TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Proposta De Melhoria

Trabalho Escolar: Proposta De Melhoria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2014  •  1.418 Palavras (6 Páginas)  •  725 Visualizações

Página 1 de 6

PROPOSTA DE MELHORIA PARA A EMPRESA AMPERSUL

Daniela Hillesheim

Janaína Garcia

Laisla A. R. de Góes

Resumo

Na atualidade, as empresas precisam ser competitivas a todo o momento para que consigam sobreviver diante do mercado cada vez mais exigente e disputado. Neste cenário de exigências e disputas as empresas precisam estar munidas de ferramentas tecnológicas que garantam agilidade e a qualidade da informação. Neste artigo estudamos as deficiências da empresa em questão e as possibilidades de melhoria desde o início do processo até o produto final.

Palavras-chave: Indústria. Bateria Automotiva. Software. Hardware.

1 INTRODUÇÃO

A Ampersul é uma empresa fabricante de baterias, especializada em baterias automotivas, desde baterias para carros de passeio até caminhões e máquinas agrícolas. A empresa foi escolhida pelo fato de ser a única fábrica de baterias da região, por acreditarmos que esse é um universo desconhecido para muitas pessoas, e por ser interessante aprofundar o conhecimento nessa área.

Pode se dizer que a bateria é o “coração” de todo o sistema elétrico de um veículo, sendo um acumulador de energia, acumulando energia química, transformando-a em elétrica e fazendo toda a parte elétrica do veículo funcionar.

Para se ter uma boa produção de baterias dentro de uma empresa é preciso investir em máquinas, softwares, que são essenciais e viabilizam em muito no processo de produção destas, garantindo um bom desempenho para a empresa. A Ampersul, ao longo de sua trajetória, conforme foram surgindo necessidades de se adquirir novas tecnologias que facilitasse seu processo produtivo, foi buscando novos softwares que se adequassem a cada uma destas. Portanto, este artigo foi produzido no contexto de analisar toda a empresa, a fim de compreender tais necessidades e buscar propostas de melhorias e otimização no processo.

2. HISTÓRICO

A Indústria de Baterias Ampersul é uma fábrica de baterias automotivas que está situada na cidade de Pouso Redondo, mas que no período de 1992 à 2010 era confeccionado Chumbo e uma quantidade irrelevante de baterias e componentes. Em seu último ano de atividade, a empresa que até então chamava-se Pazzeto abriu falência e foi vendida para um grupo de sócios sendo um deles, o atual Sócio-Gerente Messias Rolim de Góes que veio do interior do Estado de São Paulo com uma vasta experiência adquirida em pequenas e grandes como Heliar e Cral. Hoje apesar de ainda estarem em desenvolvimento, já foi notoriamente ampliada e aos poucos está sendo automatizada; a produção praticamente dobrou ao longo desses três anos. Quando a Ampersul iniciou, praticamente não haviam softwares em uso, ao longo do tempo conforme foram surgindo necessidades foram buscando programas que se adequassem aos processos.

3. FUDAMENTAÇÃO TEÓRICA

3.1. Software

O software de computadores continua a ser a tecnologia única mais importante no cenário mundial. E é também um ótimo exemplo da lei das consequências não intencionais. Há cinquenta anos ninguém poderia prever que o software iria viabilizar a criação de novas tecnologias, a extensão de tecnologias existentes nas tecnologias mais antigas; que software se tornaria a força motriz por trás da revolução do computador pessoal; que produtos de pacotes de software seriam comprados pelos consumidores em lojas de bairro; que software evoluiria lentamente de produto para serviço, na medida que empresas de software “sob encomenda” oferecessem funcionalidade imediata(jus-in-time), via um navegador Web; que companhia da era industrial iria se tornar a maior e mais influente do que quase todas as companhias da era industrial; que uma vasta rede comandada por software, denominada internet, iria evoluir e modificar tudo: de pesquisa feita em bibliotecas a compras feitas pelos consumidores.

Ninguém poderia prever que o software seria incorporado em sistemas de todas as áreas: transportes, medicina, telecomunicações, militar, industrial, entretenimento, máquinas de escritório(..) a lista é quase infindável.

Segundo Barretto (2011, p. 35-36) “Tudo o que sai de um processo é um produto. Os principais componentes de um produto segundo a International

Organization for Standarization (ISO) são hardware, software, materiais processados e serviços. Serviços são, portanto, uma parte intangível de um produto que se consome à medida que é utilizado. Em economia, trata-se de produtos como bens e serviços, sendo que os bens são a parte tangível ”

4. ANÁLISE DE DADOS

Para a obtenção dos dados necessários, foi contado com o auxílio de Alécio, eletricista da empresa e do sócio-gerente da empresa, Messias Rolim de Góes, que nos orientou de toda a estrutura informática da empresa, mostrando toda a parte de hardwares e softwares que a empresa utiliza em seu trabalho. Com os dados obtidos, foi observado que a empresa possui ao todo, sete computadores configurados com o Windows 7 para e execução de suas tarefas, sendo três no setor administrativo, um para o cartão ponto, dois notebooks e um computador para a máquina de teste final de alta voltagem das baterias. Para cada computador, a empresa utiliza determinados tipos de softwares para cada ramo específico do processo de produção desta, sendo eles, o Programa de Cartão Ponto, usado para fazer as marcações de ponto dos funcionários, indicando a data e a hora de entrada e saída de cada um destes; o programa FsWays que é um programa para a emissão de nota fiscal eletrônica; o TeamViewer, que permite ter acesso remoto a outros computadores ou seja, poderá controlar qualquer computador à distância, como se o tivesse a sua frente, mesmo através de firewalls. Basta que seu parceiro inicie uma pequena aplicação,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com