TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia da Engenharia de Segurança do Trabalho

Por:   •  5/1/2017  •  Relatório de pesquisa  •  474 Palavras (2 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 2

Disciplina: Psicologia da Engenharia de Segurança do Trabalho

Identificação da tarefa: Tarefa 4.2. Segunda tarefa final da disciplina. Envio de arquivo.

Pontuação: 15 pontos de 40

TAREFA 4.2

Após a leitura do Caderno de Apoio, descreva, no mínimo em 30 linhas, sobre a necessidade de se preservar a saúde mental dos trabalhadores, um dos valores inerentes à própria dignidade humana.

        Nos dias de hoje observa-se uma grande pressão nos trabalhadores de todo o mundo, seja para atingir metas, trabalhar em turnos e realizar horas extras e principalmente a ameaça constante de que elas podem ser dispensadas a qualquer momento. Além do que se exigem qualificações muito além do esperado para as funções, fazendo com que os trabalhadores tenham que se manter sempre atualizados e estudando, quase não sobrando tempo para diversão, e hoje se sabe que um dos critérios para avaliar o funcionamento psíquico saudável é o equilíbrio entre diversão e trabalho.

        E como o homem passa a maior parte do tempo trabalhando, todas as relações fora dele deveriam ser importantes do ponto de vista afetivo, no entanto não é essa a realidade que é vista nas grandes corporações, pois as relações são imediatas, passageiras, competitivas, onde em cada alteração organizacional rompem-se os laços e olha-se para os colegas de trabalho como alguém não confiável.

        A visão em relação ao emprego não é mais de longo prazo como no século 20, as preocupações são crescentes e as experiências e capacidades adquiridas somente servem para aumentar as páginas dos currículos profissionais.

        A qualidade de vida do trabalhador é uma preocupação mundial, porém devido a constante busca por redução de custo das grandes corporações, políticas voltadas para melhorias na qualidade de vida foram freadas, principalmente em países de terceiro mundo, onde os direitos adquiridos ao longos dos anos estão mudando, doenças como LER e Dort restritas a certo nichos empresarias estão cada vez mais presente, pois há luta pela sobrevivência diária dos trabalhadores leva a grandes jornadas de trabalho com horas extras, e as condições do local onde se realiza o trabalho refletem diretamente na fisiologia do corpo.

        A velha máxima de: “Escolha um trabalho que você ama e você nunca terá que trabalhar um dia sequer na vida” está cada vez mais inalcançável na sociedade capitalista moderna, pois o trabalho não pode ser considerado uma negatividade da vida, e sim sua expressão, assim sendo, os problemas relacionados a deterioração das condições de trabalho são uma preocupação para todos que lidam Saúde Pública e políticas e soluções eficazes devem ser buscadas sem o pensamento recorrente de reduções de custos. Pois no fim das contas, são os trabalhadores que fazem as engrenagens do capitalismo rodarem.

        

        

        

        

        

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (59.4 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com