TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Proteção do Meio Ambiente

Por:   •  30/7/2016  •  Resenha  •  915 Palavras (4 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 4

APRESENTAÇÃO DE MEDIDAS DE CONTROLE DA POLUIÇÃO INDUSTRIAL

        Podemos definir como poluição ambiental o efeito provocado na atmosfera por diferentes elementos sólidos, líquidos ou gasosos, provenientes, sobretudo, da atividade do homem. Levando o conceito anteriormente citado para o lado industrial, notamos que há certa familiaridade, mas desta vez olhando para o ambiente laboral, onde temos a relação de subordinação entre homens empresários e homens com o papel de produzir.

        Analisando o papel dos humanos inseridos nos seus ambientes laborais, especificamente na área industrial, apuramos que estes estão sujeitos a diversos tipos de doenças de origem respiratória, as chamadas doenças pulmonares de origem ocupacional. Matérias primas utilizadas em processos industriais podem gerar partículas sólidas e líquidas, bem como gases, tornando-se uma ameaça para a saúde dos trabalhadores e também para o meio ambiente. Foi a partir de danos irreparáveis de forma geral, e, finalmente, da compreensão por parte de todos, tudo isso somado à criação de normas e estudos acerca do tema, é que chegamos ao desenvolvimento de técnicas de ventilação industrial que ajudam na dispersão de contaminantes, diluição das concentrações de gases e vapores, além de promover o conforto térmico dentro do ambiente industrial.

        Visando à redução da geração de poluentes, neste ponto há de se colocar uma situação muito importante, que seria o estudo da planta industrial no sentido de avaliá-la adotando medidas anteriores à implantação do sistema de ventilação industrial, por exemplo, verificando se os equipamentos operam com sua capacidade nominal, se a limpeza do ambiente está sendo feita adequadamente, se a utilização do combustível no processo realmente tem menor potencial poluidor, entre outras. As medidas citadas que são previamente estudadas ante a implantação do sistema de ventilação industrial podem gerar economia para o empresário, tendo em vista se estas atenderem ao programa de redução da geração de poluentes.

        O papel da ventilação industrial dentro de um ambiente laboral é de fundamental importância no controle da poluição industrial, assim beneficiando de forma permanente a saúde do trabalhador em seu ambiente ocupacional, evitando o contato direto dos colaboradores ou diminuindo a concentração de substâncias perigosas de forma que a resultante após o processo não seja mais prejudicial ao organismo humano. Há ainda outra função especial da ventilação industrial, que é o reaproveitamento de resíduos, sendo o particulado aproveitado no processo de produção, sendo aproveitado como matéria prima ou refugos e serragem sendo utilizados como combustíveis em caldeiras de biomassa, por exemplo, gerando vapor aproveitado por máquinas térmicas.

        Para a adoção de um eficiente sistema de ventilação industrial é necessária, primeiramente, a interação de profissionais de engenharia das diversas especialidades, pois nota-se a influência de diversos fatores os quais devem ser levados em conta desde a fase do estudo do caso até a implantação propriamente dita do sistema. Para a fase inicial devem ser levadas em consideração as propriedades do contaminante, do gás carreador (geralmente o ar), aspectos econômicos e práticos, estado físico do poluente, grau de limpeza desejado, composição química, temperatura, viscosidade, combustividade, reatividade química e propriedades elétricas.

        A parte técnica da escolha de qual sistema de controle da poluição será instalado é importante, porém há de se pensar primeiramente em qual a necessidade do projeto. Se for preciso um equipamento para promover a purificação ou a redução do contaminante, ou até mesmo para apenas retirar o calor o ambiente, então esta necessidade poderá ser suprida através da ventilação geral, também conhecida por ventilação geral diluidora. Contudo, se há a necessidade da captação dos poluentes diretamente da fonte, o projeto deverá contemplar a ventilação do tipo exaustora, tornando-se mais complexo, porém mais eficiente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (58 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com