TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quais as consequências da aplicação do PCA numa organização

Por:   •  26/7/2016  •  Resenha  •  250 Palavras (1 Páginas)  •  309 Visualizações

  • Quais as consequências da aplicação do PCA numa organização?
  • A aplicação do equipamento de proteção individual (EPI) é suficiente para a implantação do PCA?

O controle da qualidade de vida e saúde dos trabalhadores é extremamente importante em uma organização. O Programa de Conservação Auditiva faz com que a companhia preserve a saúde dos ouvidos dos seus trabalhadores.

A aplicação deste programa tem geralmente consequências de alto impacto na empresa, caso bem aplicado e implementado. O empresário que decidir desenvolver este cuidado em sua empresa deve perceber que deverá dispor um bom capital para ações de melhorias e adequações de equipamentos. A empresa deve realizar a avaliação dos equipamentos ruidosos, e baseado nesta, desenvolver ações que previnam o dano ao trabalhador.

Em primeiro lugar a empresa deve realizar ações de engenharia, melhorando equipamentos, substituindo-os ou isolando-os para que reduzam a intensidade do ruído. Caso isto não seja possível, ainda poderá aplicar medidas administrativas onde proporcione descanso auditivo adequado conforme a norma.

Ainda sim, se as alternativas anteriores não forem suficientes ou possíveis, ainda tem a possibilidade da utilização de equipamentos de proteção individual, que dependendo da qualidade e da capacidade de redução consegue proporcionar uma boa proteção aos trabalhadores. Porém apenas a aplicação do EPI por muitas vezes não é suficiente para uma efetiva implantação do PCA, deve haver controle e monitoramento da saúde dos colaboradores, além de manutenções periódicas em maquinário para redução de ruídos e outras medidas já citadas anteriormente, assim o PCA torna-se uma efetiva ferramenta de prevenção.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com