TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quais as vantagens da fundição, comparativamente a outros processos de fabricação?

Por:   •  28/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  963 Palavras (4 Páginas)  •  508 Visualizações

Página 1 de 4

1. Quais as vantagens da fundição, comparativamente a outros processos de fabricação?

        R.: O processo de fundição é acessível, favorável à produção em maior escala, além de guardar uma boa relação custo benefício. É também um processo que está na base de outros processos, tendo em vista que a fundição é necessária para fabricação de ferramentas base de outros processos. Além disso, o processo é viável para aplicação na maioria das ligas metálicas industriais, e é o caminho mais curto entre a matéria-prima e o produto final, o que tem impacto positivo no custo final.

2. Quais os processos de fundição existentes?

R. Fundição em molde de areia; Fundição de precisão (cera perdida); Fundição de moldes permanentes por gravidade; Fundição sob pressão; Fundição centrífuga; Fundição contínua ou lingotamento contínuo; Fundição no estado semissólido – tixoconformação;

3. Como se classificam as fundições com relação ao mercado?

R. Fundição cativa: quando produz somente para a empresa. Exemplo: fundição da FIAT. Fundição de mercado: empresa especializada em fundição para terceiros. Exemplo: Fundições Magoteaux, fabricante de corpos moedores e revestimentos para moinhos. Fundição mista: uma fundição cativa que atende ao mercado, eventualmente.

4. Como se classificam as fundições com relação às ligas metálicas?

        R. Ferro fundido: cinzento, branco, maleável, nodular, ligado. Aço: carbono, baixa liga, alta liga. Não Ferrosas: ligas de cobre, de alumínio, outras.

5. Como se classificam as fundições em relação à forma de vazamento?

R. Gravidade. Pressão. Centrifugada

6. O que é uma fundição cativa?

        A fundição é cativa quando produz somente para a empresa

7. Quantos processos de moldagem existem?

        R. a) Moldes de areia verde. b) Moldes de areia estufada. c) Moldes de areia de macho. d) Moldes em barro. e) Moldes em casca (shell molding). f) Moldes aglomerados com cimento. g) Moldes aglomerados pelo processo silicato e CO2 , entre outros.

8. Por que o processo de moldagem em areia é o mais praticado?

        R. Por ser o mais acessível.

9. Quais características um molde deve ter?

        R. a) Resistência suficiente para resistir ao peso do metal. b) Resistência à ação erosiva do metal líquido em escoamento rápido durante o vazamento. c) O molde deve gerar uma quantidade mínima de gás quando cheio de metal líquido. Gases contaminam o metal e podem romper o molde. d) O molde deve permitir que quaisquer gases gerados durante o vazamento de metal possam passar pelo corpo do molde propriamente dito antes de penetrarem no metal. e) O molde deve ser refratário o suficiente para resistir às altas temperaturas do metal e soltar-se com facilidade da peça após resfriamento. f) O macho deve ser colapsível suficiente para permitir que a peça se contraia, após a solidificação.

10.Trace um esboço de um molde típico e indique suas partes principais.

        R.

11.Explique o que acontece com uma peça quando ela se solidifica e se resfria.

        R. Durante o resfriamento da peça entre a temperatura de fim de solidificação e a temperatura ambiente, ocorre uma contração volumétrica.

12.O que são ventilações?

        Findado o processo de compactação da tampa e do fundo, o modelo é retirado, os machos são colocados e o molde é ventilado para garantir a saída de gases que serão gerados na etapa de vazamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (40.4 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com