TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Práticas Empreendedoras da Universidade Veiga de Almeida

Por:   •  2/4/2022  •  Trabalho acadêmico  •  324 Palavras (2 Páginas)  •  1.149 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA

ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO

PÂMELLA DA SILVA ALVES BATISTA

2020

Introdução:

Esse texto vem servir à avaliação 2, da disciplina Práticas Empreendedoras da Universidade Veiga de Almeida.

QUESTÃO E RESPOSTA:

Questão:

Suponha que você seja empreendedor(a) de uma organização de pequeno porte, que vendia em uma loja física doces finos, mas que, devido à pandemia do Covid-19, teve queda no número de clientes. Você deverá propor um desfecho para essa situação, analisar e identificar os riscos dessa mudança e indicar as ações estratégicas para esses riscos. 

Resposta:

Primeiramente, teria que me adaptar ao delivery, com a praticidade do mesmo, meus clientes poderiam continuar comendo os doces sem sair de casa. Segundamente, se caso tivesse funcionário, tentaria ao máximo não o demitir pois ele não teria como se sustentar durante essa época já que está tudo fechado e não teria como arrumar um novo emprego. Terceiramente, se caso o sistema delivery funcionasse como o esperado, fecharia a loja física durante esse período e assim cortaria os gastos.

Com essa Covid-19, muitos empreendedores tiveram seus negócios afetados, alguns fecharam, outros acabaram falindo por ser um comércio local do bairro em que mora, alguns até mesmo tiveram sua saúde mental afetada, desenvolveram doenças como crise de ansiedade, ataques de pânico etc.

De acordo com o IBGE, 4 em cada 10 empresas tiveram impacto negativo durante a primeira quinzena de agosto, os ramos mais prejudicados foram o de construção e comércio.  Usualmente, o ramo alimentício foi o menos afetado, já que teve a facilidade de entrar para a área digital.

Uma pesquisa realizada pelo IBGE em julho, revela que desde o começo da pandemia 716.000 empresas fecharam as portas. Isso corresponde a mais da metade de 1,3 milhão de empresas que estavam com as atividades suspensas ou encerradas na primeira quinzena de julho, devido à crise sanitária.

Então assim concluímos que mesmo as empresas sendo afetadas, muitas conseguiram se firmar durante esse período.

https://valor.globo.com/brasil/noticia/2020/06/02/empreendedor-com-mais-idade-e-o-mais-afetado-na-pandemia-mostra-sebrae.ghtml

https://g1.globo.com/economia/noticia/2020/09/15/4-em-cada-10-empresas-ainda-tiveram-impacto-negativo-da-pandemia-na-1a-quinzena-de-agosto-diz-ibge.ghtml

https://g1.globo.com/especial-publicitario/vae/noticia/2020/08/31/como-o-coronavirus-muda-os-pequenos-negocios-veja-6-tendencias-pos-pandemia-no-brasil.ghtml

https://brasil.elpais.com/brasil/2020-07-19/716000-empresas-fecharam-as-portas-desde-o-inicio-da-pandemia-no-brasil-segundo-o-ibge.html#:~:text=Desde%20que%20a%20pandemia%20do,feira%20(16%2F07)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (64.2 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com