TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia da Engenharia de Segurança do Trabalho

Por:   •  6/1/2018  •  Trabalho acadêmico  •  440 Palavras (2 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 2

Disciplina: Psicologia da Engenharia de Segurança do Trabalho

Identificação da tarefa: Tarefa 4.2. Segunda tarefa final da disciplina. Envio de arquivo.

Pontuação: 15 pontos de 40

TAREFA 4.2

Após a leitura do Caderno de Apoio, descreva, no mínimo em 30 linhas, sobre a necessidade de se preservar a saúde mental dos trabalhadores, um dos valores inerentes à própria dignidade humana.

Os transtornos psicológicos já são uma das maiores causas dos afastamentos trabalhistas no Brasil. Com o aumento da competitividade, as empresas têm exigido do cada vez mais do trabalhador, que são muitas vezes pressionados para produzir mais e exigir o mesmo dos seus subordinados, resultando em acúmulo de tarefas, cobranças excessivas, tensão nas relações e no ambiente laboral. Com isso, deixando de lado o aspecto humano do trabalhador. O trabalho é o local onde a maioria das pessoas passa a maior parte do seu dia, dependendo da atividade laboral para arcar com as necessidades básicas individuais e muitas vezes de toda uma família. Deste modo o ambiente de trabalho irá refletir diretamente sobre a personalidade e emoções do indivíduo. Demandas e pressões que podem ter um efeito prejudicial na sua qualidade de vida. As empresas que deixam de lado o aspecto humano do seu colaborador tendem a ser as mais prejudicadas com os afastamentos do trabalho. 

Para que se proporcione um ambiente de trabalho ideal para o desenvolvimento harmônico das atividades é necessário que existam metas palpáveis e acima de tudo colaboração entre os profissionais envolvidos, para tanto, métodos de integração organizacional como por exemplo, dinâmicas de grupo, coffee breaks entre outras atividades contribuem para a diminuição de tensões no ambiente de trabalho.

É importante que as organizações contem com profissionais que cuidem da saúde física e mental do trabalhador do seu corpo de funcionários. Esses profissionais através dos seus conhecimentos podem agir em diversas áreas que envolvam a saúde mental do colaborador, que vão desde o acompanhamento individual a palestras motivacionais e atividades voltadas à melhora do clima organizacional.

O papel da empresa é muito importante na construção de um ambiente de trabalho saudável, adotando ações com caráter preventivo e de intervenção que podem ser divulgadas dentro da empresa. Por exemplo, informar os colaboradores sobre atividades organizadas pela organização que possam trabalhar angústias e ansiedades percebidas (tensões pré-aposentadoria, planejamento familiar, entre outros), além de disponibilização de serviços de saúde que ofertem cuidados psicológicos ou até integrar ao quadro profissionais que cuidem da saúde física dos funcionários, visto que a atividade física contribui na saúde mental do trabalhador. Tais ações significam também um comprometimento da empresa com o funcionário, transmitindo a preocupação da empresa com o funcionário e assim o motivando para continuar a produzir com saúde.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (92.1 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com