TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA CURSO SUPERIOR DE ADMINISTRAÇÃO

Por:   •  28/6/2022  •  Trabalho acadêmico  •  828 Palavras (4 Páginas)  •  91 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA

CURSO SUPERIOR DE ADMINISTRAÇÃO

 

AMANDA BEZERRA DA FONSECA

20191107474

PRÁTICAS EMPRESARIAIS III – AVA2

Laboratório de Gestão

Rio de Janeiro

2022

[pic 2]

AMANDA BEZERRA DA FONSECA

20191107474

PRÁTICAS EMPRESARIAIS III – AVA2

Laboratório de Gestão

Trabalho apresentado ao Curso Superior de Administração, da Universidade Veiga de Almeida – UVA, como único critério de avaliação individual para composição da nota na disciplina          virtualizada de Práticas Empresariais III.

Orientador: Artur Luiz Santana Moreira

           Rio de Janeiro

2022

Sumário

1-        Resumo do resultado obtido pela Empresa Alvo e os seus Concorrentes        4

2-        Identificação da Estratégia Genérica de Competição escolhida pela Empresa Alvo        4

3-        Diagnóstico sobre a adesão efetiva das decisões tomadas pela Empresa Alvo        5

4-        Análise sobre o portfólio escolhido pela Empresa Alvo        5

5-        Referências Bibliográficas        6

  1. Resumo do resultado obtido pela Empresa Alvo e os seus Concorrentes

Os dados apresentados no anexo 7 na DRE, a empresa alvo passa por um período de crescimento da receita bruta de vendas, no segundo semestre, em comparação com os seus concorrentes. Segundo dados comparativos, a empresa ficou em segundo posição com totais absolutos da receita bruta.

Cabe destacar, que a análise da competitividade e lucratividade das vendas a partir da margem bruta é satisfatória para o crescimento e com margem de melhoria para a empresa analisada, levando em consideração as 2 outras empresas que atingiram um resultado melhor na margem bruta. No período apresentado no anexo 7, a empresa atingiu a terceira posição em comparação aos concorrentes analisados, mostrando um resultado direto das vendas dos seus produtos. Este resultado indica a capacidade da empresa Alvo converter suas vendas em resultado líquido.  

Também, é importante analisar o Market Share da empresa para medir sua competitividade no seu setor de atuação frente às empresas concorrentes. Segundo dados levantados a empresa Alvo demonstra uma variação 10,51% a 12,50% de Market Share calculado com base nos valores da indústria, sendo a única empresa que tem um satisfatório no setor para todos os seus produtos comercializados.

Além disso, quando analisamos o desempenho financeiro da empresa Alvo e seus concorrentes percebemos que mesmo com o segundo melhor faturamento, atrás apenas da empresa 6. Os dados mostram que mesmo com um bom desempenho em vendas a empresa cai para a terceira posição, ficando atrás da empresa que teve menor faturamento.

  1. Identificação da Estratégia Genérica de Competição escolhida pela Empresa Alvo

            Segundo dados apresentados no anexo 6, na estratégia empresarial a empresa adotou a estratégia competitiva de diferenciação. É uma estratégia genérica que atua na percepção de valor do cliente sobre um produto da Empresa Alvo, logo, a empresa vai focar em criar produtos únicos, diferentes e exclusivos.

  1. Diagnóstico sobre a adesão efetiva das decisões tomadas pela Empresa Alvo

            Analisando os anexos 6 e 7, podemos observar que a empresa alvo mesmo adotando uma estratégia genérica de diferenciação não aplicou todos os meios necessários para a efetividade da estratégia, pois a empresa não fez investimentos necessários marketing, principais pilares da estratégia de competição por diferenciação para fomentar percepção de valor para os seus clientes. Ademais, apesar deste fato, a empresa alvo alcançou uma fatia considerável de mercado levando em consideração os seus concorrentes. Neste contexto, podemos perceber que as decisões tomadas de não investirem em marketing podem prejudicar a estratégia de diferenciação da empresa alvo. Entretanto, mesmo abrindo mão de ações que beneficiassem a estratégia a empresa conseguiu a um resultado efetivo apenas pela estratégia de diferenciação, possibilitando a empresa atingir a segunda posição no ranking geral das empresas analisadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (94.5 Kb)   docx (53.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com