais em US$ Bilhões

• Operações em mais de 65 países

• Venda de produtos 3M em quase 200 países

• 84,000 funcionários no mundo todo

A 3M do Brasil situa-se entre as principais subsidiarias da companhia e faz investimentos para fortalecer ainda mais no pais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.4 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com