TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As relações do projeto de produto com a cadeia de suprimrntos

Por:   •  30/3/2016  •  Resenha  •  726 Palavras (3 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 3

As relações do projeto de produto com a cadeia de suprimentos: um estudo de caso no setor eletrodoméstico

O artigo proposto reúne informações que são de grande importância para o setor produtivo, tanto na criação de novos produtos como na aprimoração de produtos já existentes. Podemos ver que as tecnologias não garantem mais a sobrevivências no mercado. Segundo (RUNGTUSANATHAM; FORZA, 2005) hoje em dia muito mais do que no passado os negócios necessitam de relações estratégicas com seus clientes e fornecedores, trazendo como propósito a criação de valor ao seu produto que esta em desenvolvimento e com o objetivo de manter ou melhorar a imagem da empresa para o mercado consumidor.

As empresas hoje vêm competindo em vários domínios isso acontece por conta da diminuição do ciclo de vida dos produtos, destacam-se competição entre produto, processo e cadeia de suprimentos. A cadeia de suprimentos se refere a transformação dos produtos, desde da criação ate a entrega ao consumidor final , focando principalmente no fluxo de material.o gerenciamento da cadeia de suprimentos se refere ao gerenciamento das relações entre as empresas mediante seus processos de negócios, para criar um sistema de valor , e por meio desse sistema é feita a busca para diminuir os desperdícios , e aumentar a eficácia dos processos de negocio com o objetivo de acionar valor para os clientes tornado a cadeia de suprimentos mais competitiva.

O processo do desenvolvimento de produtos como um processo de negocio na cadeia de suprimentos consiste em planejar executar e controlar as atividades  de forma sustentável e competitiva, pois assim o PDP se relaciona diretamente com clientes e fornecedores internos e externos a uma empresa por meio de suas atividades nos processos de negócios. É de grande importância o compartimento de informações conhecimento na criação de um sistema de valor com o objetivo de atender as diferentes necessidades ao longo do processo de desenvolvimento dos produtos.

Um ponto a ser abordado sendo ele de grande importância no estudo das relações entre a cadeia de suprimentos e o PDP são os da relação com os clientes e fornecedores.  Um aspecto comum entre os artigos e a necessidade de interações com os clientes no PDP para a execução de atividades de coleta de analise de necessidades dos clientes. O envolvimento do cliente ocorre por meio por de atividades de oportunidade, concepções do produto, testes, lançamento , compra , venda, uso, manutenção, transporte e descarte do produto. De acordo com ( Lusch 2007)  a abordagem utilizada para o processo de relacionamento com o cliente considera o cliente como um parceiro que interage com as empresas e participa do processo de coprodução de valor.

A vantagem do envolvimento do fornecedor no PDP em curto prazo geralmente associa a melhora na qualidade dos produtos, redução de custos da redução do tempo de desenvolvimento de produção, e redução do custo total de desenvolvimento. A modularizção dos produtos é uma estratégia que deve ser implementada como forma de envolver o fornecedor no processo de desenvolvimento  trazendo ao mesmo tempo a maior variedade de produtos gerando também uma serie de vantagens como o aumento da variação dos produtos redução de custos, economia de escala, aumento na velocidade de lançamento de novos produtos, redução do tempo de projeto, distribuição de atividades na cadeia de suprimentos melhoria no relacionamento com fornecedores, maior facilidade na manutenção e reparo e reciclagem, melhor controle da incerteza da demanda.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (50.7 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com