TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de Ótica aplicada Espelho Infinito

Por:   •  22/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.245 Palavras (9 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

CURSO DE GRADUAÇÃO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

ERICK CHRISTIAN SONODA MIYOSHI

MATHEUS ALTOÉ BORGES

STÉFANO RODRIGUES MIRANDA

ÓTICA APLICADA

RELATÓRIO FINAL: ESPELHO INFINITO

VITÓRIA

2017

ERICK CHRISTIAN SONODA MIYOSHI

MATHEUS ALTOÉ BORGES

STÉFANO RODRIGUES MIRANDA

ÓTICA APLICADA

RELATÓRIO FINAL: ESPELHO INFINITO

Trabalho apresentado ao professor Edson Pereira Cardoso da disciplina Ótica Aplicada do curso de Engenharia de Produção da Universidade Federal do Espírito Santo, como avaliação parcial do semestre.

VITÓRIA

2017

SUMÁRIO

1 - INTRODUÇÃO........................................................................................................4

2 - OBJETIVO..............................................................................................................5

                   2.1 - JUSTIFICATIVA................................................................................5

3 - METODOLOGIA        .....................................................................................................6

                   3.1 - CRONOGRAMA................................................................................6

4 - A ORIGEM DO ESPELHO......................................................................................7

5 - ESPELHO PLANO E REFLEXÃO..........................................................................8

6 - DESCRIÇÃO TEÓRICA        ..........................................................................................9

7 - MATERIAL UTILIZADO        ........................................................................................11

8 - PROCEDIMENTOS DO EXPERIMENTO.............................................................12

9 - DIFICULDADES ENCONTRADAS.......................................................................14

10 - CONCLUSÃO....................................................................................................15

11 - REFERÊNCIAS        ..................................................................................................16

1 - INTRODUÇÃO

               No trabalho a seguir, vamos estudar os espelhos e quantidade de imagens que um conjunto de espelhos podem refletir. Esse fenômeno iremos observar através de um material que será montado e apresentado, material o qual fenômeno o qual a ótica chama de espelho infinito.

               O espelho é um material bem conhecido do nosso dia-a-dia, objeto que é capaz de refletir imagens totalmente, porém nem sempre teremos esse tipo de espelho. Por exemplo, quando temos uma superfície que reflete parte do que vemos e conseguimos ver do outro lado, temos um semi-espelho. O semi-espelho é encontrado nos insulfilms dos carros, objeto o qual iremos utilizar no nosso experimento, quando observamos do lado de fora ele nos permite ver muito pouco do lado de dentro e reflete a imagem do lado de fora para quem está dentro do carro.

               A ideia do experimento é montar um espelho infinito para a construção de várias imagens, utilizando um espelho e um semi-espelho, o que nos dará as imagens formadas.

 2 - OBJETIVO

               O projeto tem como objetivo o estudo dos princípios de funcionamento de um “espelho infinito”, explicitando suas características e finalizando com a apresentação de um protótipo.

2.1 - JUSTIFICATIVA

               Para entendermos o funcionamento de tal fenômeno que está presente em nossas vidas, mas nunca paramos para pensar nos seus princípios físicos e como é formado. O experimento tem por finalidade demonstrar as propriedades refletivas da associação de um espelho e um semi-espelho.

3 - METODOLOGIA

               Na primeira etapa do projeto consiste de um estudo teórico do tema, para que possamos entender o passo a passo do fenômeno físico. Após termos os conhecimentos teóricos necessários daremos início a construção do protótipo e por fim a apresentação para a turma.

3.1 - CRONOGRAMA

[pic 1]

               Todas as datas previstas foram respeitadas, exceto a elaboração do protótipo que foi terminado no começo do mês de dezembro, devido a dificuldade de compra de um elemento importante para a elaboração do experimento.

4 - A ORIGEM DO ESPELHO

               Os primeiros espelhos artificiais inicialmente eram pedaços de polidos de obsidiana, uma rocha de origem vulcânica que foram encontrados na Anatólia (agora Turquia), apesar de também na América terem sido encontrados instrumentos similares.

               Posteriormente, começou a se produzir espelhos de cobre polido na Mesopotâmia e Egito, enquanto na China foram produzidos em bronze por volta de 2.000 A.C.

               Já os espelhos de vidro e metal parece ter sido inventados em Sidon (atual Líbano), no século I, enquanto outros eram feitos com uma lâmina de vidro coberto com ouro sobre uma das suas faces surgidos em Roma por volta do ano 77.

               No século XVI se tornou muito popular, durante o Renascimento, alguns artesãos europeus aperfeiçoaram um método que consistia em cobrir uma das faces de um vidro com uma amálgama de mercúrio fina.

Existe também, um espelho feito já com um revestimento de prata que foi atribuída ao químico alemão Justus Von Liebig, em 1835.

               Os métodos utilizados atualmente na fabricação de espelhos não têm tido muitas variantes desde então e são essencialmente produzidos pela sobreposição de camadas finas de alumínio ou prata sobre o cristal de vidro, tendo o seu preço, é claro, diminuído significativamente, tornando-se assim mais baratos e de fácil acesso a qualquer pessoa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)   pdf (203.8 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com