TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto integrador

Por:   •  7/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.902 Palavras (12 Páginas)  •  323 Visualizações

Página 1 de 12

Projeto Integrador - Carro Anfíbio- FlyCapybara

Pedro Melgaço1, Gabriel Lopes2, Leonardo Contri3e Lucas Simplicio4

1,2,3,4 IESB University Centre, Computer / Electrical Engineering Department, Campus Edson Machado, SGAS Quadra 613/614–Lotes 97 e 98, CEP: 70200-730, Brasília – DF, Brazil

Resumo

Eis o objetivo de produzir um veículo híbrido onde seja instruído ao ambiente aquático e terrestre, não se esquecendo da incumbência de recolher e transportar uma lata de alumínio. Logo esse trabalho comporta com as ideias selecionadas no decorrer do protótipo ao desfecho da proposta desenvolvida, tornando como base os resultados obtidos no decorrer do semestre com os erros, duvidas e escolhas de tal maneira que ocorre uma perplexidade com o funcionamento final do trabalho realizado.

Palavras-chaves: Veículo Híbrido, Transporte.

Abstract

This is the goal of producing a hybrid vehicle that is instructed to the aquatic environment and land, not forgetting the task of collecting and transporting an aluminum can. This work involves with the ideas selected during the prototype to the outcome of the proposal developed, making it as based on the results obtained with the mistakes, doubts and choices in such a way a surprise performance of work done.

Keywords: Vehicle-Hybrid, transportation,

Introdução

No decorrer do semestre deduzíamos que montar um carrinho anfíbio seria possível, porquanto no inicio do período seria irrealizável consumar tal tarefa de construir “um veiculo hibrido” que seja instruído a realizar o ofício de apanhar e transmover um objeto, porém, a parte difícil dessa realização consiste em selecionar as melhores ideias na forma prática sempre buscando a maneira mais simples de executa-la, manifesta-se que ao perpassar do trabalho será apresentada a medida mais adequada para ser adotada dentro das funções impostas.

Estado da arte

Após formular a questão têm-se a necessidade de integrar o que já foi realizado, tornando-se uma referencia bibliográfica e ajudando para possíveis ideias e soluções para os devidos problemas similares dentro do projeto proposto.

Onde é fundamental justificar a relevância da pesquisa que se pretende realizar, buscando a solução usada pela fonte de pesquisa.

Tipos de Locomoção Terrestre

Quando se trata de locomoção primeiramente tem se que adotar algumas soluções para os devidos problemas, como a tarefa na qual deve prosseguir, as restrições do terreno, onde o veiculo vai operar, as limitações dos atuadores. Além disso, é crucial que seja adotado dispositivos rotacionais, pernas ou outras estruturas.

Desta forma, para o deslocamento utiliza se o dispositivo rotacional, onde carece saber alguns tipos de configurações como:

-Configuração Ackerman- semelhante a um carro com quatro rodas, onde duas delas são responsáveis pela tração e a outra pela direção, mostrado na Figura 01[1].

-Configuração Triciclo- é menos estável comparando com a anterior, porém a mecânica dela é mais simples podendo funcionar com uma roda para tração e a outra para direção [1].

-Configuração Synchronous Drive- nessa estrutura é vital que cada roda tenha a eficácia de ser controlada e direcionada e não esquecendo de todo o sistema está sincronizado, sendo apresentado na Figura 02[1].

-Configuração Diferencial- sendo o mecanismo mais simples, pois apresenta motores independentes, além de direção e velocidades diferentes [1].

-Configuração Omnidirecional- nessa a principal função é a capacidade de se mover em qualquer posição com rapidez e elegância. [1]

Logo deduz que para nosso projeto o aspecto mais útil seria a configuração Diferencial Drive, devido ao seu simples funcionamento correlacionando com os projetos [2-9] vistos estarem usando essa configuração.

Figura 01:Sistema de Configuração Akerman

Figura 02: Sistema de Configuração Synchronous drive.

Tipos de Propulsão Aquática

Propulsão aquática é o procedimento para obter-se a geração de energia mecânica, onde possibilite o deslocamento do corpo no terreno aquático através da Força de Empuxo (ou o Principio de Arquimedes). Desse modo encontram-se três sistemas de propulsão:

-Propulsão humana (Remo)

-Vela

-Propulsão mecânica [10].

Conseguinte e observando os trabalhos anteriores [2- 9], percebe-se que o sistema adotado foi o mecânico pelo fato das outras duas opções não serem adequadas.

Materiais e Configurações para o Chassi

Após sabermos o objetivo que o nosso projeto deve fazer, pode se começar e analisar algumas condições para montagem do chassi como conceitos físicos de mecânica e hidrodinâmica. Logo após procurar materiais onde se tenha uma versatilidade e seja acessível tendo em vista que possa ocorrer algum problema, caso sucede, fique simples a manutenção deste.

E foi observado que os trabalhos anteriores [2-10] usaram madeira, acrílico, alumínio ou tubos e acessórios de PVC, mas tudo isso ainda é um caso a pensar, porém nosso primeiro chassi possivelmente vai ser de madeira pela simplicidade de trabalho, todavia nossa concepção final seria com tubos é acessório PVC, porque manuseando de maneira correta teríamos uma durabilidade e uma eficiência adequada comparando com a madeira, e o projeto final pode até ser de acrílico com a figura a seguir.

Figura 03: Chassi de Acrílico

Tipos de Motores e Rodas

Percebe-se que nos trabalhos anteriores [2-10] grande parte dos projetos usou motores DC e servo-motores, possivelmente pelo preço acessível e facilidade de trabalho, porém, como o torque do motor DC é baixo e sua elevada rotação não acarreta muita potência, utiliza-se caixas de redução conforme ilustrado na figura 04, cujo objetivo é diminuir a velocidade aumentando a potência desta, já os servos-motores seriam bem uteis para o sistema de recolher a lata.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.7 Kb)   pdf (70.4 Kb)   docx (22.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com