TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vantagens econômicas em tecnologia e inovações em processos para um microempresa

Por:   •  11/3/2017  •  Monografia  •  6.967 Palavras (28 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 28

1 - INTRODUÇÃO

Este trabalho de conclusão de curso em Administração teve como objetivo apresentar um projeto para o uso do sistema de BFT (Bomba Funcionando como Turbina) para a Fricorumbê – Frigorífico Corumbê Ltda., uma pequena fábrica de gelo situada na cidade de Paraty, na Costa verde do Estado do Rio de Janeiro, demonstrando as vantagens competitivas e econômicas para a empresa.

No caso específico, o insumo de maior peso para a fábrica na produção do gelo é o consumo de energia elétrica. A redução ou eliminação desse custo, sem grande dispêndio de recursos, além de representar uma enorme vantagem frente aos concorrentes da região, diminuirá ou até eliminará a dependência da empresa no uso da energia elétrica fornecida pela concessionária de energia local, a qual ainda apresenta significativos problemas no fornecimento, problemas estes que ocasionam perdas na produção e danos ao maquinário.

O trabalho aborda também a sua viabilidade e o tempo médio de retorno do investimento, além das concessões e possíveis desafios  na sua implantação.

Este artigo se baseia em estudos sobre o uso do BFT realizados por Viana (1987; 2006), além dos trabalhos realizados por Westin (2007), Ferreira (2007), Ottoni (1996; 2004) e Stano (2011) em relação a meio ambiente e concessões.

Para a demonstração da viabilidade do projeto foram utilizados como base estudos realizados por Gitman (1997; 2001), Brealey (1995), Ross (1995),Van Horne (1979) e Samanez (1995).

O trabalho está dividido em cinco capítulos. No capítulo 1 é feita a introdução propriamente dita e no segundo discorre-se sobre a teoria referenciada; já no capítulo 3 é abordada a situação atual da empresa, seu funcionamento, equipamentos o consumo de energia. Já no quarto capítulo é explicado o funcionamento de uma BFT, suas vantagens, as necessidades para a implementação do sistema de BFT para a empresa, tais como equipamentos e custos. É apresentada também a viabilidade do projeto, abordando  as possíveis modalidades de empréstimo e com base nela são demonstrados o valor presente líquido, o payback e a taxa interna de retorno que é comparada com outros tipos de investimentos. Ainda neste capítulo são explicadas as necessidades de concessões e possíveis desafios no projeto. O trabalho é concluído no quinto capítulo.

2 - REFERENCIAL TEÓRICO

2.1 - MEIO AMBIENTE

A sociedade atual é altamente dependente ao uso de recursos energéticos não renováveis, cujas reservas diminuem de forma sistemática à medida que aumentam as necessidades energéticas. Atualmente, segundo o Ministério de Minas e Energia (2003), a participação de fontes renováveis no mundo é de apenas 14% do total de energia consumida. O restante é obtido de combustíveis fósseis.

A grande dependência de recursos não renováveis cria uma situação frágil para a economia como um todo. É sempre aconselhável buscar novos modelos de desenvolvimento econômico com tendências à auto-sustentabilidade, prolongando a vida de recursos não renováveis e dando tempo para se desenvolver novas fontes de energia, sejam elas renováveis ou não. (EICK, 2010).

O desmatamento predatório nas margens dos rios influi diretamente nas cheias ocasionais, mesmo que o desmatamento em geral não provoque aumento ou redução das chuvas; o terreno coberto de vegetação retarda a chegada da água na calha do rio. Sem as árvores, a água chega mais rapidamente à calha do rio, acumulando-se e aumentando o pique de cheia. Outra consequência negativa do terreno sem vegetação é que a erosão e o carreamento de solos férteis são muito maiores que nos terrenos com vegetação (SUASSUNA, 1999).

Segundo Ferreira (2007) a hidroeletricidade produzida a partir de centrais de baixa queda é ainda um tipo de energia mais barata e menos agressiva ambientalmente do que outras como a energia nuclear, a do petróleo ou a do carvão.

Existem várias vantagens, em termos ambientais, das Micros Centrais Hidrelétricas, como a não formação de grandes reservatórios (evitando o alagamento de áreas produtivas ou de mata nativa), o impacto ocasionado pela instalação das estruturas, como canais, condutos e casa de força, além de ser extremamente localizado, dispensando, muitas vezes, o desmatamento. Quando este é necessário, ocorre em proporções reduzidas, podendo ser facilmente compensado pelo plantio de outras árvores em locais adjacentes. (MEDEIROS, 2004).

Uma Pequena Central Hidrelétrica normalmente opera a fio d’água, ou seja, são próximas à superfície da água e utilizam turbinas que aproveitam a velocidade do rio para gerar energia. Esse tipo de usina reduz as áreas de alagamentos e não formam reservatórios, dessa forma resulta em um menor impacto ambiental. (EICK, 2010).

2.2 - BACIA HIDROGRÁFICA

O Brasil possui uma das maiores redes hidrográficas aproveitáveis do mundo. Devido a este potencial hidroenergético natural, o país tem na energia hidráulica a sua principal fonte de geração elétrica. (WESTIN, 2007).

A bacia hidrográfica é drenada por um rio principal e seus afluentes nela existem disponibilidades hídricas próprias que são renováveis sazonalmente graças ao ciclo hidrológico. Abaixo do solo superficial da bacia encontra-se o lençol freático que é responsável pela manutenção da água do rio nos períodos de estiagem e chuvoso ao longo do ano, caracterizando assim a bacia hidro geológica do rio. Na bacia hidrográfica os fenômenos da natureza obedecem às leis de causa/efeito, sendo regida por atuações de ação e reação da  sua dinâmica natural. (OTTONI, 2004).

O ciclo hidrológico  da bacia é  caracterizado pelo percurso que a água realiza, em seus diversos estados físicos e ao longo do ano, nos seus ecossistemas formados pelas coberturas florísticas, atmosfera, superfície do solo e subsolo. No processo do ciclo hidrológico, a água bruta (chuvas) que chega na bacia natural florestada é modelada ou  processada dentro destes ecossistemas, trazendo como resultado as disponibilidades hídricas (água útil) do lençol aquífero e do rio. O ciclo da água na bacia será função do  seu regime de chuvas, e das características próprias dos ecossistema-atmosfera, coberturas florísticas, solo superficial e subsolo. (OTTONI, 2004).

2.3 - MANEJO HÍDRICO

O manejo hídrico em áreas degradadas da bacia principal se inicia por intervenções nas sub bacias localizadas nas regiões mais elevadas, cujo terreno apresenta maior inclinação, assim o escoamento superficial, em casos de chuva, apresenta maior energia, e portanto o fluxo da água precipitada sobre a bacia é mais concentrado. Para o manejo hídrico são realizados levantamentos da topografia, do regime de infiltração da água  do solo, o posicionamento do lençol freático, assim como dos sedimentos da calha do rio, e da qualidade da água. O termo manejo hídrico espacial justifica-se pois as intervenções são implantadas de forma espacial nos espaços físicos da bacia, de acordo com as características do relevo, infiltração, e da rede de drenagem. Procurando assim imitar os fenômenos que as florestas realizam em uma bacia natural, tendo em vista reduzir o escoamento superficial e aumentar a infiltração da água, por consequência da retenção das mesmas nas intervenções. (OTTONI, 2004).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (47 Kb)   pdf (296.6 Kb)   docx (34.8 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com